829kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Líbano

Conflito Israelo-palestiniano

UE apela moderação na fronteira Israel-Líbano

Em conversa com o chefe da diplomacia do Irão, Josep Borrell salientou ser preciso "evitar o risco de uma guerra regional mais alargada" e apela à máxima contenção e moderação entre os envolvidos.
Conflito Israelo-palestiniano

Netanyahu: Israel também vencerá junto ao Líbano

O Exército israelita anunciou recentemente a aprovação de planos operacionais para uma ofensiva em território libanês, onde o primeiro-ministro israelita garante que "também conseguirá a vitória".
Conflito Israelo-palestiniano

Israel bombardeia leste do Líbano

Pelo menos três bombardeamentos atingiram a zona de Meiss el-Jabal, perto da fronteira com a Síria, causando explosões que se fizeram ouvir em grande parte do vale de Bekaa. Não há registo de mortos.
Noticiário

9h. Líbano dispara quase 200 mísseis contra Israel

O ataque surge depois da morte de um comandante do Hezbollah, num ataque israelita. Para já não há informação de vítimas. Ainda neste jornal, Metro de Lisboa prolonga serviço na noite de Sto. António.
Conflito Israelo-palestiniano

Hezbollah disparou mísseis contra caças israelitas

O grupo islâmico acusou o Estado de Israel de quer provocar o pânico na população após inúmeros ataques nos últimos meses. Hezbollah reagiu ao ataque disparando diretamente contra os caças israelitas.
Conflito Israelo-palestiniano

Hezbollah dispara foguetes contra Israel 

Após um drone israelita ter matado um paramédico da Proteção Civil da Autoridade do Líbano, o grupo xiita atacou com "dezenas" de foguetes os colonatos de Gaaton, Ein Yaakov, e Yehiam.
Fact Check

Vídeo mostra criança vítima do conflito em Gaza?

Surgiu nas redes sociais um vídeo que mostra alegadamente uma criança traumatizada por bombardeamentos em Gaza. Na verdade, a menor vive no Líbano, sendo acompanhada num hospital por ter epilepsia.
Conflito Israelo-palestiniano

Líbano proíbe peça que "normaliza" Israel

"Os atores foram assediados por telefone". O teatro cancelou a peça, depois de uma ONG apresentar uma queixa no Ministério Público contra o dramaturgo por "violação da lei do boicote a Israel".
Conflito Israelo-palestiniano

Exército israelita bombardeia o leste do Líbano

Pelo segundo dia consecutivo, a força aérea israelita bombardeou alvos no vale de Bekaa. O fogo cruzado entre os dois países já custou a vida a 338 pessoas, a maior parte libanesas.
Noticiário

4h. Ataque de Israel causa 5 mortos no Líbano

O bombardeamento de Israel atingiu uma aldeia no sul do Líbano. Ainda neste jornal, está escolhida a música que vai representar Portugal na Eurovisão.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU: Gaza pode levar a um conflito mais amplo

A guerra entre Israel e o Hamas já produz efeitos regionais no Líbano e no Iémen, com a participação do Hezbollah e outros grupos. Mortes de civis devem ser investigadas, exige o representante da ONU.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel.Hezbollah dispara 60 rockets contra quartel

Segundo a versão israelita, os caças atacaram as bases de defesa aérea do Hezbollah em resposta ao anterior lançamento de um míssil terra-ar contra um drone israelita.
Conflito Israelo-palestiniano

Telavive ataca pela primeira vez alvos no Líbano

Os ataques desta segunda-feira são os primeiros contra o Hezbollah fora da região sul do Líbano, palco de violência diária entre a formação xiita e o exército israelita desde o início da guerra.
Conflito Israelo-palestiniano

Líbano acusa Telavive de "crime de agressão"

O Líbano considerou "irrefutável" o direito dos palestinianos à autodeterminação e afirmou que o Governo libanês "vem procurar a objetividade" no TIJ.
Conflito Israelo-palestiniano

Hezbollah diz que Israel vai pagar "com sangue"

O líder alertou para a "enorme quantidade de mísseis de precisão do grupo" e disse ainda que a resposta ao massacre deve ser a continuidade da resistência e na escalada" dos combates.
Conflito Israelo-palestiniano

Hezbollah diz ser "inevitável" responder a Israel

O líder do movimento xiita libanês Hezbollah, Hassan Nasrallah, afirmou ser "inevitável" responder "no campo de batalha" ao ataque israelita que matou número dois do Hamas nos subúrbios de Beirute.
Noticiário

0h. Líder do Hezbollah morre em ataque israelita

O ataque na aldeia de Yaroun, no sul do Líbano, foi confirmado pelas Forças de Defesa de Israel. Para além do líder local do Hezbollah, outros três membros do grupo morreram.
Noticiário

18h. Hezbollah mais "corajoso" para começar guerra

É um aviso deixado a Israel pelo líder do grupo xiita libanês. Ainda neste jornal, PS e PSD chegaram a acordo para alterar a lei dos metadados que foi recusada pelo Tribunal Constitucional.
Conflito Israelo-palestiniano

Comunidade internacional pede contenção na guerra

No rescaldo do assassinato do vice do Hamas, Macron pede que se evite "qualquer atitude de escalada, particularmente no Líbano". Governo libanês apela ao Hezbollah que não retalie. ONU quer contenção.
Hamas

Quem era o vice do Hamas morto esta quarta-feira?

