Administração Interna

Incêndios

Incêndios. País vai ter meios aéreos o ano todo

Para o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, parte das 50 aeronaves contratadas "é algo inédito, porque permite ter uma resposta de janeiro a dezembro".
Incêndios

Limpeza de terrenos. Só 13 concelhos cumprem prazo

Dos 189 concelhos considerados de alto risco de incêndio, 13 dizem que terão as matas limpas até ao final do prazo. Apenas dois garantem limpeza de terrenos públicos e particulares.
PSD

Fogos. PSD acusa Governo de negligência

A preparação da época de incêndios está a ser fortemente criticada pelos sociais-democratas, que acusa o Governo de ser displicente. PSD e CDS vão chamar ex-comandante da Proteção Civil ao Parlamento.
Incêndios

Estado compra três Kamov por ajuste direto

923
Everjets tem helicópteros parados desde janeiro em manutenção. Estado vai denunciar contrato e adquirir três Kamov por ajuste direto. Ministro explica decisão e admite requisição civil de meios aéreos
Administração Pública

Administração local regulariza precários

O processo de regularização de precários na administração local já levou à abertura de concursos em 89 municípios e 289 freguesias, num total de 3.773 postos de trabalho.
Incêndios

Governo fará tudo para ter meios aéreos no verão

O ministro da Administração Interna garantiu esta segunda-feira que o Governo vai "usar todos os meios necessários" para que estejam disponíveis os meios aéreos de combate a incêndios este verão.
País

Kamov. Everjets nega notificação por incumprimento

A Everjets nega ter sido notificada do pagamento de quase quatro milhões de euros por incumprimentos e diz que as declarações do ministro da Administração Interna "são desprovidas de fundamento"
Incêndios

Fogos. MAI diz que país está mais bem preparado

O ministro da Administração Interna assegurou esta quinta-feira que Portugal estará melhor este ano do que em anos anteriores relativamente ao dispositivo de combate a incêndios florestais.
Incêndios

Fogos. Contratação de meios aéreos volta a falhar

O concurso para escolher 40 meios aéreos de combate aos incêndios voltou a falhar os seus objetivos. Governo admite avançar para ajuste direto.
Incêndios

Jorge Gomes contesta relatório por "dados falsos"

Ex-secretário de Estado da Administração Interna garante que o relatório aos incêndios de outubro tem "dados falsos". "Nada do que aconteceu foi por falta de meios", disse Jorge Gomes.
Ministério Administração Interna

MAI: indícios de racismo são sempre investigados

O ministro da Administração Interna afirmou que todos os "casos em que há indícios de práticas racistas ou xenófobas das forças policiais são investigados".
Polícia

Seis mil polícias vão ter carreiras descongeladas

Cerca de 6 mil elementos das forças de segurança vão ter as carreiras descongeladas em março e as negociações com as estruturas sindicais sobre esta matéria vão iniciar-se no próximo mês.
PSP

PSP recebe 10 mil equipamentos de proteção

359
Segundo o Ministério da Administração Interna, vão ser distribuídos pelos comandos da PSP coletes de alta visibilidade e fatos de proteção individual para as equipas de prevenção e reação imediata.
Proteção Civil

Os inconsequentes

Não sei o que é pior: se ver as falhas da Proteção Civil expostas numa auditoria do Tribunal de Contas, se descobrir que as recomendações feitas há dois anos foram na maioria ignoradas ou adiadas.
Administração Interna

Macedo leva “elementos interessantes” a tribunal

110
Ex-ministro da Administração Interna fala esta segunda, pela primeira vez, no julgamento do chamado processo dos Vistos Gold. Está acusado de três crimes de prevaricação e um de tráfico de influências
Administração Interna

Eduardo Cabrita. IP3 é "uma grande prioridade"

O ministro da Administração Interna admitiu que é "uma grande prioridade" resolver o problema do Itinerário Principal (IP) 3, entre Viseu e Coimbra, criticando as opções tomadas pelo anterior governo.
Administração Interna

Governo quer alterar critérios nas freguesias

Eduardo Cabrita confirmou ao Público que o Governo vai apresentar uma proposta de lei com novos critérios para a criação ou fusão de freguesias. Número de freguesias em Portugal pode voltar a mudar.
Administração Interna

Limpeza do mato até maio é "prioridade absoluta"

O ministro da Administração Interna assumiu como "prioridade absoluta" a limpeza do mato até maio, destacando o reforço no domínio da prevenção de incêndios florestais.
Incêndios

"Não faço nada a pensar no soundbyte”

487
Em entrevista à Notícias Magazine, Costança Urbano de Sousa fala sobre os fogos. “São momentos que levarei para a cova.” Se fosse homem, "talvez tivesse tivesse merecido mais respeito", admite.
Segurança

Ministro exige a PSP que avalie riscos da noite

Eduardo Cabrita deu uma semana à PSP para avaliar os incidentes registados nos últimos dois anos nos bares e discotecas de Lisboa. Câmara Municipal mandou fechar Barrio Latino na quarta-feira.
Administração Interna

Administração Interna revê despesas dos bombeiros

A decisão surge na sequência do inquérito feito pela Autoridade Nacional de Proteção Civil às refeições servidas aos bombeiros durante o combate aos incêndios florestais em agosto.
Autoridades Locais

Municípios. Criação de fundo para descentralização

A proposta do Governo consolida a autonomia dos municípios e assegura "um significativo incremento" das receitas municipais.
Proteção Civil

MAI: confiança no comandante da Proteção Civil

O ministro da Administração Interna revelou total confiança na capacidade do comandante da Proteção Civil. António Paixão assumiu funções esta quinta-feira.
Fogo de Pedrógão Grande

Eduardo Cabrita rejeita censura ao relatório

O ministro da Administração Interna rejeita a acusação de censura feita pelo autor do relatório sobre os incêndios de Pedrógão Grande por não ter sido divulgado um dos capítulos.
Economia

Portugal ser 3º país mais seguro é "fundamental"

O ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, defendeu que Portugal defendeu que "só um país seguro atrai turistas, investidores e novas populações".
Bombeiros

Governo vai profissionalizar mais bombeiros

A rede de equipas de intervenção permanente vai ser alargada a todo o país para reforçar a resposta rápida aos incêndios. Ministro garante que não se vai extinguir qualquer corpo de bombeiros.
Sociedade

GNR sem garantias sobre descongelar de carreiras

A Associação dos Profissionais da Guarda pediu ao ministro da Administração Interna que as carreiras dos militares da GNR sejam descongeladas no início de 2018, mas não recebeu "qualquer garantia".
Proteção Civil

Portugal em "sintonia" com UE na Proteção Civil

O ministro da Administração Interna disse que o novo reforço criado pela União Europeia em matéria de proteção civil "dá resposta às necessidades identificadas por Portugal".
Política

Lei da segurança privada discute-se em 2018

O Governo tenciona enviar para a Assembleia da República, no início de 2018, as alterações à lei de segurança privada, anunciou o ministro da Administração Interna.
Administração Interna

Ministro coloca guardas na rua para cão não ladrar

9.991
O ministro da Administração Interna terá exigido que militares da GNR ficassem no exterior da casa porque cão não parava de ladrar. Associação de guardas fez queixa do ministro ao comandante-geral.
Bombeiros

Governo vai reunir com bombeiros do Seixal

135
O Ministério da Administração Interna vai reunir com os bombeiros do Seixal, que correm risco de fechar portas, depois de o tribunal ter recusado o Processo Especial de Revitalização.
Incêndios

Governo prolonga dispositivo até 15 de novembro

101
Eduardo Cabrita determinou o prolongamento do dispositivo de combate a incêndios até ao dia 15 de novembro, incluindo meios aéreos, meios humanos e postos de vigia.
Incêndios

MAI. Governo não vai esperar "por novo verão"

