234kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Líbano

Líbano

Amnistia acusa Líbano de abusos contra refugiados

Amnistia denunciou o tratamento dado pelo Líbano aos refugiados sírios, como prisões injustas, métodos de tortura com recurso a choques elétricos, detenções arbitrárias e deportações ilegais.
Meteorologia

Tempestades de neve atingem Mediterrâneo Oriental 

169
Tempestades, vagas de frio, neve, chuva e vento forte atingem o Mediterrâneo e oferecem cenários raros de neve em países como a Grécia, Turquia, Israel, Líbano, Síria e Líbia.
Líbano

Mais de 80 feridos em confrontos no Líbano 

122
Um dos confinamentos mais rígidos do mundo afetou duramente os habitantes da cidade de Trípoli, uma das mais pobres do Líbano. Nos últimos 3 dias de protesto, mais 150 pessoas ficaram feridas.
Explosão

Líbano. 49 contentores vão ser retirados 

49 contentores com matérias químicas inflamáveis, incluído ácidos corrosivos, vão ser retirados do Líbano, após a explosão que devastou parte de Beirute.
Refugiados

Agência teme "desastre" em Gaza e no Líbano

A crise financeira da agência UNRWA é particularmente crítica na Faixa de Gaza, um enclave palestiniano com dois milhões de habitantes, onde o desemprego já ultrapassa os 50% da população.
Atualidade

Família conta como atacante de Nice se radicalizou

372
Mãe e irmão do tunisino que matou três pessoas em Nice conta como o viu radicalizar-se. Comunidade islâmica está revoltada com Macron por ter dito que França estava a ser vítima da "loucura islâmica".
França

Protestos contra Macron no Líbano e Palestina

Os protestos contra Macron estenderam-se também a todo o território palestiniano com milhares nas ruas a criticarem o que consideram ser "abusos contra Maomé".
Explosão

Dois mortos em explosão em Beirute

Duas pessoas morreram na capital libanesa na sequência de uma explosão que decorreu de um "tanque de combustível" de uma padaria e pegou fogo, dois meses depois da explosão no porto da cidade.
Líbano

Líbano atualiza para 202 mortes na explosão 

O Governo libanês em funções atualizou para 202 as mortes na explosão que assolou o porto de Beirute há dois meses, aguardando ainda respostas das autoridades de Moçambique.
Líbano

Beirute. Passaram dois meses da explosão no porto

No exato momento em que ocorreu a explosão há dois meses, foram lançadas dezenas de balões brancos nos quais estavam inscritos os nomes das vítimas.
Líbano

Líbano e Israel negoceiam fronteiras com ONU

O Líbano e Israel vão negociar as fronteiras terrestres e marítimas em disputa. A ONU vai mediar as conversações, cujo objetivo é "ajudar no desenvolvimento dos recursos naturais" dos dois países.
Líbano

Primeiro-ministro libanês sai sem formar governo

Primeiro-ministro designado do Líbano, Mustapha Adib, demitiu-se do cargo numa altura de impasse político sobre a formação de Governo, um mês após ter sido nomeado e da explosão no porto de Beirute.
Coronavírus

França e Holanda entre os que bateram recordes /premium

Com a segunda vaga a instalar-se em todo o mundo, vários países registaram esta quinta-feira o maior número de casos desde sempre. Governos querem confinamento, mas populações e autarquias resistem.
Líbano

Líbano. França pede pressão internacional

O Líbano ainda não chegou a acordo sobre a formação de um novo governo, apesar da promessa feita a Macron. França pede agora "pressões fortes e convergentes" à comunidade internacional.
Líbano

Presidente do Líbano pede ajuda para pós-explosão

Na ONU, o Presidente dirigiu-se aos líderes mundiais para referir que o Líbano enfrenta múltiplas crises que colocam uma ameaça sem precedentes à própria existência do pequeno país do Médio Oriente.
Líbano

Líbano. Explosão num bastião do Hezbollah

Uma explosão abalou um bastião do movimento xiita Hezbollah no sul do Líbano, desconhecendo-se, para já, as respetivas causas e se se registaram vítimas.
Líbano

Líbano. Primeiro-ministro pede "cooperação"

O primeiro-ministro designado do Líbano fez um apelo à "cooperação" para se formar um Governo que responda às crises no país, processo que ainda está num impasse.
Líbano

Beirute. 30 toneladas de ajuda portuguesa e alemã

A remessa foi doada pela agência de cooperação portuguesa e pela organização não-governamental alemã Orienthelfer, para ajudar o Líbano depois das explosões de agosto no porto. UE financia voos.
Líbano

Beirute. Incêndio pode ter sido "sabotagem"

O incêndio que deflagrou no porto de Beirute pode ter sido causado por um ato de "sabotagem, erro técnico ou negligência", afirmou o Presidente libanês sobre o fogo que está "sob controlo".
Líbano

