O Partido dos Trabalhadores (PT), do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, venceu apenas em uma das quatro capitais regionais em que tinha candidato próprio na segunda volta nas eleições municipais, realizadas este domingo. Destaque para a derrota em São Paulo, onde venceu o atual prefeito e candidato apoiado por Jair Bolsonaro.

O partido venceu apenas em Fortaleza, capital regional do Ceará, onde o candidato Evandro Leitão disputou a liderança da cidade contra o deputado federal bolsonarista André Fernandes, na segunda volta das municipais. Foi uma disputa muito renhida, decidida por uma diferença mínima de 10.838 votos a favor de Leitão, que obteve 50,38% contra 49,62% de Fernandes.

O PT foi derrotado por partidos de direita e extrema-direita nas cidades de Porto Alegre, capital regional do Rio Grande do Sul, que reelegeu o atual prefeito Sebastião Melo, do Movimento Democrático Brasileiro, e na cidade de Natal, capital regional do Rio Grande do Norte, onde a deputada federal do PT, Natália Bonavides, obteve 44,66% dos votos e perdeu para Paulinho Freire, do partido de centro direita União Brasil, que alcançou 55,34%.

A outra cidade em que o partido de Lula da Silva acabou derrotado foi Cuiabá, capital regional do Mato Grosso, onde o deputado federal bolsonarista Abilio Brunini, do Partido Liberal (PL), venceu com 53,80% dos votos a disputa contra o deputado estadual do PT Lúdio Cabral, que conseguiu 46,20%.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao contrário de Portugal, que adota um sistema de lista fechada, a escolha dos prefeitos no Brasil é feita a partir de um sistema de lista aberta no qual as vagas são conquistadas diretamente pelo candidato mais votado.

A lei eleitoral brasileira prevê votações em duas voltas nas cidades com mais de 200 mil eleitores onde o candidato mais votado não conseguiu superar a metade dos votos válidos (cálculo que exclui votos em branco e nulos).

Candidato apoiado por Bolsonaro vence em São Paulo

Os resultados da segunda volta às eleições para a prefeitura de São Paulo foram conhecidos às 18h43 locais. Ricardo Nunes o candidato apoiado pelo ex-Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, foi o vencedor e mantém-se assim na liderança da maior cidade do Brasil.

Numa altura em que estão contados cerca de 89% dos votos, Ricardo Nunes já foi declarado vencedor, tendo assegurado um “sim” de 59,56% dos eleitores, noticiou a CNN Brasil. Concorreu com uma coligação composta por 12 partidos e enfrentou o candidato apoiado pelo Presidente Lula da Silva, Guilherme Boulos, que se ficou pelos 40,43% de votos.

Candidatos de Bolsonaro e Lula na segunda volta das eleições em São Paulo

Na primeira volta das eleições, cerca de 30 mil votos separaram Ricardo Nunes, do partido de centro direita Movimento Democrático Brasileiro (MDB), e Guilherme Boulos, deputado federal do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), no final da primeira volta.

O político e empresário, de 56 anos, assumiu a liderança de São Paulo em 2021, após a morte do prefeito em funções. Vai tomar posse no dia 1 de janeiro e, segundo a CNN, terá como vice o coronel Mello Araújo, indicado por Jair Bolsonaro.