Perante o que descreve como a grave falta de segurança rodoviária e pedonal no eixo da Avenida das Forças Armadas — Avenida dos Estados Unidos da América, no centro de Lisboa, o vereador do partido Livre na Câmara Municipal de Lisboa (CML) propõe que sejam aplicadas medidas temporárias de acalmia de tráfego e redução das velocidades na zona. No espaço de 12 dias, um homem de 40 anos e um jovem estudante universitário de 21 anos foram atropelados mortalmente na zona referida.

Na proposta, cuja votação ainda carece de agendamento em reunião da CML, o Livre pretende dar prioridade “à instalação de radares de sinal vermelho e velocidade a instalar nas passagens de peões onde ocorreram estes atropelamentos mortais”, bem como estudar o quanto antes “uma proposta de reperfilamento para o Eixo da Avenida das Forças Armadas — Avenida Estados Unidos da América e assim criar uma nova tipologia de arruamento”, alcançada através de corredores multimodais de mobilidade e emergência, “pondo o peão no topo da hierarquia viária”.

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Na proposta apela-se à criação de uma “equipa multidisciplinar”, envolvendo especialistas da Proteção Civil, Polícia Municipal, PSP e diversas entidades locais associadas à mobilidade na capital.

O partido nota que os dois recentes sinistros fatais, que decorreram em Alvalade e Entrecampos, são mais dois a juntar-se aos que, ao longo dos anos, têm ocorrido nesta zona, onde diariamente circulam uma “média diária de 17.000 carros, dos quais mais de 1.000 excedem os 70 km/h, uma velocidade extremamente perigosa para os peões e ciclistas”.

Enquanto não é feito o tal “reperfilamento” da artéria, propõe-se que sejam aplicadas “medidas temporárias, mas de implementação imediata, de acalmia de tráfego visando o aumento da segurança rodoviária, a implementar nas primeiras 48h após um sinistro”. Poderão passar pelo “alargamento temporário de passeios e supressão de vias rodoviárias, o alargamento temporário dos encabeçamentos nos cruzamentos para diminuir as distâncias de atravessamento de passadeiras e passagens de peões e ajustar a temporização semafórica para aumentar o tempo de verde para peões e o tempo de varrimento dos cruzamentos perigosos”.

Outras medidas que poderão vir a ser estudadas são a transformação de “ruas de dois sentidos em sentido único” e o “encerramento de ruas para o tráfego não residente”.

Uma das bandeiras do partido na autarquia tem sido também a de reduzir os limites velocidade máxima de circulação em toda a cidade de forma a aumentar a segurança rodoviária e diminuir o risco de sinistros graves ou mortais. Propõe há vários anos, com objetivos de promoção da segurança, mas também da redução de emissões, reduzir em 10 km/h a velocidade máxima de circulação permitida para 30km/h nas vias de 3.º, 4.º e 5.º nível da rede viária, para 40km/h nas vias de 2.º nível e para 70km/h nas vias de 1.º nível.