Olá

831kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Transtejo

Ambiente

PCP questiona carregamento dos navios elétricos

O PCP questionou a ministra do Ambiente sobre navios elétricos da Transtejo que estão alegadamente a ser carregados com geradores a gasóleo numa doca em Cacilhas.
Transportes

Ligações do Transtejo interrompidas na quarta

"Por motivo de realização de plenário, convocado por organizações sindicais" diversas ligações da Transtejo Soflusa serão paralisadas na quarta-feira.
Transportes Marítimos

Transtejo Soflusa recebe dois navios elétricos

Os navios "Garça-Vermelha" e "Flamingo-Rosa", da frota 100% elétrica da Transtejo Soflusa, chegaram a Lisboa no fim de semana, e a entrega do quarto navio está prevista para o final de março.
Transtejo

Transtejo. Novos navios a operar até junho de 2024

Com o visto do Tribunal ao contrato de baterias elétricas, está em análise antecipar para a primeira metade de 2024 a operação de navios elétricos a começar pelo Seixal, revela o ministro do Ambiente.
Transtejo

Tribunal dá luz verde a baterias para navios 

Contrato foi entregue ao mesmo fornecedor com quem a Transtejo tinha feito um ajuste direto há meses. E que foi chumbado pelo Tribunal de Contas. Desta vez houve concurso. Preço subiu 500 mil euros.
Transtejo

Ligação Seixal-Sodré suspensa no fim de semana

Em causa está uma intervenção no pontão de embarque do terminal, anunciou a Transtejo. A oferta de transportes disponível no sábado e no domingo será feita pela ligação Cacilhas – Cais do Sodré.
Transtejo

Navios elétricos. Ex-ministro contraria gestora

O ex-ministro do Ambiente não tem memória de ter discutido proposta da Transtejo para avançar logo em 2019 com navios elétricos. Ex-presidente da Transtejo disse que a tutela quis então o gás natural.
Transtejo

Navios elétricos no Tejo só no 2º semestre de 2024

Transtejo prometeu introduzir navios elétricos na operação a partir do segundo semestre de 2024. Além dos dois navios e tripulação que se encontram atualmente em testes, haverá outros dois.
E o vencedor é...

Governo e as desculpas de mau..."fazedor"

Vamos a caminho da 3.ª década de absoluta estagnação, mas Costa e os seus ministros querem convencer-nos de que chegaram ao cargo ontem. A desculpa já nem é de mau pagador, é mesmo de mau "fazedor".
Transtejo

Transtejo. Opção do Governo por GNL atrasou navios

Transtejo propôs navios elétricos em 2019, mas tutela quis gás natural, que não foi opção adequada. Ex-gestora admite que renovação da frota poderia ter sido mais rápida, mas cabia ao Governo decidir.
Transtejo

Transtejo escolhe o mesmo fornecedor de baterias

Contrato por ajuste direto para as baterias dos navios elétricos foi chumbado pelo Tribunal de Contas. A mesma empresa ganhou agora o concurso público com uma proposta que custa mais 500 mil euros.
Transtejo

Que linda falua que nunca mais vem

A Transtejo está a perder tempo com burocracia, quando na prática o que precisa é de um electricista amigo que lhe faça uma puxada. Mais prático que um ajuste directo, só uma ligação directa.
Noticiário

7h. Renovação da frota da Transtejo está atrasada

Equipamentos já deviam estar a ser instalados nos cais da Transtejo, mas calendário teve de ser revisto. E, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa vai cortar nos apoios às federações desportivas.
Noticiário

22h. Transtejo. Estações para baterias só em 2024

O equipamento já devia estar a ser instalado, mas o processo está atrasado. As causas neste jornal. Ainda a goleada do SC Braga na Sérvia, que garante o play-off de acesso à Champions.
Transtejo

Navios elétricos. Carregadores só em 2024

Instalação das estações para carregar as baterias dos novos navios elétricos da travessia do Tejo derrapou para 2024. Transtejo diz que é "prematuro" avançar data para o início da operação comercial.
Transtejo

Sexta-feira sem ligação fluvial Lisboa-Barreiro

As ligações vão estar interrompidas entre as 12h55 e as 16h15 no sentido Barreiro-Terreiro do Paço e no sentido contrário das 13h25 às 16h40. Tudo por causa de um plenário de trabalhadores.
Transtejo

Plenário da Transtejo interrompe ligações fluviais

O plenário irá realizar-se entre as 14h30 e as 17h30 e está prevista a interrupção do serviço regular em diferentes períodos da tarde, consoante a ligação em causa.
Transportes Marítimos

Plenário interrompe ligações fluviais na quarta

Transtejo revela que, na tarde de quarta, está prevista a interrupção do serviço regular em diferentes períodos, consoante a ligação em causa. Trabalhadores reunidos entre as 14h30 e as 17h30.
O Bom, o Mau e o Vilão

PS, PSD e PGR têm de dar muitas explicações

Os utentes da Transtejo (que vão ter mais problemas), Luís Montenegro (que acha que o poder lhe cai no colo) e PS, PSD e PGR (que têm de responder a perguntas) são o Bom, o Mau e o Vilão.
Noticiário

23h. Benfica derrotado mantém "esperança"

Contas complicadas na Liga dos Campeões. Carrasco do FC Porto deixa Benfica a um passo de estar fora da Champions. Nova administração da Transtejo-Soflusa, sindicato garante que "política é a mesma".
Transportes

Transtejo. Nova presidente recrutada no Ambiente

Alexandra Carvalho vai assumir a presidência da Transtejo. Era até ao momento secretária-geral do Ministério do Ambiente. Administrador financeiro tinha estado até 2022 na Opart.
Transportes

BE: Costa tem "dupla personalidade" sobre inflação

Coordenadora do Bloco de Esquerda acusa António Costa de se posicionar de forma diferente dependendo se está a falar enquanto secretário-geral do PS ou como primeiro-ministro.
Transtejo

Transtejo. Frente Cívica denuncia processo à UE

Procuradoria Europeia recebe uma denúncia pelo processo de compra de navios sem baterias. Frente Cívica justifica ato com o facto de o negócio com a Transtejo envolver fundos europeus.
Transtejo

Transtejo. Plenário vai interromper ligações

A realização do plenário geral da Transtejo vai afetar algumas ligações fluviais. A reunião surge após a demissão dos administradores, encetada após a divulgação de um acórdão do Tribunal de Contas.
Transtejo

Transtejo. 1º navio elétrico chegou com danos

Primeiro navio elétrico comprado pela Transtejo, e o único com baterias garantidas, chegou a Lisboa com danos no casco sofridos na viagem. E vai ter de ser reparado antes de ser recebido pela empresa.
Transtejo

A ver navios

Estávamos na iminência de melhorar de facto a qualidade dos nossos transportes fluviais e, em mais um ato de gestão medíocre, vemos um serviço de pouca qualidade e de futuro duvidoso.
Transtejo

Chegou primeiro navio elétrico da Transtejo

O primeiro navio da frota elétrica da Transtejo, chamado "Cegonha-Branca", chegou ao Porto de Lisboa e na próxima semana iniciam-se as vistorias técnicas e depois a formação das tripulações.
Transtejo

Transtejo. Sindicatos apontam "causas políticas"

Coordenador de sindicato admite ser necessário "não culpar apenas a administração", mas também destacar as "responsabilidades políticas que têm de ser apuradas" na compra de navios sem baterias.
Transtejo

Transtejo. IL quer ouvir ministro e administração

Em causa está a polémica das embarcações elétricas compradas sem baterias e das críticas do Tribunal da Contas, que acusou a empresa de práticas ilegais e irracionais.
Fora do Baralho

Cheira tudo mal: Transtejo, selo justo e bancos

Os barcos sem baterias por ajuste direto. O selo de preço justo que não vai servir de nada. A crise bancária nos EUA, o alerta no Credit Suisse e a decisão do BCE. Ainda TAP e endogamia universitária
360º

A noite épica do Sporting e a bronca na Transtejo

Um golo do meio campo, uma vitória nos penáltis contra o líder da Premier League e a passagem do Sporting aos quartos da Liga Europa. Ainda a Transtejo, apoios à habitação e a entrevista a João Leão.
E o vencedor é...

A parte 2 da saga "Golpe das Pensões" já tem guião

Nova temporada chama-se "Nova fórmula de cálculo" e conta os truques de um Governo para cortar nas pensões. Administração da Transtejo só podia demitir-se. Talvez fosse bom ouvir Matos Fernandes.
Ainda Bem que Faz Essa Pergunta

Transtejo ou Tribunal de Contas. Quem tem razão?

