Em atualização

O Centro de Atendimento do INEM registou falhas na manhã desta quinta-feira, confirmou ao Observador fonte oficial do INEM, que apontou para “constrangimentos informáticos“. A mesma fonte ressalva, no entanto, que não houve “atraso no atendimento das chamadas” e, pela hora de almoço desta quinta-feira, o INEM indicou que o problema já está solucionado, embora ainda se esteja a investigar a origem do problema.

O INEM indicou, em comunicado, que o problema no sistema informático ocorreu entre as 9h30 e as 12h00 e “não afetou o atendimento, a triagem nem o acionamento de meios de emergência”. “Ainda assim, o INEM reforçou de imediato o número de trabalhadores no Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) para garantir que nenhuma situação ficasse por atender”, acrescenta-se.

A Comissão de Trabalhadores do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) complementou que “os profissionais do INEM acorreram de forma célere, de modo a reforçar as equipas que já se encontravam escaladas para os CODU e no momento a informação que dispomos é que não existem chamadas em espera e estão a ser envidados todos os esforços para repor o normal funcionamento dos serviços”, salienta em comunicado.

A Comissão de Trabalhadores agradece “a todos os profissionais das várias carreiras que se mobilizaram e demonstraram inequivocamente que os cidadãos” podem contar com eles.

Acionamento de meios de emergência foi feito manualmente

Enquanto o problema durou, o acionamento dos meios de emergência passou “a ser feito por meios de contingência”. Segundo apurou o Observador, manualmente. O INEM admitiu que poderia, por isso, haver atrasos no despacho dos meios de assistência de emergência pré-hospitalar.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

“Face a notícias divulgadas em alguns meios de comunicação social, o Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM) informa que o atendimento, triagem e acionamentos de meios de socorro estão a funcionar. Neste momento não existem chamadas em espera“, garantiu o INEM num primeiro comunicado. “Qualquer alteração destas circunstâncias será comunicada às populações, como é habitual, dentro da política de transparência que o INEM sempre segue”, acrescenta o instituto na nota.

“Existem ou existiram constrangimentos no CODU Norte e no CODU Coimbra ao nível do sistema informático de triagem de chamadas, pelo que terá sido necessário o acionamento do sistema de redundância, com a triagem manual e o subsequente acionamento de meios”, relatou Rui Lázaro à Rádio Observador. O Presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar afirma que o acionamento deste sistema de redundância “não significa necessariamente que existam atrasos”. “Os técnicos dispõem de formação para fazer esta triagem de forma manual”, assegura.

Sindicato dos Técnicos de Emergência diz que problemas informáticos no INEM devem ficar resolvidos em breve

Carlos Silva, presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Médica diz que falhas informáticas deste tipo registaram-se “duas ou três vezes nos últimos anos” e que se podem justificar através de “atualizações do sistema” ou de “problemas na rede”.

O problema informático desta manhã foi descrito por Luís Canária, presidente da Associação Nacional dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, como uma situação “pontual”, que já se registou antes. O dirigente sindical nota que existe sempre uma redundância em relação aos sistemas em casos de anomalia informática.

“Há, ainda, telemóveis e rádios para substituir”, garante, reconhecendo que “não deixa de ser uma situação de relevo de constrangimentos no INEM”.