Incêndio no porto de Beirute

Um grande incêndio eclodiu no porto de Beirute, causando pânico entre os residentes, um mês depois de duas fortes explosões que destruíram parte da cidade, informaram fontes militares.
Líbano

Líder do Hezbollah recebe chefe do Hamas

O chefe do movimento xiita do Hezbollah, Hassan Nasrallah, recebeu o líder do movimento palestiniano Hamas, Ismail Haniyeh, para discutir a normalização entre os países árabes e Israel.
Líbano

Secretário de Estado do Vaticano visita Beirute 

O secretário de Estado do Vaticano afirmou em Beirute que "o Líbano não está só", durante um dia de orações decretada pelo papa para este país e um mês após a explosão no porto da cidade.
Líbano

Beirute. Exército descobre mais nitrato de amónio

O Exército libanês descobriu mais de quatro toneladas de nitrato de amónio junto ao porto de Beirute, capital do Líbano, um mês depois das explosões ocorridas naquela zona.
Papa Francisco

Papa apela a que não se abandone o Líbano

O Papa lançou um apelo à comunidade internacional para que não abandone o Líbano, país que enfrenta atualmente uma das piores crises da sua história, agravada pela recente explosão no porto de Beirute
Líbano

Líbano. França pronta a acolher conferência 

Emmanuel Macron declarou-se pronto a acolher em outubro uma conferência internacional de apoio ao Líbano, onde se encontra pela segunda vez desde a devastadora explosão em Beirute há quase um mês.
Líbano

Líbano. Embaixador é o novo primeiro-ministro

Mustapha Adib obteve 90 votos dos 120 deputados que ainda continuam no cargo. No seu primeiro discurso oficial após a nomeação, disse que o momento era "para a ação".
Israel

Netanyahu promete resposta "enérgica" de Israel 

O primeiro-ministro israelita considerou de "extrema gravidade" os tiros na fronteira libanesa contra soldados israelitas, prometendo uma resposta "enérgica" a qualquer novo ataque.
Líbano

Beirute. Exército descobre produtos perigosos

Foram detetados 25 contentores com ácido clorídrico e outros 54 com materiais que representam "um perigo". Materiais "armazenados ilegalmente" estão a ser destruídos pelo exército.
Líbano

Explosão em Beirute provocou 182 mortes

Foram os dados sobre as mortes devido à explosão no porto de Beirute no início deste mês de agosto. Segundo o Ministério da Saúde libanês, são 182 as vítimas mortais. Número de feridos mantém-se.
Líbano

Líbano: colapso hospitalar leva a reconfinamento

Em resposta ao colapso dos hospitais, que lutam para dar resposta à dupla tragédia da pandemia e da Covid-19 no Líbano, o Governo iniciou esta sexta-feira um novo período de confinamento de 17 dias.
Líbano

ONU pede solidariedade para com o povo libanês

O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados defendeu que chegou o momento de a comunidade internacional ser solidária com o povo libanês.
Líbano

Ordem de prisão para diretor do porto de Beirute

Um tribunal libanês emitiu uma ordem de prisão contra o diretor-geral do porto de Beirute, que até agora estava sob prisão domiciliária, devido à sua eventual responsabilidade na explosão.
Líbano

Membro do Hezbollah condenado pela morte de Hariri

O atentado que vitimou Rafik Hariri, primeiro-ministro libanês, e 21 outras pessoas aconteceu em 2005. Dos quatro arguidos, três foram ilibados por falta de provas.
Líbano

Beirute. MNE insta portugueses a manterem contacto

100
O Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal reafirmou a importância de os portugueses residentes no Líbano continuarem em contacto com a embaixada em Nicósia, após as explosões.
Líbano

Beirute. ONU pede ajuda de 565 milhões de dólares

A ONU pretende disponibilizar alimentação, cuidados de saúde, abrigo e educação, com garantias de abastecimento, obras de reconstrução e fornecimento de medicamentos e materiais.
Líbano

Beirute. Vítimas pedem inquérito internacional

Representantes das vítimas pediram uma investigação internacional sobre o que aconteceu no porto da capital, apelando a que os responsáveis prestem contas por um "crime contra a humanidade".
Líbano

Beirute. Portugueses cansados mas com esperança

A embaixadora não residente de Portugal no Líbano terminou uma visita de três dias a Beirute com a sensação de que a comunidade portuguesa está cansada e com dificuldades acumuladas.
Líbano

Beirute. Peritos da ONU pedem inquérito 

Peritos em direitos humanos da Organização das Nações Unidas reclamaram na quinta-feira um inquérito independente e rápido sobre a explosão que destruiu parte de Beirute.
Resposta Pronta

Líbano. “Só podem levantar 100 dólares por semana"

Manuela Bairos, embaixadora não-residente no Líbano, admite que os portugueses estão "apreensivos" com a situação "que já estava mal" e que a violência é superior ao que imaginava. "É devastador". 
Líbano

Beirute. Erdogan acusa Macron de visão colonial

O Presidente turco acusou o homólogo francês de ter uma visão "colonial" do Líbano, classificando como "espetáculo" a visita de Emmanuel Macron a Beirute após as explosões da semana passada.
Líbano

Parlamento libanês aprova estado de emergência

Estado de emergência dá ao exército o poder de declarar o recolher obrigatório, impedir concentrações públicas, censurar os media e enviar civis para tribunais militares por quebras de segurança.
Líbano

Beirute. UE ajuda com 17 toneladas de material

Os custos do transporte do material, destinado a assegurar acesso à saúde às pessoas em situação mais vulnerável na sequência das explosões, foram assumidos pelo executivo comunitário.
Líbano

Beirute. A quem pertence a carga explosiva? /premium

Ainda não se sabe quem é o dono da carga explosiva que arrasou o porto de Beirute. Investigação da Reuters passa por 10 países e revela que governo libanês foi alertado para o perigo um mês antes.
Líbano

Confrontos em Beirute fazem 42 feridos

Pelo menos 42 pessoas ficaram feridas em confrontos entre manifestantes e a polícia do Líbano, pelo quarto dia consecutivo, nas proximidades do parlamento em Beirute, indicou a Cruz Vermelha libanesa.
Resposta Pronta

Líbano. "O sentimento geral é de enorme raiva"

O relato de José Cortez, português no Líbano, uma semana depois das explosões em Beirute. "O que se vê mais é pessoas com vassouras a limpar os destroços", conta sobre o que se vive na capital.
Líbano

Tripoli. Número de mortos sobe para 171

A enorme explosão que devastou há uma semana o porto e alguns bairros de Beirute provocou 171 mortos e mais de 6.000 feridos, segundo um novo balanço emitido pelo Ministério da Saúde.
Líbano

Beirute. Portugueses contactam via redes sociais

A embaixadora não residente de Portugal no Líbano disse à Lusa que vai ser criada um grupo de contactos nas redes sociais que integrarão os cidadãos portugueses e luso-libaneses que residem no país.
Resposta Pronta

"Portugueses em Beirute estão muito preocupados"

Manuela Bairos, embaixadora não residente no Líbano, encontra-se em Beirute a acompanhar a situação dos portugueses, numa altura em que o clima no país é de tensão.  
Líbano

Governo libanês demite-se em bloco

O primeiro-ministro libanês renunciou e o Presidente Michel Aoun aceitou. Hassan Diab culpa a "corrupção endémica" pela atual situação do país — uma corrupção que é maior que o Estado, diz.
Líbano

Beirute. Criança de 3 anos é a mais recente vítima

Menina tinha ficado ferida com gravidade depois das explosões da semana passada. Estava na varanda a ver o incêndio no porto quando se deram as explosões.
Líbano

Procuradoria-Geral do Líbano ouve responsáveis

O procurador-geral libanês ouviu esta segunda-feira os responsáveis pelos sistemas de segurança do Estado. Presidente do país considerou o pedido de investigação internacional "uma perda de tempo".
Líbano

Líbano vai receber 253 milhões de euros em doações

Os doadores internacionais assumiram compromissos de cerca de 300 milhões de dólares (cerca de 253 milhões de euros) de ajuda ao Líbano em reunião este domingo.
Líbano

Beirute sem esperança de encontrar sobreviventes

As esperanças estão a diminuir para encontrar sobreviventes no porto de Beirute, cinco dias depois das duas explosões devastadoras que atingiram a capital libanesa, anunciou o exército do Líbano.
Papa Francisco

Papa apela a ajuda internacional "generosa"

199
O Papa Francisco convidou a comunidade internacional a promover uma "ajuda generosa" ao Líbano, após a explosão no porto de Beirute, esperando que renasça uma forte coexistência no país.
Líbano

Líbano. Dois ministros demitem-se após explosões

A ministra da informação do Líbano, renunciou ao cargo acusando o governo de Hassan Diab de "não corresponder às aspirações do povo". Ministro do Ambiente também anunciou saída.
Líbano

Beirute. Cratera com 43 metros de profundidade

A explosão no porto de Beirute criou uma cratera com 43 metros de profundidade, revelou fonte da segurança libanesa, citando avaliações feitas por especialistas franceses em pirotecnia no local.
Explosão

Beirute. Carga ia para Moçambique foi trocada

167
A Fábrica de Explosivos de Moçambique confirmou ter encomendado as 2,7 toneladas de nitrato de amónio que estiveram na origem das explosões em Beirute. Mas a carga foi substituída por outra remessa.
Líbano

Um polícia morto e mais de 100 feridos em Beirute

Manifestação à porta do parlamento faz mais de 140 feridos, mais de 30 deles estão no hospital. Este sábado foi conhecido o novo balanço de vítima das explosão: 158 mortos e mais de 6 mil feridos.
Líbano

