‘Pedro del Hierro’ está a celebrar 50 anos em 2024 e, para assinalar a data, a marca, que é atualmente propriedade do grupo Tendam, preparou dois eventos. O desfile para a Mercedes-Benz Fashion Week Madrid, que ficou a cargo dos diretores criativos Nacho Aguayo e Alex Miralles, e uma retrospetiva que homenageia o fundador. Criada há cinco décadas pelo jovem designer Pedro del Hierro, que morreu em 2015, aos 66 anos, está hoje consolidada na indústria espanhola como marca de luxo.

Em entrevista à Vanitatis, Marie Castellvi, diretora-geral da marca, afirmou na abertura da exposição que o fundador da marca “foi um visionário”. “Pedro del Hierro é uma marca consolidada, conhecida por muitas pessoas em Espanha e fora das nossas fronteiras, mas nem todos aqueles que conhecem o nome conhecem realmente a sua história”, continuou, explicando que a exposição foi pensada para lhe prestar homenagem e permitir que as pessoas conheçam o seu passado. ‘Pedro del Hierro. Del maestro a la marca’ [‘Pedro Del Hierro. Do mestre à marca’] está aberta ao público no Museu Lázaro Galdiano, em Madrid, de 11 de setembro a 3 de novembro.

Já o desfile da marca para a Mercedes-Benz Fashion Week Madrid decorreu na quinta-feira, dia 12 de setembro, no Instituto do Património Cultural de Espanha, que pela primeira vez abriu portas para acolher um desfile de moda. A coleção recebeu o nome ‘La leyenda del tiempo’ [‘A lenda do tempo’] e foi inspirada da década de 1980. “Fomos aos arquivos de Pedro del Hierro e inspirámo-nos no primeiro desfile de moda masculina e feminina de 1987, aquele em que apresentou a coleção de 1988”, afirmou Aguayo à mesma publicação, destacando os “casacos mais compridos com ombreiras, looks casuais, peças em renda e blocos de cores”.

A coleção feminina tinha referências à alfaiataria masculina, sem esquecer os volumes, as lantejoulas e tecidos como popelina e tafetá. A coleção para homem contou com peças descontraídas e elegantes, com jogos de proporções e cruzamentos deslocados, além de transparências, veludos e efeitos metálicos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR