Em atualização
Um homem foi detido na sequência de uma explosão, esta quarta-feira, num tribunal em Santa Maria, na Califórnia, avançou o The Guardian. Duas pessoas ficaram feridas, mas não correm perigo de vida, segundo informações divulgadas no X.
Time of call is 8:48. We have two reports of non- life threatening injuries. One person of interest detained immediately. Scene remains active. Please continue to avoid the area. https://t.co/AQoU7cIH6x
— PIO Raquel Zick (@SBSOPIO) September 25, 2024
A explosão terá sido provocada “por um engenho explosivo improvisado intencionalmente”, segundo uma porta-voz da polícia do condado de Santa Barbara. O tribunal foi encerrado temporariamente, tal como os edifícios em redor.
Segundo o jornal local Noozhawk, um suspeito atirou um saco para uma sala de audiências, tendo o conteúdo do mesmo acabado por explodir. De acordo com a mesma publicação, o suspeito está sob custódia policial. Outro meio de comunicação local, o CalCoastNews, avançou que o homem abriu a porta do tribunal e começou a gritar que a FDA (Food and Drug Administration) estava a envenenar 900 mil pessoas todos os anos, antes de atirar o suposto explosivo para a sala de audiências.
Esta notícia surge numa altura em que ameaças violentas contra juízes nos EUA continuam a aumentar. O Centro Nacional de Tribunais Estaduais informou que juízes federais, promotores e funcionários judiciais enfrentaram mais de 4.500 ameaças em 2021, um aumento de 400% face a 2015. A explosão em Santa Bárbara surge na sequência de uma ameaça violenta contra seis dos nove juízes do Supremo Tribunal dos EUA, que já levou a uma detenção.
Na passada sexta-feira, Panos Anastasiou, de 76 anos, foi acusado a nível federal de ter alegadamente enviado mais de 465 mensagens, incluindo ameaças de morte e tortura, assim como de linguagem racista e homofóbica, ao Supremo Tribunal, de acordo com o Departamento de Justiça. No dia anterior, um juiz do Kentucky foi morto a tiro no tribunal e o chefe da polícia local foi acusado do crime.