Depois da Elite Cup, antes do início do Campeonato. FC Porto e Óquei Barcelos defrontavam-se este sábado na disputa da Supertaça António Livramento, no Pavilhão Multiusos de Odivelas, e davam o pontapé de saída oficial na temporada daquele que pode ser considerado melhor hóquei em patins do mundo.
As duas equipas cruzaram-se há cerca de uma semana, com o FC Porto a derrotar o Óquei Barcelos nos quartos de final de uma Elite Cup que acabou por ser conquistada pelo Benfica, que venceu a Oliveirense na final, e voltam a defrontar-se daqui a quatro dias, na primeira jornada do Campeonato. Ou seja, o encontro deste domingo poderia servir como motivação, do lado dos dragões, ou vingança, do lado dos minhotos.
Supertaça António Livramento ????????Vamos, Dragões!????
????Porto Canal / FC Porto TV / App FC Porto#FCPortoHoquei #FCPortoSports pic.twitter.com/m43lbahKyb
— FC Porto (@FCPorto) October 19, 2024
“As duas equipas já se conhecem bastante bem, tal como os dois treinadores. Os jogos com o Óquei de Barcelos são sempre especiais e difíceis, seja em casa deles, em nossa casa ou em campo neutro. Apesar de na semana passada termos ganho 6-1, isso não quer dizer nada para este jogo, agora é outra história, até porque talvez o 6-1 seja exagerado tendo em conta a qualidade das duas equipas. Preparámos o jogo anterior como sendo de ‘mata-mata’ e este acaba por ser igual. Queremos ganhar e estamos preparados para o que der e vier”, explicou Hélder Nunes, uma das referências do FC Porto, na antevisão da partida.
“Vamos esperar com certeza uma equipa nossa completamente diferente. De forma geral, o FC Porto foi melhor do que nós. Naturalmente, como treinador, tenho de reconhecer que o FC Porto é uma equipa superior, mas não existe esta diferença de 6-1. Portanto, garanto que, no sábado, estaremos aqui com o objetivo de discutir a Supertaça. E espero estar aqui como treinador vencedor”, disse Rui Neto, ainda na semana passada, logo depois de perder com os dragões na Elite Cup.
???????? Supertaça António Livramento pic.twitter.com/JbHnP5rcSp
— FC Porto (@FCPorto) October 19, 2024
Era neste contexto que, este sábado, as duas equipas voltavam a encontrar-se: de um lado, um FC Porto que era campeão nacional e que conquistou a última Taça de Portugal; do outro, um Óquei Barcelos que chegava à Supertaça por ter estado precisamente na final da Taça de Portugal que os dragões venceram. Ricardo Ares lançava Xavier Malián, Ezequiel Mena, Carlo di Benedetto, Gonçalo Alves e Hélder Nunes no cinco inicial, enquanto que Rui Neto colocava Conti Acevedo, Danilo Rampulla, Luís Querido, Vieirinha e Miguel Rocha.
Rampulla abriu o marcador para os minhotos (7′), ainda numa fase embrionária da partida, mas Di Benedetto demorou muito pouco a responder e a empatar (8′). Logo depois de um timeout pedido por Ricardo Ares, Rafa Costa marcou (13′) e garantiu a vantagem que o FC Porto levou para o intervalo.
Dragões em Odivelas para a Supertaça António Livramento????????#FCPortoHoquei #FCPortoSports pic.twitter.com/2iBAVF6qFh
— FC Porto (@FCPorto) October 19, 2024
Nos primeiros instantes da segunda parte, Miguel Rocha recuperou a igualdade (7′), com Pedro Silva e marcar o golo da vitória pouco depois (23′). No fim, o Óquei Barcelos já não deixou fugir a reviravolta e carimbou o triunfo contra o FC Porto (2-3), vingando-se da derrota na Elite Cup e conquistando a Supertaça António Livramento pela quinta vez e pela primeira desde 2004, sucedendo ao Benfica.
????Resultado final da Supertaça António Livramento #FCPortoHoquei #FCPortoSports pic.twitter.com/NWfUY0BikA
— FC Porto (@FCPorto) October 19, 2024