Beirute. Liga Árabe quer apoio contínuo ao Líbano

Secretário-geral da Liga Árabe, Ahmed Abul Gheit, anunciou que a entidade quer um programa de apoio "contínuo e duradouro" ao Líbano.
Explosão

Beirute. Mais de 60 pessoas ainda desaparecidas

Mais de 60 pessoas continuam desaparecidas em Beirute, quatro dias após a explosão no porto que devastou a capital e matou mais de 150 pessoas, revelou Ministério da Saúde libanês.
Líbano

A bombeira que foi uma das primeiras vítimas

A jovem de 25 anos e a sua equipa de bombeiros, chamados para um incêndio no porto de Beirute, ainda tentaram combater as chamas, mas foram apanhados de surpresa pela explosão.
Resposta Pronta

Cruz Vermelha Portuguesa oferece ajuda ao Líbano

135
Portugal disponibiliza-se para enviar ajuda para Beirute. "Continuamos a reforçar o nosso apoio", confirma Gonçalo Orfão, Coordenador Nacional de Emergência da Cruz Vermelha Portuguesa, ao Observador.
Líbano

Foto de enfermeira a salvar bebés emociona redes

8924
A imagem de uma enfermeira libanesa a proteger três recém-nascidos durante a explosão em Beirute está a ficar viral no Facebook. Diz que ficou inconsciente e só acordou com os bebés nos braços.
Noticiário

12h. Líbano. Há suspeitas de negligência

As notícias no Observador. Aconteça o que acontecer.
Líbano

Sobe para 157 o número de mortes em Beirute

994
Vítimas mortais ascendem já a 157. Foram detidos 16 trabalhadores portuários. Autoridades fazem buscas no mar. Exército fala em "13 violações aéreas hostis" de Israel.
café europa

O regresso ao futuro em Beirute /premium

A visão das ruas destruídas de Beirute devia lembrar aos líderes que o nacionalismo sectário, onde etnia e religião se fundem e reforçam, é fonte de instabilidade e de guerra.
Líbano

Beirute. A mulher ao piano, a noiva e o parto

Uma noiva fazia sessão fotográfica quando se deu a explosão. Longe dali, rodeada de destroços da sua casa, uma mulher idosa continuou a tocar piano. E um bebé nasce com a luz de um telemóvel.
Líbano

6 anos sem decidir o que fazer à carga explosiva /premium

465
Nitrato de amónio chegou num navio russo que parou no porto de Beirute com problemas técnicos. Ações judiciais criaram impasse sobre o que fazer à carga desde 2014. Autoridades conheciam o perigo.
Resposta Pronta

"Não acredito numa crise humanitária no Líbano"

150
Fernando Nobre, presidente da AMI, destaca a "resiliência" do país em que já esteve por quatro vezes e defende que a recuperação será "rápida". Garante que Portugal está "pronto" para ajudar.
Líbano

Nitrato de amónio, o sal que é uma bomba /premium

É usado como fertilizante mas tem servido para fazer atentados. Sozinho não explode, garantem especialistas. É preciso muito calor e contacto com outras substâncias.
Líbano

"A guerra começou": relatos de sobreviventes /premium

Uns pensaram que era um sismo, outros que a guerra tinha começado. Os que não fugiram da cidade, feridos ou ilesos, em ruas cobertas de estilhaços mas sem corpos, procuram familiares e amigos.
Atualidade

Vídeo. Beirute acorda num cenário caótico

312
A capital do Líbano acordou com fumo ainda a erguer-se do porto. Há mais de 100 mortos, centenas de desaparecidos, mais de 4 mil feridos. Hospitais que resistiram não conseguem responder a todos.
Mundo

Ruínas, escombros, buscas: as fotos do 'day after'

208
Estas imagens mostram a devastação em Beirute, na sequência de uma noite e madrugada intermináveis. Foi decretado luto nacional, face à tragédia que matou mais de 80 pessoas e feriu mais de 4 mil.
Líbano

O que se sabe e falta saber sobre as explosões /premium

138
Número de vítimas em Beirute não pára de aumentar. Origem do incidente continua por desvendar, embora autoridades apontem para químicos guardados num armazém. O balanço das explosões em Beirute.
Resposta Pronta

Português no Líbano: "O caos está em todo o lado"

José Cortez tem 26 anos e chegou ontem ao Líbano. A casa do estudante, a 4 quilómetros do local da explosão, ficou destruída: "Tenho vidros partidos por todo o lado e mobília toda virada do avesso".
Resposta Pronta

Líbano. "Não há registo de portugueses feridos"

Embaixada está a contactar portugueses registados e não há feridos. Secretária de Estado das Comunidades adianta que donos do apartamento estavam fora. Cônsul honorário português foi "afetado".
Resposta Pronta

"É um cenário dantesco, estão todos assustados"

Safaa Dib, uma dirigente do LIVRE nascida no Líbano, conta-nos as preocupações relatadas por familiares e amigos que residem em Beirute, depois das violentas explosões na zona portuária da cidade.
Resposta Pronta

