Um homem fugiu no domingo com uma das obras mais valiosas de Banksy debaixo do braço — Rapariga Com Balão — num assalto que foi registado pelas câmaras de vigilância da Grove Gallery, em Londres.
Banksy artwork ‘Girl with balloon’ STOLEN from London gallery pic.twitter.com/6Luis2gLwn
— The Sun (@TheSun) September 13, 2024
Se a rapariga na obra de Banksy estende a mão um balão, Larry Fraser, de 47 anos, e James Love, de 53 anos, bem tentaram preservar nas mãos o célebre quadro avaliado em 270 mil libras (quase 320 mil euros). Mas sem sucesso.
Nas câmaras de vigilância pode ver-se, por volta das 23h00, um homem a partir os vidros da porta da galeria londrina, depois correr para tirar da parede a obra do artista britânico e voltar a correr para fugir do edifício, mas desta vez já com o quadro.
Os dois suspeitos acabaram por ser detidos e nesta quinta-feira acusados do furto de uma das peças mais consagradas de Banksy que foi recuperada pela Polícia Metropolitana de Londres.
Rapariga Com Balão de Banksy, a única peça roubada da galeria pela dupla de ladrões, retrata uma jovem a estender a mão para um balão em forma de coração.
Compradora de quadro de Banksy que foi despedaçado não quer a devolução (pelo contrário)
Uma versão da pintura foi cortada por uma trituradora instalada dentro do quadro pelo próprio artista. A ideia de Banksy foi destruir a obra minutos após ser leiloada por um milhão e duzentos mil euros. Depois, irreparável, a peça foi renomeada pelo autor — Love Is In The Bin — e vendida por 20 milhões de euros.
Banksy's "Girl with Balloon" shreds itself after being sold for over £1M at the Sotheby's in London. Shortly after the artwork was purchased, the canvas featuring a girl reaching for a heart-shaped balloon spontaneously tore apart.
Banksy took to his Instagram and included a… pic.twitter.com/WXKMRd3m08
— Time Capsule Tales (@timecaptales) December 13, 2023
As obras de arte do artista britânico são alvo constante de roubos. Em agosto, uma peça foi roubada uma hora depois da sua revelação — o stencil de um lobo a uivar numa antena parabólica — e o mesmo sucedeu na região de Peckham, em dezembro.