O líder taiwanês, William Lai, afirmou esta sexta-feira que Taiwan “não cederá um centímetro” do seu território, durante uma visita às ilhas Kinmen, a apenas cinco quilómetros da cidade de Xiamen, na China continental.

Não cederemos um centímetro do território de Taiwan, Penghu, Kinmen e Matsu para defender firmemente a nossa pátria”, declarou Lai, enumerando as várias ilhas administradas por Taipé.

A visita às ilhas Kinmen segue-se a exercícios militares organizados pela China na terça-feira e por Taiwan na quinta-feira nas águas do Estreito de Taiwan, que incluíram disparos com munições reais.

A deslocação de Lai ocorre no dia em que se celebra o 75.º aniversário de uma vitória militar dos nacionalistas de Taiwan sobre as forças comunistas do continente chinês pelo controlo das ilhas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na sequência da fundação da República Popular da China, em 1 de outubro de 1949, os nacionalistas infligiram uma derrota militar aos comunistas, que foram obrigados a renunciar às ilhas Kinmen após a batalha de Guningtou.

As divergências entre Pequim e Taipé remontam à longa guerra civil entre os combatentes comunistas liderados por Mao Zedong e as forças nacionalistas de Chiang Kai-shek.

Derrotados pelos comunistas, que fundaram a República Popular da China, os nacionalistas fugiram para Taiwan.

A China considera Taiwan como uma das suas províncias, que ainda não conseguiu reunificar com o resto do seu território desde o fim da guerra civil chinesa em 1949.

A China afirma-se favorável a uma reunificação pacífica, mas reitera que não exclui a possibilidade de “recorrer à força”, se necessário.

As relações entre Pequim e Taipé têm-se deteriorado desde 2016, altura em que Tsai Ing-wen se tornou líder de Taiwan. William Lai, que era vice-presidente na administração de Tsai, manteve a posição de defesa da soberania do território.

A China acusou ambos de procurarem aprofundar o fosso entre a ilha e o continente. Em resposta, Pequim intensificou a pressão diplomática e a atividade militar em torno do território.