O ministro da Administração Interna afirmou esta quarta-feira que o Governo não vai esperar por outro verão para tomar medidas. Eduardo Cabrita assume que tem de se preparar um novo tempo.
Governo

O amigo de Costa que se se dá mal com Centeno

473
Costa chama um dos seus para a pasta mais afetada pelos fogos trágicos do verão, a Administração Interna. Eduardo Cabrita é um ministros que se dá melhor com Costa e pior com Centeno.
Incêndios

As 25 frases de Constança de Pedrógão à demissão

111
Do incêndio de Pedrógão Grande ao pedido formal de demissão passaram quatro meses. Das recusas de demissão, às explicações, recorde aqui 25 frases da ministra Constança Urbano de Sousa.
Incêndios

BICA: não é falta de férias, é falta de noção

181
A ministra a falar em férias, António Costa a dizer "não me faça rir" e Jorge Gomes a apelar à autoprotecção. As frases polémicas no BICA, com Miguel Pinheiro, Filomena Martins e Rita Ferreira
Incêndios

"Ia-me embora, ia ter as férias que não tive"

6.623
"Temos de nos autoproteger", disse o secretário de Estado da Administração Interna. Costa admite que não há meios. As frases dos políticos sobre a tragédia. E a lista de terras das vítimas
Incêndios

Secretário de Estado: fogos têm origem criminosa

439
"É a vontade de fazer arder que continua a imperar e a criar esta instabilidade no País e nas pessoas", afirmou Jorge Gomes, salientando que, "de forma nenhuma, isto é perdoável".
Crise dos Refugiados

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram 64%

162
A ministra da Administração Interna disse que o número de pedidos de asilo a Portugal por parte de refugiados aumentou 64% em 2016 em relação ao ano anterior.
Administração Interna

MAI abre processo a Comandante da Proteção Civil

371
A ministra da Administração Interna abriu processo disciplinar ao Comandante Operacional Nacional da Autoridade Nacional de Protecção Civil, Rui Esteves, por acumulação de cargos.
Fogo de Pedrógão Grande

Costa quer mais "esclarecimentos" na auditoria

545
Primeiro-ministro pediu "esclarecimentos adicionais" aos relatórios, entregues na última semana, sobre avaliação do combate aos fogos de Pedrógão Grande. Auditoria tinha sido pedida há um mês.
Justiça

Direito de resposta de Rui Silva

111
Nos termos do disposto no artigo 24.º da Lei de Imprensa, Rui Silva exerce o seu direito de resposta a um artigo publicado pelo Observador.
Incêndios

SIRESP voltou a falhar em Mação, diz a ministra

410
A ministra da Administração Interna foi ouvida no Parlamento sobre as falhas no SIRESP que admitiu, embora reforce que "não são de hoje" e que "falhas... é relativo".
Parlamento

Ministra diz que SIRESP voltou a falhar em Mação - como aconteceu

168
Constança Urbano de Sousa está a dar explicações aos deputados, numa audição parlamentar pedida pelo PSD, sobre as falhas do SIRESP durante os incêndios deste verão.
Bombeiros

Bombeiros. Presidente destituído foi identificado

1.250
Rui Silva, presidente destituído da Associação Portuguesa de Bombeiros Voluntários, negou a alegada detenção esta quarta-feira em Pedrógão Grande por "usurpação de funções".
SIRESP

Conselho de utilizadores não se reúne desde 2015

431
Pelo menos desde 2015 que as associações que representam os municípios e os bombeiros portugueses não são convocadas para reuniões do SIRESP que deviam ser trimestrais, avança a TSF.
Fogo de Pedrógão Grande

Proteção Civil denuncia demora nos alertas

324
O presidente da ANPC, Joaquim Leitão, envia carta ao Governo a rebater críticas e a garantir que só recebeu a informação que a antena do SIRESP de Pedrógão Grande caiu quase quatro horas depois .
Fogo de Pedrógão Grande

