Olá

857kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Relações

Emissão Especial

Eleições França. Trocaram um populismo por outro?

Jorge Fernandes mostra-se surpreendido com as projeções, depois das sondagens apontarem a Le Pen. José Filipe Pinto lembra: trocar extrema-direita por extrema-esquerda é trocar um populismo por outro.
Futuro

E se na rua conhecêssemos uma pessoa normal e...

Em 2020 seria inimaginável, mas estamos em 2024. Talvez em 2050 estejamos a reservar por encomenda o homem ou a mulher perfeita.
Geórgia

Lei russa: EUA reveem relações com Geórgia 

"Teremos em conta as ações da Geórgia para decidir as nossas" avisou Blinken, recomendando aos líderes georgianos que reconsiderassem a lei e promovessem "as ambições euro-atlânticas" do país.
Relações

Preferias um homem ou um urso?

“Estás sozinha no meio da floresta e ouves um barulho. Quem preferias que estivesse atrás de ti, um homem ou um urso? A nova moda das redes sociais”
Fact Check

Estudo diz que mulheres preservam ADN dos homens?

É uma informação falsa e retirada do contexto de um estudo sobre microquimerismo fetal. O estudo em causa apenas se debruça sobre a existência de ADN de fetos masculinos na gravidez.
Justiça

EUA. Tinder acusada de promover uso compulsivo

Match Group, proprietária do Tinder, Hinge e outras aplicações de encontros, é acusada em processo judicial de usar "manipulação de dopamina" para "prender" e viciar utilizadores e assim gerar lucros.
Celebridades

Mariah Carey e Bryan Tanaka anunciam separação

Separação foi confirmada pelo ex-companheiro da cantora de "All I Want For Christmas is You" nas redes sociais. Casal estava junto desde 2016.
Resposta Pronta

"Se casal quiser bênção, padre pode dizer 'não"

Apesar do documento assinado pelo Papa a abrir a porta à bênção de casais homossexuais, não é uma aprovação das relações. Especialista em religião Filipe d'Avillez explica os dois lados do documento.
Comportamento

E não é que dei em conselheiro sentimental?

Se me pedem ajuda não fico indiferente e muito menos consigo ser o que me mandam ser hoje: assético.
Ai Portugueses

Um canto ao amor estável

Chega de músicas sobre traição e em que o amor não é correspondido! “30 anos disto” poderia ser o título de um álbum sobre amor duradouro e verdadeiro, e “Já ouvi, já vou” o nome de uma das faixas.
Desemprego

Número de casais desempregados sobe 3,5% em agosto

Os casais em situação de duplo desemprego aumentaram para 4.663, o que se traduz num crescimento de 3,6% em cadeia, segundo os dados divulgados Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).
BP

CEO da BP demite-se devido a relações com colegas

Gigante petrolífera britânica está a investigar as alegações e o próprio Bernard Looney admite que não revelou todas as relações que manteve com colegas. Histórias circulariam em grupos de WhatsApp.
Relações

Se os opostos não se atraem, o que junta casais?

Talvez a melhor resposta esteja noutra expressão: "Diz-me com quem andas e dir-te-ei o que consomes (ou os teus ideais políticos)". É neste sentido que aponta mais de uma centena de anos de estudos.
Casamento

Casal brasileiro morre com intervalo de 4 horas

Mamédio foi internado no hospital para garantir que tomava a medicação, mas acabou por morrer. Passadas quatro horas a mulher, Ana Magalhães, não resistiu à pneumonia e morreu em casa.
Comportamento

O primeiro domingo depois da lua cheia

Fazer pela vida é realizar, ir atrás dos sonhos, engendrar um projecto e erguê-lo com delicadeza. Refazer a vida é a forma minimalista de dizer que se terá elegido outra pessoa com quem se quis viver.
Relações

Co-dependência ou liberdade?

Hoje, fala-se mais dos perigos do amor. Como a co-dependência. Como se precisarmos de alguém e não admitirmos a nossa vida sem essa pessoa ao pé de nós fosse duma toxicidade doentia.
Fact Check

Piqué gozou com Shakira em frente ao filho?

Publicação nas redes sociais mostra antigo jogador a passar a última música da ex-mulher e a dizer que a tinha aturado “14 ou 15 anos”.
Com pés e cabeça

O Tinder é "duro" mas "muitos procuram algo sério"

Há quem procure amor, sexo ou amizade. Há burlões e até quem as use para vender casas. No livro "Swipe, Match, Date", Rita Sepúlveda criou um guia para ajudar a navegar o mundo das apps de encontros.
Porque Sim Não é Resposta

Há quem não consiga passar sem o outro

E qual é o problema? Todos dependemos do outro. Falamos de "dependência emocial". Dependemos dos outros por vontade? Ou porque não conseguimos evitar? 
IEFP

Casais com ambos desempregados recua 21%

Novos dados do Instituto do Emprego e Formação Profissional referem um total de 4.504 casais desempregados em agosto de 2022, representando -21,3 % quando comparado com o período homólogo de 2021.
Viana do Castelo

Detido suspeito de tentar matar ex-namorada

Alegado agressor, de 30 anos, terá desferido contra a ex-namorada, de 26, vários murros e pontapés, atirando-a de um paredão de quatro metros. Ainda lhe terá apertado o pescoço e tentado afogá-la.
Comportamento

Um problema de comunicação

“Um problema de comunicação” vale tanto quanto, depois de argumentarmos sobre um, outro e mais outro aspectos, nos respondem com um seco “é o que tu achas”. Como se nada se pudesse conversar entre nós
Fact Check

Finlândia aprova relações com menores de 10 anos?

