Para quem procura uma moto de estrada concorrente da Honda Gold Wing, com ênfase no conforto e com pouca vontade em agradar aos que visam um veículo de duas rodas leve, ágil e mais desportivo, passa a existir uma nova proposta no mercado. Trata-se da Souo S2000, fabricada na China pela Great Wall Motors (GWM), que ultrapassa a rival japonesa em cilindrada, número de cilindros, potência e… peso.

A S2000 é a primeira moto da recém-criada Souo, a mais recente marca do grupo estatal chinês GWM, que já é uma das 10 maiores empresas da área automóvel e que agora se lança nas duas rodas. Com linhas exteriores próximas da Gold Wing, a referência no mercado ocidental, a S2000 começa por surpreender ao subir a cilindrada da moto nipónica de 1,89 para 2,0 litros. Isto eleva a potência dos 125 cv da Honda para os 152 cv da Souo.

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Mais do que a potência, a moto de viagem chinesa pretende dar nas vistas pela nobreza e sofisticação da mecânica. Em vez dos seis cilindros opostos da Gold Wing, a S2000 monta um motor de oito cilindros opostos, um número de cilindros que não só é raro encontrar em veículos com duas rodas, como é também difícil de encaixar numa moto produzida em série, com esta solução a poder atrair os condutores que apreciam motores mais melodiosos, suaves e isentos de vibrações devido ao maior número de cilindros.

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Com 1,81 m de comprimento (mais 11,5 cm do que a Honda), a S2000 anuncia um peso de 461 kg, o que equivale a 78 kg mais do que a Gold Wing. Contudo, nem o peso superior em 17% impede a moto chinesa de anunciar uma velocidade máxima de 210 km/h, com a S2000 a ser proposta nas versões ST (modelo base), GL (com banco traseiro mais volumoso e pack de malas de viagem) e GL Founder Edition, com decoração em preto mate e dourado.

O preço da Souo S2000 arranca abaixo dos 30.000€ (na China), que é simultaneamente o preço da Gold Wing em Portugal, para depois a versão mais equipada da moto chinesa ser proposta por cerca de 40.000€. Contudo, esta rival da mítica Gold Wing tem ainda de provar, aos seus potenciais clientes, que está ao mesmo nível em matéria de robustez e comportamento, o que está longe de ser uma tarefa fácil.