“O impacto da explosão na sociedade será enorme"

Filipe Pathé Duarte, especialista em geopolítica, explica que, mesmo não se sabendo se a explosão "foi acidental ou intencional", vai ter um grande impacto na sociedade libanesa, já muito fragilizada.
Atualidade

Vídeo. O brutal impacto da explosão em Beirute

616
Carros voaram e o impacto sentiu-se num raio de quilómetros. Várias pessoas morreram e centenas ficaram feridas após uma série de explosões no porto de Beirute, no Líbano.
Líbano

Primeiras imagens das explosões em Beirute

678
Vídeos mostram o impacto das explosões a destruir a zona portuária da capital do Líbano. Fotografias testemunham o pânido nas ruas e mostram as vítimas do impacto. Veja aqui.
Líbano

EUA não excluem hipótese de ataque em Beirute - como aconteceu

1154
Casa Branca acredita que explosões podem ter sido premeditadas. Muitos estão a deixar Beirute. Há pelo menos 135 mortos e 5.000 feridos. Explosão abriu cratera com 123 metros.
Líbano

Líbano denuncia violação da soberania por Israel

"Israel violou uma vez mais a soberania do Líbano (...) durante uma perigosa escalada militar", acusou Hassan Diab, na primeira reação do Governo libanês aos bombardeamentos de segunda-feira.
França

França quer reformas urgentes no Líbano

O agravamento da crise em outubro de 2019 desencadeou uma sublevação popular contra a classe política libanesa, acusada de corrupção e de incompetência.
Líbano

Líbano sofre pior crise económica de sempre

158
A situação no Líbano, que enfrenta a pior crise económica da sua história, "está a ficar fora de controlo rapidamente", alertou a ONU. Entre os mais afetados estão 1,7 milhões de refugiados.
Líbano

Líbano promete detenções após protestos violentos

O governo libanês endureceu as medidas de punição, prometendo detenções para atos de vandalismo. O país foi assolado por manifestações violentas desencadeadas pela depreciação da moeda nacional.
Líbano

Líbano vive segunda noite de protestos violentos

O Líbano registou a segunda noite de protestos violentos depois de a libra libanesa sofrer uma forte queda em relação ao dólar na quinta-feira, apesar das medidas financeiras anunciadas.
Líbano

Líbano vai pedir a ajuda do FMI

"Vamos pedir um programa do Fundo Monetário Internacional", anunciou o primeiro-ministro libanês, após a aprovação de um plano de recuperação da economia do país endividado.
Líbano

Líbano entra em incumprimento e não paga milhões

O Líbano vai falhar o pagamento de empréstimos de mais de mil milhões de euros, o primeiro incumprimento da sua dívida soberana.
Líbano

A situação vivida no Líbano é "catastrófica"

152
Uma freira portuguesa de uma congregação na Síria diz que a situação do país se está a agravar, afetando "profundamente a comunidade cristã". O "país está na bancarrota total", alerta a religiosa.
Manifestações

Novo governo libanês aprovado no parlamento

Apesar das contestações dos manifestantes, que acusam o governo de corrupção e incompetência, 63 deputados votaram a favor do novo executivo libanês, após uma sessão de oito horas no parlamento.
Líbano

EUA pedem reformas "tangíveis" ao governo libanês 

O secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, pediu ao novo governo libanês a implementar reformas "tangíveis", adiantando que só assim "poderá recuperar a confiança dos investidores".
Emmanuel Macron

França "tudo fará" para ajudar o Líbano

Presidente francês afirmou que "tudo fará" para ajudar o Líbano, mergulhado numa crise profunda, garantindo que vai estar atento a "atividades terroristas" nesse país que ameacem também Israel.
Líbano

Líbano. Detidos 100 manifestantes em 48 horas

Pelo menos, 100 manifestantes foram detidos pelas forças de segurança nas últimas 48 horas no Líbano. Em causa estão as restrições severas impostas há semanas pelos bancos sobre levantamentos.
Líbano

Protestos voltam às ruas no Líbano

Manifestantes libaneses voltam a sair à ruapara protestar contra o atraso na formação de um novo Governo e contra a crise económica. A palavra de oredm é "semana de indignação".
Líbano

Carlos Ghosn está proibido de abandonar o Líbano 

Carlos Ghosn foi proibido pela justiça libanesa de abandonar o país. A Procuradoria Geral pediu o processo judicial, a decorrer no Japão, em que Ghosn é acusado de desvio de fundos e má gestão.
Justiça

Líbano recebe mandado para deter Ghosn

As autoridades turcas já detiveram e colocaram sob custódia sete pessoas, incluindo quatro pilotos, todos suspeitos de ajudar Ghosn a fugir do Japão para o Líbano.
Líbano

Dezenas de feridos em confronto no Líbano

Manifestantes entraram em confronto com a polícia no Líbano — um país à beira do colapso económico. As manifestações visam os líderes do Hezbollah e Amal, Hassan Nasrallah e Nabih Berri.
Líbano

Manifestação em Beirute: 90 feridos

As forças de segurança perseguiram os manifestantes pelo centro de Beirute, disparando gás lacrimogéneo e balas de borracha. Alguns manifestantes esconderam-se na zona comercial à volta do Parlamento.
Líbano

Crise no Líbano vai ser discutida em Paris 

A crise política que afeta o Líbano vai ser o tema central da "reunião de trabalho" internacional, que tem como objetivo "apelar a uma rápida formação de um governo eficaz e credível".
Líbano

Líbano. Dezenas de feridos em confrontos

Durante a noite de domingo para esta segunda-feira, dezenas de pessoas ficaram feridas em confrontos entre apoiantes e opositores. Algumas das áreas eram linhas da frente durante a guerra civil.
Mundo

Líbano. Manifestantes impedem parlamento de abrir

Milhares de pessoas impediram a sessão parlamentar para debate de várias propostas de lei, uma dela que perdoaria dívidas ao fisco. O Líbano ainda não tem governo desde 17 de outubro.
Hezbollah

Hezbollah acusa Twitter de "pressão política"

O canal de televisão do movimento xiita libanês Hezbollah acusou Twitter de ter suspendido "a maioria" das suas contas. A rede social parece ter "cedido às pressões políticas", considerou.
Líbano

Bancos reabrem no Líbano após protestos

Os bancos reabriram as portas no Líbano pela primeira vez desde o início dos protestos há mais de duas semanas e depois do discurso de quinta-feira do presidente Michel Aoun.
Líbano

Líbano. Primeiro-ministro demite-se após protestos

O primeiro-ministro libanês Saad al-Hariri demitiu-se esta terça-feira, na sequência dos protestos anti-governamentais sem precedentes que têm ocorrido ao longo de quase duas semanas.
Líbano

Líbano. Manifestantes fazem cordão humano de 170km

Dezenas de milhares de manifestantes contra o Governo libanês formaram um cordão humano com 170 km de norte a sul, do Líbano, divulgaram os organizadores da iniciativa.
Atualidade

Líbano. Uma semana de protestos

Protestos começaram depois de anunciado imposto sobre as chamadas gratuitas feitas pela internet. O governo, entretanto, cancelou pacote de medidas, mas isso não parou as manifestações.
Mundo

Líbano. Protestos nas ruas de Beirute

Já lá vão sete dias seguidos de protestos contra o governo libanês e o recente pacote de medidas económicas. Manifestantes trocaram acusações, o que resultou em confrontos e na intervenção da polícia.
Líbano

Exército libanês apoia manifestantes contra crise

Nos últimos dias tem havido uma onda de protestos com milhares de pessoas a acusarem o governo de corrupção e má gestão. Já houve confrontos que resultaram em 22 feridos.
Líbano

Líbano. Dezenas de milhares protestam contra crise

Dezenas de milhares de libaneses manifestaram-se nas principais localidades, contra o regime e a grave crise económica que atinge o país. É um dos maiores protestos de sempre.
Atualidade

DocLisboa. Saab mostrou um mundo viciado em guerra

Captou os ecos da revolução iraniana e viveu a guerra civil no Líbano. Jocelyne Saab é figura central do DocLisboa, a par de filmes que vão do Brexit ao Brasil, com passagem por Moçambique ou Berlim.
Conflitos

Israel. Hezbollah e Líbano têm de ter cuidado

O movimento xiita libanês pró-iraniano acusou o Estado hebreu de um ataque com drones no domingo contra o seu bastião no sul de Beirute, interpretado como "declaração de guerra" pelo Líbano.
Hezbollah

Líder do Hezbollah critica ataque israelita

O líder do Hezbollah libanês, Hassan Nasrallah, criticou este domingo um ataque com 'drones' israelitas a um "alvo" no feudo do movimento xiita em Beirute.
Líbano

Hezbollah: drones israelitas caíram em Beirute

Porta-voz diz que um pequeno avião não tripulado de reconhecimento caiu no telhado de um prédio que abriga o gabinete de comunicação do Hezbollah. O outro explodiu no ar menos de 45 minutos depois.
Líbano

Jornal libanês publica edição em branco 

Na primeira página do jornal Daily Star pode ler-se "Líbano" escrito em branco sobre um fundo preto. O país é um dos mais endividados do mundo, com um rácio da dívida em relação ao PIB maior que 150%.
Líbano

PR do parlamento libanês condena sanções dos EUA

Comunicado da presidência do parlamento libanês reprovou sanção dos EUA contra três responsáveis do movimento xiita Hezbollah, acusados de “explorar o sistema político e financeiro” pelos EUA.
Nações Unidas

