894kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Governo mantém intenção de lançar passe ferroviário este ano, após agenda adiada por vaga de incêndios

A apresentação do passe de 20 euros estava prevista para o plano de mobilidade que seria revelado pelo ministro das Infraestruturas esta semana. Evento foi cancelado por causa dos fogos.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, na apresentação de novos financiamentos para os transportes públicos e inauguração da extensão da Linha Amarela (Santo Ovídio – Vila d’Este – Manuel Leão), Porto, 28 de junho de 2024. JOSÉ COELHO/LUSA
i

JOSÉ COELHO/LUSA

JOSÉ COELHO/LUSA

Era para ser um dos temas marcantes da semana da mobilidade. O Governo tinha reservado para estes dias a apresentação de um novo plano de mobilidade no qual está inserido o passe ferroviário, a medida anunciada por Luís Montenegro no discurso do Pontal, em agosto. Mas a situação de calamidade provocada pelos incêndios levou os membros do Executivo a cancelarem vários eventos.

Entre os pontos de agenda que caíram está a revelação dos detalhes sobre o novo passe ferroviário nacional de 20 euros. Fonte oficial do Ministério das Infraestruturas assegurou ao Observador que se mantém a intenção de que esta iniciativa seja lançada ainda este ano, sem avançar mais detalhes sobre a mesma.

Passe ferroviário a 20 euros em 12 perguntas. Uma “boa ideia” ou uma “medida mal pensada que pode destruir a qualidade do serviço?”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O ministro das Infraestruturas é um dos governantes na linha da frente da equipa governamental criada para lidar com a crise dos fogos, sobretudo por ter a pasta da Habitação. Miguel Pinto Luz tinha esta semana uma agenda recheada de eventos que começava na segunda-feira com uma visita às oficinas do Metro de Lisboa em Carnide, um evento no qual foram apresentadas as novas carruagens, seguido de uma visita às obras da futura estação da Estrela. Pinto Luz, acompanhado da secretária de Estado da Mobilidade, Cristina Pinto Dias, ainda cumpriu este primeiro dia.

Terça-feira estava prevista a sua presença no início da operação de navios elétricos da Transtejo entre Lisboa e Seixal. Este evento, que contaria também com a presença da ministra do Ambiente e Energia, Graça Carvalho, foi cancelado, não tendo neste momento data alternativa. Fonte oficial da Transtejo indicou ao Observador que o “início oficial da operação elétrica nesta ligação fluvial será oportunamente reagendado”, acrescentando que nesta fase de transição, os navios a diesel da atual frota serão utilizados, como alternativa e em caso de absoluta necessidade.

A Transtejo diz que os navios elétricos “já estão a navegar na ligação fluvial Seixal – Cais do Sodré com regularidade, transportando passageiros – embora ainda num contexto de viagens experimentais – desde meados do mês de julho, de acordo com os horários comerciais em vigor, registando-se uma boa recetividade por parte dos passageiros”.

Negociações do Orçamento em stand by por causa da vaga de incêndios

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.