A Dacia atirou-se de cabeça para o Dakar e muniu-se de todos os trunfos possíveis para maximizar as suas hipóteses de sucesso. Tem um carro competitivo, em formato buggy, e uma tripla de pilotos, dois homens e uma mulher, em que os dois primeiros figuram entre os mais rápidos e experientes nesta maratona do deserto.
Depois de terminar um extenso período de testes e de treinos no deserto de Marrocos, durante o Verão, para desenvolver o carro e rodar a equipa, a marca romena do Grupo Renault prepara-se agora para se comparar com a concorrência, alinhando à partida do Rali de Marrocos, que vai para a estrada entre 6 e 11 de Outubro. Esta competição, que encerra o Campeonato do Mundo de Rally-Raid de 2024, é encarada pelos responsáveis pela Dacia como a prova de fogo antes do Dakar de 2025, prova que, apesar da denominação, se realiza nas areias da Arábia Saudita e arranca no início de Janeiro.
O Rali de Marrocos conduz os concorrentes através de uma incursão pelo país, com uma extensão de 2468 km, dos quais 1512 km são em troços cronometrados, que acabam por definir a classificação final. A prova tem início com o prólogo em Marraquexe e depois os participantes rumam a Mengoub Bouarfa, onde está instalada a linha de chegada. Entre um ponto e outro, espera os concorrentes uma série de desafios, de troços com pedras soltas e terreno duro a imensas dunas de areia, tudo sob um calor abrasador para castigar mecânicas e pilotos.
Os Dacia Sandriders são um buggy 4×4 com chassi tubular e uma carroçaria leve, cujas formas recordam o protótipo Manifesto. O motor é um 3.0 V6 e depois tudo o resto beneficia dos conhecimentos de competição da marca (e do grupo), para tornar o carro mais rápido e resistente. Aos comandos dos três Sandriders vão estar Nasser Al-Attiyah e Edouard Boulanger, a dupla que lidera actualmente a classificação do campeonato de Rally-Rayd. A disputar a primazia desta equipa liderada pelo piloto do Qatar está o ás dos Ralis do Mundial, o francês Sébastien Loeb, acompanhado por Fabian Lurquin, para o terceiro buggy 4×4 da Dacia estar confiado à dupla espanhola Cristina Gutiérrez e Pablo Moreno.