Siga aqui o liveblog sobre o conflito no Médio Oriente
Israel terá avisado Washington de que está a planear uma “operação terrestre limitada” no Líbano, segundo avançou uma fonte sénior dos EUA ao jornal Washington Post. Já de acordo com a CBS News, a operação poderá começar “dentro de algumas horas”.
De acordo com esta informação, a alegada operação poderá estar iminente. Esta campanha no sul do Líbano deverá ser mais pequena do que a última guerra contra o Hezbollah, em 2006. Nessa altura, Israel realizou uma operação que durou 34 dias.
Segundo esta fonte norte-americana, os israelitas estão interessados em fazer “raids limitados” em algumas aldeias perto da fronteira, com o intuito de garantir que o Hezbollah não consegue manter a sua capacidade para atacar as comunidades de Israel que estão mais perto de território libanês. De acordo com estas informações, a intervenção será mais reduzida do que era inicialmente antecipado.
Esta segunda-feira, Yoav Gallant, o ministro da Defesa de Israel, avança que a próxima fase da guerra contra o Hezbollah “começará em breve”, cita a imprensa israelita. As declarações foram feitas durante um encontro com autarcas das comunidades da fronteira no norte.
“Vai ser um fator significativo na mudança da situação de segurança e vai permitir-nos cumprir a nossa importante missão de permitir o regresso dos residentes às suas casas”, declarou o ministro.