Número dois dos radicais islâmicos tinha 57 anos. Foi responsável por armar o grupo e era uma figura-chave na diplomacia com países como o Líbano e o Irão. Os EUA davam 5 milhões por informações dele.
Conflito Israelo-palestiniano

"Crime de Israel" para arrastar Líbano para guerra

Foi a 1ª vez desde o início da guerra entre Israel e o Hamas que as forças de Telavive atacam a capital libanesa. Mikati pediu aos "países envolvidos para que pressionem Israel para parar de atacar".
Noticiário

18h. Líbano culpa Israel por ataque a Beirute

O Hamas confirma que um vice-líder do grupo islâmico morreu. Ao todo, o ataque fez 6 mortos. Ainda neste jornal, recomendações do Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia para a gripe A.
Conflito Israelo-palestiniano

Biden desencorajou Netanyahu a atacar Hezbollah

O Presidente dos EUA ligou ao primeiro-ministro israelita logo a 11 de outubro a aconselhá-lo a "retirar-se" e a "pensar nas consequências dessa ação", avança o Wall Street Journal.
Conflito Israelo-palestiniano

ONU alerta para situação perigosa no sul do Líbano

A FINUL admitiu que o Hezbollah tem usado armas de longo alcance, enquanto Israel tem violado o espaço aéreo do Líbano. E por isso a situação é tensa e perigosa.
Conflito Israelo-palestiniano

Hezbollah intensifica ataques no norte de Israel

Hezbollah intensificou ataques contra Israel, onde perdeu sete dos seus combatentes. Escalada segue-se à morte de cinco combatentes, incluindo filho do líder do bloco parlamentar do Hezbollah.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel já trocou reféns, mas só agora são civis

Ao longo da história, Israel já trocou reféns por prisioneiros. Em 2011, por exemplo, trocou o soldado Gilad Shalit por 1.027 palestinianos. Doze anos depois, acordo envolve civis — e isso é inédito.
Noticiário

10h. "SNS responde a necessidades" diz Ministro

Manuel Pizarro tem-se mostrado otimista em chegar a acordo com sindicatos médicos. Há nova reunião agendada para amanhã. E, exército israelita admite estar em "alerta elevado" junto ao Líbano.
Conflito Israelo-palestiniano

Líbano alerta para risco de escalada regional

Primeiro-ministro libanês alertou para risco de escalada regional da guerra. Mikati lamenta não poder "tranquilizar os libaneses" mas acredita que "Hezbollah está a agir de forma sensata e razoável".
Resposta Pronta

"Desde 2006 que a guerra não esteve tão perto"

João Sousa, fotojornalista português que vive em Beirute descreve um "sentimento de tragédia e impotência" na população: "se o conflito se tornar global, não temos muitos sítios para onde fugir".
Conflito Israelo-palestiniano

Prosseguem confrontos entre Israel e Líbano

Continuam as hostilidades na fronteira que separa Líbano e Israel. Esta quarta-feira registaram-se trocas de tiros e o disparo de um míssil antitanque, reivindicado pelo grupo xiita libanês Hezbollah.
Noticiário

7h. Israel destrói "base terrorista" no Líbano

Uma base militar que, segundo as Forças de Defesa de Israel, estava a planear atingir território israelita. Não se sabe se o ataque causou vítimas. Ainda, Autoeuropa retoma hoje produção normal.
Noticiário

8h. Israel evacua cidade na fronteira com o Líbano

Na cidade evacuada em Israel os confrontos intensificara-se nos últimos dias. Ainda não se sabe a hora em que será aberta a passagem de Rafah. Número de mortos no conflito já ultrapassa os 5 mil.
Noticiário

3h. Israel está a atacar postos do Hezbollah

As Forças de Defesa de Israel revelaram estar a atacar postos pertencentes ao Hezbollah no Líbano. Ainda neste jornal, a resolução do Conselho de Segurança da ONU, apoiada pela Rússia foi rejeitada.
Resposta Pronta

Israel. "Outros países não têm qualquer hipótese"

Seja a Síria, seja o Líbano. O Major-General João Vieira Borges acredita que Israel tem "claramente" capacidades para combater em três frentes. Já o provou e, neste momento, há condições para avançar.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel bombardeia sul do Líbano

Bombardeamentos surgem na sequência de "uma explosão na vedação da fronteira", causada por uma troca de tiros entre o exército israelita e "uma parte não identificada do lado libanês".
Conflito Israelo-palestiniano

Líbano: tensão e pessoas em fuga

Após quatro dias de confrontos entre o grupo xiita Hezbollah e Israel, mais de 900 pessoas já abandonaram as suas casas nas zonas fronteiriças do Líbano. País está em estado de alerta.
Conflito Israelo-palestiniano

Israel exclui incursão aérea a partir do Líbano

Porta-voz do exército israelita diz que não houve ameaça à segurança e será lançada uma investigação para perceber porque foram acionados os alarmes de infiltração de drones.
Conflito Israelo-palestiniano

Líbano. Comandante da missão da ONU pede contenção

Comandante da missão de paz da ONU no Líbano apelou à contenção no conflito entre as forças israelitas e a milícia palestiniana Hamas e que se "evite uma nova escalada e a perda de vidas".

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas