A ministra da Administração Interna indicou o juiz Pedro Nuno de Carvalho Figueiredo para o cargo de inspetor-geral da Administração Interna (IGAI), entidade que fiscaliza a atividade das polícias, anunciou esta sexta-feira o ministério tutelado por Margarida Blasco.
“A ministra indicou Pedro Nuno de Carvalho Figueiredo para IGAI. Aguarda-se a tramitação legal do nome proposto para a sua subsequente nomeação”, refere o Ministério da Administração Interna, numa resposta enviada à Lusa.
Pedro Figueiredo, que atualmente desempenha funções no Tribunal Central Administrativo Sul, vai substituir Anabela Cabral Ferreira, juíza-desembargadora que deixou o cargo em setembro de 2023 para ocupar o lugar de secretária-geral da Assembleia da República.
Pedro Figueiredo já desempenhou funções como inspetor na IGAI, entre abril de 2015 e o final de 2018, quando Margarida Blasco era inspetora-geral da Administração Interna.
A IGAI tem como missão assegurar as funções de auditoria, inspeção e fiscalização de todas as entidades, serviços e organismos tutelados pelo Ministério da Administração Interna, como a PSP, GNR, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
A notícia da escolha do juiz Pedro Figueiredo para IGAI foi avançada pelo Diário de Notícias.