Três contradições entre relatórios sobre o SIRESP

819
O relatório da Proteção Civil e o da empresa que gere o SIRESP contam duas realidades. Não acertam nos factos, nem nas conclusões. Para ANPC houve muitas falhas, para a "SIRESP, SA" correu tudo bem.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório. SIRESP "não teve interrupções"

5.144
Conclusões do relatório do SIRESP garantem que "desempenho da rede esteve à altura da complexidade do teatro das operações" e que o serviço "não teve interrupções" no incêndio de Pedrógão Grande.
Vistos Gold

AR debate alterações na atribuição de vistos Gold

O Governo quer reduzir o valor necessário de investimento em pequenas e médias empresas. A proposta vai ser apresentada pela secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto.
Fogo de Pedrógão Grande

Fogos. SIRESP não funcionou por mais de 14 horas

1.028
O SIRESP não funcionou entre as 19h de sábado e as 9h30 de domingo, avança o jornal i. As comunicações só foram restabelecidas quando uma antena móvel chegou ao local, mais de catorze horas depois.
Fogo de Pedrógão Grande

MAI recusa comando único de prevenção e combate

152
Relatórios e recomendações do Parlamento indicam que prevenção, vigilância e combate deviam estar centralizadas num comando único. Estudos apontam vantagens, mas Governo não acolheu recomendação.
Fogo de Pedrógão Grande

Relatório. SIRESP tinha prometido não falhar

147
Um relatório do SIRESP sobre um incêndio no ano passado prometia tirar "ensinamentos" para repor mais depressa as comunicações. O sistema voltou a falhar em Pedrógão Grande.
Fogo de Pedrógão Grande

Bombeiros galegos impedidos de ajudar Portugal

13.513
Autoridades portuguesas terão impedido 60 bombeiros galegos de entrar no país. A ministra da Administração Interna diz que as ajudas têm de ser "devidamente enquadradas".
Fogo de Pedrógão Grande

Quem é Jorge Gomes, o rosto das piores notícias?

1.405
O secretário de Estado da Administração Interna tem sido o protagonista do Governo na tragédia de Pedrógão Grande. Empresário do ramo da informática e amigo de Vara, chegou ao topo do PS com Costa.
Bombeiros

Dois grupos vão rever financiamento dos bombeiros

O Ministério da Administração Interna vai criar dois grupos de trabalho para elaborar, até 30 de setembro, uma proposta de revisão da Lei de Financiamento das Associações Humanitárias e Bombeiros.
Administração Interna

Inspetores do SEF repudiam afirmações de mnistra

Sindicato do SEF manifestou "repúdio" pelo facto da ministra da Administração Interna classificar o serviço como uma estrutura "pesada" e com gestão de pessoal "inflexível".
Administração Interna

Terrorismo põe em causa espaço Schengen

A ministra da Administração Interna considerou que a crise dos refugiados e o terrorismo estão a pôr em causa o espaço Schengen e o acordo de livre circulação.
Administração Interna

Helicópteros Kamov avariados prontos em outubro

160
O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, disse que os dois helicópteros Kamov que estiveram avariados devem estar operacionais em outubro ou novembro.
Administração Interna

Governo prepara novos equipamentos para a PSP

A ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, adiantou que "estão em curso" os procedimentos para suprir algumas das lacunas sentidas pela PSP nos equipamentos e infraestruturas.
Secretas

Governo vai apresentar lei sobre "secretas"

O Governo vai entregar "em breve" uma proposta ao parlamento sobre o acesso, mediante condições, a metadados de eventuais suspeitos de terrorismo, anunciou a ministra da Administração Interna.
Administração Interna

Helicópteros Kamov avariados operacionais em 2018

O secretário de Estado da Administração Interna, Jorge Gomes, garantiu que no próximo ano os dois helicópteros Kamov do Estado português que se encontram avariados vão estar operacionais.
Governo

Governo iniciou reparação de helicópteros Kamov

161
O Governo já iniciou o procedimento para a reparação dos dois helicópteros Kamov que estão inoperacionais, após um parecer favorável do Ministério Público.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)