Pelo menos 16 mil sírios regressaram do Líbano

Entre 16 mil e 17 mil sírios que estavam no Líbano regressaram à Síria em 2018, segundo dados das Nações Unidas. Em 2018, pela primeira vez, conseguiu-se reduzir a situação de vulnerabilidade.
António Guterres

Guterres critica movimento xiita libanês Hezbollah

O secretário-geral da ONU criticou o movimento fundamentalista xiita Hezbollah por funcionar como milícia armada e partido político no Líbano, e pediu que suspenda as atividades militares que exerce.
Líbano

Líbano. PM anuncia perda de deputados

O primeiro-ministro libanês anunciou esta segunda-feira que o seu movimento perdeu um terço dos deputados no Parlamento, um dia depois das primeiras eleições legislativas no país em quase uma década.
Líbano

Anúncio dos resultados das eleições atrasado

Os resultados das eleições parlamentares no Líbano tinham sido prometidos para as primeiras horas da manhã desta segunda-feira, contudo o anúncio está atrasado e não há explicações para o sucedido.
Líbano

Líbano tem as primeiras legislativas desde 2009

Últimas eleições ocorreram em 2009 e o mandato dos deputados deveria ter terminado em 2013, tendo sido aprovadas várias extensões do mesmo, evocando-se questões de segurança.
Segurança

Kuwait Airlines suspende voos para Beirute

A companhia nacional Kuwait Airways anunciou esta quinta-feira a interrupção, até novas ordens, dos voos com destino a Beirute após ter recebido avisos relacionados com segurança.
Líbano

Hezbollah sozinho na "guerra do gás" contra Israel

O líder do Hezbollah garante que o partido xiita é a "única força" do Líbano na "guerra do gás" contra Israel. O Líbano assinou o seu primeiro contrato de prospeção de hidrocarbonetos no Mediterrâneo.
Reino Unido

Diplomata britânica assassinada em Beirute

Rebecca Dykes tinha 30 anos e foi encontrada na berma de uma autoestrada em Beirute. A diplomata britânica foi estrangulada. Um suspeito já foi detido.
Líbano

Líbano. Primeiro-ministro volta atrás e já não sai

Saad Hariri, primeiro-ministro libanês, demitiu-se no dia 4 de novembro. O Líbano entrou numa crise política desde esse momento e agora Hariri voltou atrás.
Líbano

Primeiro-ministro libanês suspende demissão

Saad Hariri anunciou que suspendeu o pedido de demissão que tinha entregado no princípio do mês, devido a um pedido do presidente. O regime libanês acusou a Arábia Saudita de ter forçado a demissão.
Arábia Saudita

Líbano está sob "controlo total" do Hezbollah

O xeque Khaled bin Ahmad Al-Khalifa, Ministro dos Negócios Estrangeiros do rei Salman, acusou o Hezbollah de ser uma organização "terrorista" e de estar a controlar o futuro libanês.
Líbano

Primeiro-ministro libanês detido na Arábia Saudita

O chefe de Estado libanês considerou que o primeiro-ministro, Saad Hariri, que anunciou a demissão no passado dia 4 a partir de Riade, "está em cativeiro e detido" na Arábia Saudita.
Mundo

Presidente do Irão lança críticas à Arábia Saudita

Hassan Rohani criticou a Arábia Saudita por ter interferido "sem precedentes" nos assuntos libaneses, juntando a sua voz aos que suspeitam que Riade forçou o primeiro-ministro do Líbano a demitir-se.
Hezbollah

Hezbollah acusa Arábia de impor demissão de Hariri

O líder do movimento xiita Hezbollah, Hassan Nasrallah, acusou hoje a Arábia Saudita de impor a demissão inesperada do primeiro-ministro libanês, Saad Hariri, lamentando esta decisão.
Líbano

Primeiro-ministro libanês anuncia demissão 

Saad Hariri anunciou a sua demissão inesperada, afirmando recear ser assassinado. O primeiro-ministro acusou o movimento xiita Hezbollah e o seu aliado iraniano de "controlo" sobre o Líbano.
Turismo

O eremita colombiano do vale sagrado do Líbano

Partilha o apelido com o narcotraficante Pablo Escobar mas, garante, nada tem a ver com ele. O eremita Dario Escobar é a principal atração turística do Vale do Kadisha, local sagrado no Líbano.
Nações Unidas

ONU prolonga por 1 ano mandato da missão no Líbano

O Conselho de Segurança da ONU aprovou por unanimidade uma resolução que prolonga por um ano o mandato dos 'capacetes azuis' no Líbano, após discussões com os EUA, que queriam o reforço da missão.
Maus-tratos a Animais

3 tigres da Sibéria salvos no aeroporto de Beirute

115
Três pequenos tigres foram resgatados no aeroporto de Beirute, no Líbano. Estavam fechados há sete dias numa pequena caixa, desidratados e cheios de vermes.
Líbano

