Tanto pela importância histórica como pelo “significado simbólico e espiritual”, Manon Elise, CEO da Harvest Series, viu no Convento de Cristo, em Tomar, o local ideal para organizar o primeiro evento da agência de marketing experiencial e criativo, que cria experiências imersivas que convidam à mudança, em Portugal. É noturno, alia a música à meditação e vem celebrar o equinócio do outono.
Marcado para o próximo sábado, dia 21 de setembro, o Equinox Nocturne vem estrear-se enquanto primeiro evento da Harvest Series por cá — e primeiro também neste formato. Tendo como palco aquele monumento, Património Mundial da UNESCO desde 1983, promete ser um encontro que entrelaça o património cultural do país com paisagens míticas. Em Portugal há 18 meses, Manon revela ao Observador que, depois de visitar o Convento de Cristo, percebeu a importância de mostrá-lo ao mundo e de, com ele, colocar Portugal no mapa.
“Uma amiga convidou-me a ir a um concerto informal dela no Convento de Cristo. Foi tão poderoso e tão maravilhoso. Desatei imediatamente a chorar e achei toda a experiência muito bonita. E, a partir desse momento, apercebi-me de que era realmente importante trazer as pessoas a este monumento, para viverem este monumento, não apenas de uma forma normal, mas também com música”, recordou.
O Equinox Nocturne apresenta-se por isso como o primeiro evento da Harvest Series muito centrado na música e com duração de apenas um dia. Este evento propõe uma jornada ainda de meditação e conexões para os participantes numa altura em que o dia e a noite estão em equilíbrio e o outono dá os primeiros passos para chegar.
Sob o céu noturno, o Equinox Nocturne vai contar com uma mistura de música do mundo e com performances projetadas. Encarregues do programa musical estão a artista portuguesa, natural de Tomar, Kátia Leonardo, o músico espanhol multi-instrumentista Marc Planells e a banda portuguesa Bandua.
Entre as atividades estão ainda meditação guiada, exploração cultural do Convento de Cristo e discussões interativas. A noite será complementada pelos premiados vinhos alentejano “Howards Folly” e por petiscos de comida saudável. O Equinox Nocturne decorre das 17h00 às 22h00 e requer registo na página oficial.
Com sede em Bozbük, na Turquia, há sete anos que a Harvest Series tem como foco proporcionar uma plataforma para a transformação e crescimento pessoal, fomentando a introspeção, a auto-descoberta, a confiança, o bem-estar e as relações com os outros através de summits anuais e retiros transformacionais a nível mundial.
“A cimeira é um evento incrível que é uma mistura de oradores ao estilo TED em palco. Temos oradores muito conhecidos, como Esther Perel, Dr. Gabor Matë, Dave Asprey, Dr. Mark Hyman, Dr. Shefali. Eles falam e partilham ideias revolucionárias”, explicou Manon, a ex-advogada que largou a sua vida passada para se dedicar a este novo caminho.
“Também temos muitas práticas de bem-estar, como yoga, cura energética e trabalho de respiração. Jantares e celebrações comunitárias. Estamos a juntar pessoas para falar sobre ideias que podem realmente mudar o mundo e revolucionar o planeta em que vivemos”, acrescentou. Entre essas estão pessoas de 52 países diferentes que, apesar de serem “muito diversas”, procuram todas o mesmo: a transformação e a ligação com quem se sente da mesma forma.