Nos últimos anos, sempre que a questão do fim da carreira se colocava, LeBron James deixava bem claro que ainda tinha um sonho por concretizar: jogar com o filho mais velho, Bronny, que estava cada vez mais perto de chegar à NBA. Esta terça-feira, no arranque de mais uma temporada, o sonho concretizou-se. LeBron e Bronny James são os primeiros pai e filho a partilhar o court num jogo da principal liga de basquetebol do mundo.
Depois de já terem tido a primeira oportunidade de se habituarem à nova realidade durante a pré-temporada, com alguns minutos em conjunto num jogo de preparação contra os Phoenix Suns, pai e filho voltaram a jogar em simultâneo na primeira jornada da NBA e contra os Minnesota Timberwolves. O momento histórico aconteceu no final do segundo período, quando Lebron e Bronny entraram em court ao mesmo tempo e causaram uma explosão de entusiasmo na Crypto.com Arena de Los Angeles.
Family business. pic.twitter.com/vMVbOQvY9K
— Los Angeles Lakers (@Lakers) October 23, 2024
Pai e filho jogaram em conjunto durante menos de três minutos, sendo que LeBron tinha integrado o onze inicial e já tinha atuado durante 13 minutos antes de Bronny ser lançado. No fim, os Lakers arrancaram a temporada com uma vitória (110-103), com LeBron a registar 16 pontos, quatro assistências e cinco ressaltos e Bronny a terminar os primeiros instantes na NBA com um ressalto e ainda sem se estrear a marcar.
Nos vídeos que entretanto surgiram nas redes sociais, é possível ver a última conversa entre LeBron e Bronny antes de entrarem juntos. “Estás pronto? Viste a intensidade, certo? Mas joga sem preocupações. Não te preocupes com erros. Vai para lá e joga duro”, disse o pai ao filho ainda no banco de suplentes. Mais tarde, em declarações à comunicação social, o jogador de 39 anos confirmou o caráter especial do jogo.
Close the night with a father-son handshake ???? https://t.co/B8wXA9vgwd pic.twitter.com/c2QDxHHHKM
— NBA (@NBA) October 23, 2024
“Aquele momento, entrarmos juntos em campo, é um momento que nunca esquecerei. Não importa o quanto ainda vou envelhecer, a memória que ainda vou perder ou algo do género, eu nunca vou esquecer aquele momento”, explicou LeBron, que iniciou a 22.ª época na NBA. “Tentei não me focar em tudo aquilo que está a acontecer à minha volta. Tentei concentrar-me no facto de estar a estrear-me, de ser um rookie, e em tentar não fazer asneira. Mas claro que senti a energia. E agradeço aos adeptos por terem mostrado tanto apoio, a mim e ao meu pai”, acrescentou Bronny, de 20 anos, que foi a 55.ª escolha do último draft.
Apesar de terem alcançado um feito inédito na NBA, LeBron e Bronny não são o primeiro par de pai e filho a atuar juntos no desporto norte-americano — e os protagonistas de um episódio semelhante estavam na primeira fila da Crypto.com Arena a assistir ao jogo. No início dos anos 90, Ken Griffey Sr. e Ken Griffey Jr. partilharam 51 jogos pelos Seattle Mariners, na Major League Baseball, no que também um momento inédito no basebol. Esta terça-feira, tiveram vista privilegiada para assistir a LeBron e Bronny James alcançarem o mesmo.
A lista, embora curta, não se resume aos Griffey e aos James. Tim Raines Sr. e Tim Raines Jr. jogaram juntos em 2001, também na MLB, pelos Baltimore Orioles. No hóquei no gelo, Gordie Howe alcançou o impressionante feito de ter jogado com os dois filhos, Mark e Marty, tanto pelos Houston Aeros como pela seleção do Canadá.