O FC Porto colocou esta quarta-feira à venda uma camisola de jogo “especial e exclusiva” para apoiar uma campanha de eliminação de violência contra as mulheres promovida pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV).

“O objetivo é sensibilizar para o problema da violência doméstica. A camisola inclui propositadamente pormenores em roxo, para que a cor normalmente associada a marcas de agressão se transforme em símbolo de solidariedade e apoio. O roxo deve ser vestido e nunca marcado na pele”, indicam os dragões, em comunicado.

A equipa feminina de futebol do FC Porto, criada esta época e que disputa a III Divisão, vai utilizar esta camisola no domingo, no desafio frente ao Leixões, no Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, Vila Nova de Gaia.

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A campanha, que tem como lema “Stop the purple. Roxo é para vestir e não para marcar”, voltará a ser assinalada no dia seguinte, segunda-feira, quando se celebra o Dia Internacional para a Eliminação de Violência contra as Mulheres.

“Dada a crescente visibilidade da nossa equipa feminina, entendemos que era o momento de fazermos algo em conjunto com a APAV, alertando para um problema que é transversal à nossa sociedade. O FC Porto não se desliga da sua responsabilidade social e a aposta que está a ser feita no futebol feminino permite-nos alavancar temas tão relevantes como este. Sentimos que, enquanto clube, o nosso papel é fundamental para passar a mensagem”, destacou o diretor de marketing dos azuis e brancos, Tiago Gouveia.

Já Rita Barbosa, coordenadora de angariação de fundos e parcerias, destaca a atenção que o FC Porto, “um dos maiores clubes portugueses”, poderá trazer para a causa, assumindo o “orgulho” por ver as atletas portistas “apoiar esta causa”.