O Tribunal de Contas chumbou a compra de barcos na Transtejo. A administração demitiu-se e explicou como é difícil fazer inovação na administração pública. Algo que dá que pensar.
O Bom, o Mau e o Vilão

Marcelo é tão inteligente que acha todos burros

Cláudia Azevedo (que criticou o governo), Duarte Cordeiro (que defendeu a Transtejo) e Marcelo Rebelo de Sousa (que confunde a História para ajudar Lula) são o Bom, o Mau e o Vilão.
A História do Dia

A Transtejo afunda milhões em navios sem baterias?

A empresa comprou 10 navios elétricos, mas 9 não têm bateria. O Tribunal de Contas arrasa o negócio e a direção da Transtejo demite-se. Ana Suspiro, jornalista, é a nossa convidada.
Transtejo

Frota nova da Transtejo volta a encalhar

Em quatro anos é o segundo concurso para renovar a frota da Transtejo a estar em risco. Compra de navios 100% elétricos que não existiam no mercado gerou dúvidas e uma carta a António Costa em 2020.
Transportes

Transtejo. Utentes pedem ação rápida do Governo

Comissão de utentes da margem sul pede intervenção do Governo para resolver os problemas da Transtejo/Soflusa. Porta-voz da comissão quer que utilizadores sejam "poupados a mais tempo de espera".
Transtejo

Transtejo. BE e PCP querem ouvir Duarte Cordeiro

A exoneração do conselho de administração da Transtejo/Soflusa levou ao PCP e ao BE a pedir audição não só aos administradores, mas também ao ministro do Ambiente e Ação Climática.
Transtejo

Transtejo. Ministro diz que TdC cria "transtorno"

Duarte Cordeiro reiterou que a decisão de comprar navios sem baterias foi a que se julgou ser "a melhor". Em causa está a compra de nove baterias, pelo valor de 15,5 milhões de euros.
Noticiário

17h. Transtejo justifica compra de baterias

Marina Ferreira afirma que só comprou equipamentos depois do projeto dos barcos elétricos porque não sabia, à altura, que baterias seriam necessárias. Ainda, Governo garante luta contra especulação.
Resposta Pronta

Transtejo: "Vamos contestar em Tribunal"

A presidente da Transtejo demite-se mas avisa que vai "continuar com o processo em tribunal". Marina Ferreira garante que "não foi uma decisão em cima do joelho e que o Estado não foi lesado".
Noticiário

16h. Transtejo. Governo aceita pedido de demissão

Neste jornal, ouvimos as explicações da presidente da Transtejo. Trabalhadores da empresa não estão surpreendidos com a demissão. E, Bispo do Porto afasta três sacerdotes suspeitos de abusos sexuais.
Noticiário

15h. Demite-se administração da Transtejo

Consequência do relatório do Tribunal de Contas sobre o porcesso de aquisição de barcos eléctricos pela empresa. Ainda, Governo decidiu alargar o limite dos créditos que vão beneficiar de bonificação.
Transtejo

Administração da Transtejo apresenta demissão

Gestão da Transtejo demite-se na sequência da recusa de recusa de visto à compra de baterias para navios e das "afirmações ofensivas" feitas pelo Tribunal de Contas. Apesar de achar que agiu bem.
E o vencedor é...

Um PM em "muy buena forma" e a ofuscar problemas

Costa foi a Espanha receber elogios de Sánchez. Idas do primeiro-ministro ao estrangeiro são para ofuscar problemas de dentro. Houve vontade deliberada da Transtejo para enganar o Tribunal de Contas.
Noticiário

9h. Credit Suisse. Bolsa de Zurique abriu em alta

A bolsa de Zurique abriu esta manhã com boas notícias para o banco suíço. As ações cresceram 32 por cento. Também neste jornal, os "nove navios inúteis" comprados pela Transtejo.
Transtejo

Transtejo comprou navios sem baterias

Os juízes que assinam o acórdão argumentam que comprar um navio elétrico sem as baterias "é como comprar um automóvel sem motor, uma moto sem rodas ou uma bicicleta sem pedais".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Verão 2024.  
Assine um ano por 79,20€ 44€
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Este verão, mergulhe no jornalismo independente com uma oferta especial Assine um ano por 79,20€ 44€
Ver ofertas Oferta limitada