Está a ser partilhada nas redes sociais que a Finlândia considera "legais" as relações sexuais com menores de 10 anos. A publicação baseia-se num caso polémico de 2018 no país. Será verdade?
Com pés e cabeça

"Love bombing": gestos românticos ou narcisismo?

Elogios e presentes exagerados no início da relação podem ser sinais de que namora com um narcisista patológico. "Um dia trata-te muito mal, no seguinte ama-te como se nada tivesse acontecido".
Relações

Aceitas divorciar-te de mim?

A pandemia tem, efetivamente, rompido com muitos casamentos mas também tem colocado muitos casais sob o escrutínio. Com alguma distância e ponderação, muitos têm respondido “não, não aceito”.
Relações

Jelena Djokovic, a mulher anti-vacinas de Novak

Presença assídua nas bancadas dos torneios de ténis, Jelena disse que a Covid-19 estaria a ser causada pelo 5G. Tem um blog, onde é notória a preferência pelas medicinas alternativas.
Burla

Atleta achava que namorava com Alessandra Ambrosio

Nunca se encontraram pessoalmente e Roberto Cazzaniga nunca desconfiou que estivesse a ser vítima de burla. Perdeu 700 mil euros. Televisão italiana descobriu quem era a alegada Alessandra.
Relações

Tudo começa por um desgosto

Há uma certa toxicidade numa relação amorosa que se faz com os desgostos que se guardam. São colecções de pequenos desgostos. Na verdade, pequenas pedras. Depois, cercas e muros. Finalmente, escarpas.
Nostalgia

A história de John Kennedy Jr. e Carolyn Bessette

Foram um dos casais sensação dos anos 90, sobretudo no que diz respeito à moda. A vida atribulada, o casamento curto e a morte prematura vão agora dar origem a uma série.
Google

Google bane aplicações de "sugar-daddy"

Google bane quaisquer aplicações que promovam prostituição e serviços "sugar-daddy". Críticos afirmam que nem sempre este tipo de relações envolvem sexo.
Relações

“Os maridos das outras” e “as mulheres dos outros”

Às vezes, tenho a impressão que esta expressão serve para dizermos, “em português suave”, que as pessoas que escolhemos para ter ao pé de nós se tornam, com o tempo, uma desilusão.
Morte

Morrer assim

Não se passa incólume pelo heroísmo, testemunhá-lo confere pesada responsabilidade. Como perceber que bem vistas as coisas, a santidade está afinal mais vezes do que se pensa, ao alcance da mão.
Relações

Encontrar namorado(a)s não é prioridade!

Pense nos pilares da sua vida: pessoas de família, filhos, amigos, trabalho, desporto, estudo, viagens, atividades de lazer. Já são realidades suficientes para ocupar a cabeça e alimentar a alma, não?
Comportamento

Infelizes, devagarinho 

A diferença entre ser feliz ou infeliz, devagarinho, traça-se pela forma como, sempre que somos felizes, quando olhamos quem se ama, se sente que a beleza dessa pessoa será “a luz dos nossos olhos".
Envelhecimento

A sós

O mundo semi-aberto não é o mesmo. É pior. Os miúdos voltaram à escola, os pais ao trabalho, mas não à casa da avó. "Para me proteger. Mas quantos anos é que vou viver? Estes são os meus últimos anos"
Relações

Fazer conversa e desconversar

Assusta-me a forma displicente como aceitamos que haja quem viva em confinamento há 8 meses. Que não se viva este “isolamento profiláctico” quase como enlouquecedor já me assombra.
Relações

Amar a medo

Ter medo de um pai não faz com que se goste mais dele. Não o torna mais apetecível como objecto de admiração.
Amor

Todo o prazer será premiado

Quando crescemos em areias tão movediças da nossa relação com a verdade, não admira que o amor - que é uma nudez recíproca, por dentro - seja tão escorregadio.
Relações

Infernos privados

Ao contrário do que podia ser, acabamos todos por ter os nossos infernos privados. Povoados de pessoas que queríamos esquecer. O inferno em que pomos os outros são as chamas que nos devoram a nós.
Relações

Alguém é feliz sozinho?

Não há como, envelhecendo, sermos jovens. Não há como ser, ao mesmo tempo, mais passado e mais futuro. Não há como ser feliz sozinho!

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas