Em atualização

Duas pessoas morreram esta segunda-feira nos incêndios de Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, disse à Lusa fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Pelo menos 20 pessoas, entre bombeiros e civis, ficaram feridos. No domingo, um bombeiro que combatia um incêndio na região de Oliveira de Azeméis morreu vítima de “doença súbita”. Totalizam-se, então, três vítimas mortais resultantes dos incêndios que deflagraram em Portugal nas últimas horas.

Ao início da noite, André Fernandes, comandante da Autoridade Nacional da Proteção Civil, deu conta de um total de 21 vítimas dos incêndios em Portugal. “Seis pessoas foram assistidas, registam-se nove feridos ligeiros e dois feridos graves, que são dois bombeiros que sofreram queimaduras graves no incêndio de Oliveira de Azeméis.”Tem havido bastantes confinamentos e evacuações preventivas” informou ainda o comandante da Proteção Civil. Em relação às vias cortadas, refere uma “situação pende para a normalização”.

Recorda que a “situação metereológica é propícia a que qualquer ignição ganhe uma grande dimensão” e faz um balanço de 25 habitações danificadas pelas chamas, a maioria no distrito de Aveiro. “Mas o número não está fechado, depois haverá essa contabilização”, acrescenta.

Segundo a ANEPC, em relação às vítimas mortais desta segunda-feira, uma pessoa ficou carbonizada no fogo de Sever do Vouga e outra sofreu um ataque cardíaco no incêndio de Albergaria-a-Velha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo esclareceu a a Guarda Nacional Republicana (GNR) em comunicado, foi encontrado cerca das 15h30 um corpo carbonizado na zona florestal do Sobreiro, no concelho de Albergaria-a-Velha.

“Pelos factos apurados até ao momento, trata-se de um cidadão de nacionalidade brasileira, de 28 anos de idade, funcionário de uma empresa que se dedica à exploração florestal. Este cidadão terá ido, juntamente com outros funcionários da empresa, recuperar alguma maquinaria que se encontrava na zona afetada pelo incêndio”, refere a GNR, adiantando que a Polícia Judiciária foi chamada ao local, e assume a investigação da ocorrência.

Nuvem de fumo de grande dimensão na zona de Aveiro visível nas imagens de satélite da NASA

O incêndio que deflagrou no domingo, às 14:52, na União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, em Oliveira de Azeméis, no distrito de Aveiro, era o que, às 17:40, concentrava mais meios no local, mobilizando 584 operacionais, apoiados por 198 veículos e seis meios aéreos.

Este incêndio já causou quatro feridos, entre os quais uma bombeira que inspira “mais cuidados”. Desses quatro feridos, três estão internados no hospital de Aveiro e um quarto foi transferido para os Hospitais da Universidade de Coimbra, informou a Proteção Civil.

Em Gondomar, seis bombeiros sofreram esta segunda-feira ferimentos ligeiros, tendo um sido transportado ao hospital, na sequência do incêndio que lavra em Jovim, em Gondomar, distrito do Porto, revelou em comunicado a autarquia.