Michel Auon é o novo Presidente do Líbano

O ex-general Michel Auon foi eleito com 83 votos e vai assumir o cargo durante seis anos, não renováveis. É o terceiro general que assume o posto de Presidente no Líbano.
Restaurantes

Em Beirute come-se bem. E em Lisboa? Muito BEY

153
Não foi amor à primeira vista, foi amor à primeira visita: bastaram uma férias em Lisboa para Ezzat Ellaz apaixonar-se pela cidade e decidir abrir na capital o seu próprio restaurante libanês.
Conflito na Síria

A jornalista que fala com os combatentes à noite

259
Hwaida Saad, jornalista do The New York Times, passa as noites a falar com combatentes da guerra da Síria. Contam-lhe da vida na frente de guerra e alguns chegam a pedir-lhe casamento.
Crise dos Refugiados

Aqui não cabe nem mais um refugiado

282
O Observador esteve no Líbano, onde mais de um terço da população fugiu da Síria. Os homens trabalham dois turnos, há mulheres que se prostituem e as crianças mendigam. Hoje é dia mundial do refugiado
Nações Unidas

Capacetes azuis: rede corrupta desvia alimentos

No Líbano, a comida excedente que é enviada aos capacetes azuis é distribuída por uma rede corrupta e vendida nos mercados locais. A notícia é do jornal espanhol El País.
Líbano

Líbano defende o impeachment de Dilma

Numa pequena aldeia do Líbano, a situação política do Brasil é seguida com muita atenção e a população é unânime em defender a destituição de Dilma Rousseff. Saiba porquê.
Guerra

20 monumentos que o terrorismo já destruiu

Alguns são centenários, outros milenares e muitos remontam ao período antes de Cristo. Quase todos foram destruídos pelo radicalismo islâmico. Outros há que foram pilhados. Sobrou pouco.
Mundo

Filho de Gaddafi raptado em Beirute, no Líbano

O filho de Gaddafi, ex-ditador da Líbia, foi sequestrado por um grupo armado no Líbano, mas já foi libertado refere a agência noticiosa do Kuwait.
Conflito na Síria

Sírios, refugiados e o sonho de regressar à Síria

103
São refugiados. Vivem no Vale de Beqaa. Alguns há mais de 4 anos. Em tendas. Em casas. Uns cansaram-se de esperar pelo fim das bombas na Síria. Mas muitos continuam a querer regressar.
Terrorismo

O herói que morreu para salvar centenas no Líbano

1699
Na quinta-feira, dois bombistas, alegadamente do Estado Islâmico, causaram a morte a 43 pessoas no Líbano. Este homem sacrificou a sua vida e evitou que morressem outras dezenas ou centenas no local.
Terrorismo

Líbano. Ataque bombista provoca 43 mortos

580
Duas explosões suicidas provocaram a morte de pelo menos 43 pessoas, deixando tantas outras, feridas. O ataque aconteceu em Beirute numa região controlada pelo grupo Hezbollah.
Líbano

Príncipe saudita detido com 2 toneladas de droga

156
O príncipe saudita Abdel Mohsen Bin Walid Bin Abdulaziz foi detido depois de terem sido encontradas duas toneladas de anfetaminas num avião privado no aeroporto de Beirute.
Líbano

Líbano aprova plano para resolver crise do lixo

O governo do Líbano aprovou um plano para acabar com a crise do lixo, que dura há meses e que tem provocado protestos de rua.
Refugiados

Como uma foto mudou a vida de um refugiado sírio

336
Abdul vendia canetas para conseguir dinheiro para os filhos. Um norueguês ficou sensibilizado e pôs uma fotografia no Twitter. Agora há uma campanha de crowdfunding e a família já tem uma vida nova.
Líbano

Israel responsável pela morte de soldado espanhol

Relatório militar confidencial, dado a conhecer pelo El País, revela que Israel foi corrigindo a trajetória dos ataques até acertar no posto onde o soldado espanhol estava de vigia.
Chefs

Aos domingos, O Talho pode ser um destino exótico

Não literalmente, mas quase. A culpa é do chef Kiko Martins, que convidou outros quatro chefs para, um domingo por mês, recriarem n'O Talho a cozinha de diversos países.
Dia da Mulher

Sheikh manda calar jornalista libanesa. E ela?

9005
Um líder islâmico mandou calar uma jornalista libanesa quando esta o entrevistava. Ela tirou-o do ar. O vídeo está a tornar-se viral.
Miss Universo

Selfie de miss Israel irrita Líbano

Concurso Miss Universo junta algumas das mulheres mais belas do mundo, mas nem todas devem confraternizar: uma foto da miss Israel e da miss Líbano, dois países em guerra, está a gerar polémica.
Guerra

ONU pede a Israel indemnização para o Líbano

Nações Unidas aprovam resolução que pede a Israel que pague 850 milhões de dólares ao Líbano devido ao derrame de petróleo causado por um ataque israelita durante a guerra de 2006, contra o Hezbollah.
A página está a demorar muito tempo.