268kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica. Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui.

Violência

Ministério Público

Nove militares da GNR acusados de tortura 

O caso ocorreu no dia 25 de agosto de 2019 e a vítima terá sido um homem suspeito de ter furtado um automóvel pertencente a um dos militares.
Jerusalém

Desfile em Jerusalém sem incidentes graves

Na resposta a este desfile, que celebra a soberania israelita sobre a Cidade Santa, na data que os israelitas consideram de reunificação, os palestinianos em Gaza responderam com balões incendiários.
FBI

FBI. Seguidores de QAnon podem ficar violentos

222
Os seguidores da teoria da conspiração QAnon estão sob olhar atento do FBI. A polícia americana acredita que a frustração crescente nesta seita pode levar a violência contra democratas.
Cascais

Cascais. Confronto entre grupos faz um ferido

748
Uma pessoa ficou ferida, neste sábado, na sequência de um confronto "violento entre grupos rivais" na praia da Conceição, em Cascais.
Violência Doméstica

Homem detido por homicídio da mulher

O homem suspeito do homicídio de uma mulher "em contexto de violência doméstica", no dia 4 de junho, em Castanheira de Pera, no distrito de Leiria, foi detido e encontra-se em prisão preventiva.
Moçambique

Tanzânia recusa campo de refugiados por segurança 

Ficou acordado entre dos dois governos que os cidadãos moçambicanos que fogem para a Tanzânia serão transportados com proteção das autoridades tanzanianas até à fronteira de Negomano.
Myanmar

Escalada de violência em Myanmar é "catástrofe"

A responsável diz que mais de 108.000 pessoas fugiram de casa no estado de Kayah, no leste do país, nas últimas três semanas. Casas de civis e igrejas estão a ser bombardeadas.
Bolívia

Bolívia. Deputados à pancada na Assembleia

Cena de murros e pontapé foi motivada pela intervenção de ministro do MAS acerca dos problemas pós-eleitorais de 2019. O senador do partido da oposição acabou por ser responsabilizado pelo governo.
Violência Doméstica

Vítimas de violência doméstica com mais apoio

303
Esta quarta-feira é apresentado um novo plano de reforço de prevenção e combate à violência doméstica, apontando que a pandemia da Covid-19 e os períodos de férias que se aproximam o justificam.
Moçambique

Moçambique. Insurgentes usam mulheres em combates

O estudo apurou que os grupos rebeldes que atuam na província de Cabo Delgado contam com mulheres em tarefas de recrutamento, observação (espionagem) e ações armadas.
Manifestações

Porto. Assédio sexual e perseguições aumentaram 

Sob o lema "As ruas são nossas" cerca de 100 pessoas manifestaram-se no Porto contra "violência machista". Liga Feminista denunciou aumento de assédio e perseguições no Porto e Matosinhos desde abril.
Moçambique

Tanzânia nega asilo a 3800 refugiados moçambicanos

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados anunciou esta sexta-feira, que a Tanzânia recusou asilo a 3.800 moçambicanos em fuga dos ataques em Palma, Cabo Delgado, durante o mês de maio.
Violência Doméstica

Detido por violência doméstica contra a mãe

Os militares da Guarda deslocaram-se de imediato para o local, tendo presenciado o agressor a injuriar e a ameaçar de morte a vítima, a mãe de 82 anos, no concelho de Cabeceiras de Basto.
Violência Doméstica

Violência doméstica: 100 casos, 50 absolvições /premium

101
De 100 sentenças estudadas, cerca de 50% eram absolvições e em mais de 25% dos casos foi aplicada pena suspensa. "É preciso ir contra a vontade da vítima", defende juíza. Problema também está na lei.
Terrorismo

Portugal reforça combate ao terrorismo 

Os 19 acordos internacionais, a que Portugal aderiu, permitem uma resposta coordenada e mais eficaz contra a violência extremista, com "obrigações" para os estados-membros, lê-se no comunicado.
Violência Doméstica

Estatuto de vítimas para crianças que presenciam

A par da petição, vão ser discutidos projetos de lei, pelo reforço da proteção de crianças que vivam em contexto de violência e pelo reforço do seu direito à participação efetiva nas decisões.
Violência Doméstica

Prisão preventiva por ameaçar e agredir mulher

O suspeito, de 47 anos, habitual consumidor de bebidas alcoólicas e com antecedentes criminais por ofensas à integridade, terá agredido e ameaçado de morte a esposa de 45 anos, com quem vivia há 23.
Violência Doméstica

Violência doméstica aumenta em maiores de 65 anos

Os crimes de violência doméstica a maiores de 65 anos aumentaram 3,7% face a 2019, registando-se 1.418 denúncias, principalmente "a ocorrida nas relações entre ascendentes e descendentes".
Violência Doméstica

Pontapés são agressões de "pouca gravidade" 

2116
Apenas o juiz Luís Teixeira votou vencido contra a decisão de suspender a pena de prisão a que o agressor tinha sido condenado na primeira instância.
Indígenas

Garimpeiros incendeiam casas em aldeia indígena 

Horas antes de o fogo ter sido ateado, os garimpeiros ilegais chegaram a atacar as forças federais que estavam no terreno.
Violência Doméstica

Grave. É grave

256
Até quando vamos subindo o limiar mínimo de violência e desrespeito que um homem tem que ultrapassar até podermos condenar?
Violência Doméstica

GNR detém suspeito de violência doméstica

O suspeito foi detido através do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas. O homem infligiu maus-tratos verbais, psicológicos e ameaças de morte à vítima, sua companheira.
Violência Doméstica

Demasiado cruel, juíza Isabel! /premium

629
O que esta juíza fez, foi inocentar os agressores e condenar ainda mais as vítimas. Inexplicavelmente, pôs-se do lado dos que maltratam e maltratou, também ela, a mulher agredida.
Violência Doméstica

Supremo confirma condenação de juiz 

A advogada da vítima diz que o acórdão é "sinal de esperança para todas as vítimas da violência emocional e psíquica, e prova o respeito dos tribunais portugueses pelos direitos humanos das mulheres".
Violência Doméstica

Absolvido homem que arrastou mulher pelo pescoço

2648
Mulher foi agarrada pelo pescoço e arrastada até ao carro. Nunca testemunhou. Tribunal de Paredes dá agressão como provada, mas ato não teve "crueldade" suficiente para ser violência doméstica.
Moçambique

França vai apoiar Moçambique contra terrorismo 

Emmanuel Mácron manifestou a abertura da França para apoiar Moçambique e a ajuda poderá focar-se nas áreas humanitária e de formação militar face à violência armada em Cabo Delgado.
Atualidade

Gaza. Imagens do conflito mais violento desde 2014

Israel e a Faixa de Gaza têm sido palco de vários bombardeamentos nos últimos 10 dias. Já morreram mais de 200 pessoas. Um vídeo para perceber o que desencadeou a escalada de violência.
Médio Oriente

UE exige cessar-fogo imediato no Médio Oriente

984
A tomada de posição da União Europeia tem como primeiro objetivo "proteger os civis e garantir pleno acesso humanitário a Gaza", depois das elevadas baixas dos últimos dias. Hungria absteve-se.
Palestina

Mundo está "calado" e sabe qual é "a solução"

469
Nassim Khalayel gosta "tanto" de viver em Portugal e considera que, "infelizmente", o Governo português está a usar dois pesos e duas medidas. Sabe "quem é o agressor e quem é a vítima".
Moçambique

Moçambique. Total confia na reposição da segurança

"Estamos a confiar plenamente no governo de Moçambique, na capacidade de ganhar esta guerra, ter uma área pacificada e assim que Cabo Delgado volte a ter paz, a Total voltará", diz o seu presidente.
Palestina

Organizações palestinianas convocam greve geral

"Empresas, escolas, universidades e escritórios nos territórios ocupados" estão convocados para encerrarem portas na sequência do apelo do partido nacionalista Fatah.
Bloco de Esquerda

BE defende presunção de inocência de Luís Monteiro

550
"As acusações nas redes sociais não determinam a sua veracidade e, portanto, o caminho será feito" nos tribunais, disse a líder do BE relativamente às acusações de violência feitas a Luís Monteiro.
Bloco de Esquerda

A superioridade imoral do Bloco de Esquerda /premium

1052
Vimos mais uma vez como o Bloco de Esquerda é indiferente a questões como a violência doméstica. O uso que delas faz é oportunista e cínico, apenas para atacar o “sistema burguês”.
Conflito Israelo-palestiniano

Hamas anuncia disparo de rocket sobre aeroporto

Os voos com destino ao aeroporto Ben Gurion, em Telavive, tinham sido desviados para o aeroporto de Ramon por causa de rockets lançados esta semana. Agora, o alvo foi o aeroporto de Ramon.
Sporting campeão

O que falhou nos festejos do Sporting? /premium

O Sporting foi campeão 19 anos depois e os adeptos saíram à rua como se o país não estivesse em pandemia, muitos sem máscara e sem distanciamento físico. Mas quem são os culpados?
Israel

Israel anuncia novo ataque contra Gaza

Tensão entre Israel e Palestina continua: as forças israelitas indicaram ter "concluído uma série de ataques, que atingiram casas de responsáveis" do movimento de resistência Hamas.
Israel

ONU "profundamente preocupada" com Israel

"Condenamos toda a violência e toda a incitação à violência, assim como as divisões étnicas e as provocações" afirma a ONU, sobre o aumento da violência em Israel e nos territórios palestinianos.
Igualdade de Género

Treze países querem Turquia de volta a convenção

Os ministros dos países dizem estar "profundamente alarmados" pelos "ataques sem precedentes aos direitos e à segurança das mulheres" na base da decisão do país em abandonar a Convenção de Istambul.
Violência Doméstica

#MeToo bloqueado /premium

118
O Bloco só não assobia para o lado porque tem medo que o assobio seja entendido como piropo. Hipocrisia, sim; sexismo é que não!
Jerusalém

Abbas condena "ataque brutal" em Jerusalém 

O primeiro-ministro da Autoridade Palestiniana considerou Israel "responsável" pelos confrontos que causaram centenas de feridos e pediu "uma intervenção imediata da comunidade internacional".
Jerusalém

Centenas de feridos em confrontos com polícia 

302
Pelo menos 305 palestinianos ficaram feridos devido confrontos com a polícia israelita na Esplanada das Mesquitas — entre os quais 21 polícias. Sete dos feridos estão em estado grave.
Violência Doméstica

Mulheres contam vida de violência doméstica

573
Ana e Manuela, de 59 e 63 anos, foram vítimas de violência doméstica durante décadas, dois casos em que os problemas começaram antes do casamento.
Israel

Confrontos entre polícia israelita e palestinianos

Dois palestinianos ficaram feridos nuns confrontos que o porta-voz da polícia israelita disse terem sido "violentos", na Esplanada das Mesquitas, o terceiro local mais sagrado do Islão em Jerusalém.
Coronavírus

Confinamento. 14% sofreu violência doméstica

Quase 14% das pessoas inquiridas reportou ter sido vítima de violência doméstica, destas 66% já tinha sido vítima antes. Têm um "perfil jovem, baixa escolaridade e dificuldades económicas".
Atualidade

Colômbia. Violentos protestos já fizeram 24 mortos

Milhares de colombianos enchem as ruas em protesto contra o governo e a violência policial. As manifestações duram há uma semana. Já mais de 20 mortos e de 900 feridos.
Bloco de Esquerda

Deputado do BE acusado de violência faz queixa

234
Não se sabe ainda o teor da queixa, que está a ser preparada pela advogada de Luís Monteiro. Ex-namorada garantiu ontem ter sido alvo de fortes agressões e deputado devolveu acusação.
Bloco de Esquerda

BE reage após acusação de violência a deputado

293
Luís Monteiro foi acusado por uma mulher com quem manteve uma relação, mas negou as agressões e garantiu que foi ele próprio vítima. O BE diz que "vítimas devem ser protegidas".
Bloco de Esquerda

Deputado do BE acusado de violência doméstica

2074
Mulher fez a denúncia no Twitter, dizendo ter ficado "com o corpo marcado de cima a baixo". Horas depois, BE enviou nota em nome do deputado, que nega agressões e diz ser vítima da ex-namorada.
Afeganistão

Afeganistão. Ataque faz pelo menos 25 mortos 

Um carro carregado de explosivos provocou pelo menos 25 vítimas mortais, mais de 60 feridos e ainda o desabamento de edifícios e danos no principal hospital da zona.
Pedofilia

Aveiro. Detido homem suspeito de abusar sobrinha 

O indivíduo foi detido pela prática dos crimes de abuso sexual de crianças, coação sexual e pornografia de menores. Os abusos sexuais terão começado quando a menina tinha seis anos.
Moçambique

Instalações em Moçambique novamente atacadas

O ataque ocorreu por volta das 23h (22h em Lisboa) de segunda-feira e o grupo terá efetuado vários disparos contra as instalações da secretaria local, de Samoa. "Não sabemos quem são".
Violência Doméstica

Amadora. Denúncias de violência doméstica caem 10%

A PSP da Amadora registou em 2020 461 denúncias de violência doméstica, quando no ano anterior recebeu 511. "Não se pode considerar que este crime tenha diminuído, mas estabilizado", disse comandante.
Moçambique

Total. Obras estão atrasas pelo menos um ano 

O arranque da exploração e exportação de gás natural não acontecerá antes de 2025, devido aos atrasos de "pelo menos um ano" — como consequência dos ataques em Palma.
Violência Doméstica

Após arquivamentos, caso acaba com morte de vítima

490
O caso teve vários inquéritos arquivados por não haver provas para além dos testemunhos. A vítima mortal é uma mulher de 66 anos, assassinada pelo marido de 69 anos.
Crime

Suspeito de homicídio qualificado detido pela PJ

Homem tem antecedentes criminais e está indiciado "pela presumível prática de um crime de homicídio qualificado e de um crime de detenção de arma proibida". Crime ocorreu em Montemor-o-Velho.
Jovens

Saúde mental e violência como prioridades até 2030

Entre os aspetos mais relevantes para os jovens estão "a promoção do bem-estar físico e psicológico, a educação para a sexualidade, a promoção de uma alimentação saudável e a prevenção da violência".
Moçambique

Moçambique. Menos processos de violência doméstica

A província de Gaza, no sul, lidera o número de casos de violência que chegaram às autoridades. Os dados reunidos continuam a apontar como principais vítimas da violência familiar as mulheres.
Moçambique

Alerta para novos ataques após Ramadão

Comunidade alerta para que haja mais ataques na província de Cabo Delgado, depois do Ramadão, mas deixa claro: "Isso não exclui a probabilidade de ataques durante o período de jejum".
Nações Unidas

ONU apela à preservação das instalações civis 

A ONU apela à preservação das instalações civis nos conflitos: "Qualquer ataque contra os abastecimentos alimentares e as infraestruturas alimentares é inaceitável".
Moçambique

Médicos Sem Fronteiras: Crise é negligenciada

"Cabo Delgado pode não ser um conflito esquecido, mas é certamente uma crise humanitária negligenciada", diz a associação. Os deslocados já superam os 700 mil.
Moçambique

Palma. Ataque mostra o desafio contra terrorismo

O recente ataque à vila de Palma "demonstra dimensão do desafio que o país enfrenta na luta contra o terrorismo internacional", afirma o presidente de Moçambique.
Moçambique

Moçambique. Embaixador confrontado com insegurança

Embaixador português em Maputo de visita a Pemba foi questionado pelos portugueses sobre as questões de segurança na província.
Guiné-Bissau

Jornalista guineense espancado ouvido no MP

O jornalista afirmou que foi "brutal e selvaticamente agredido por Iaia Camará numa manifesta demonstração de força bruta", enquanto fazia uma reportagem.
Moçambique

Petrolífera Total retira o pessoal de Moçambique

Agravamento dos confrontos armados levaram empresa a invocar "força maior". A petrolífera já disse que o projeto de gás, avaliado em 20 mil milhões de euros, não foi cancelado, mas sim suspenso.
Violência

Polícia francesa morre esfaqueada perto de Paris

1495
A agente de 49 anos foi atacada com uma faca por um tunisino, acabando por morrer de paragem cardiorrespiratória. Macron assegura que França não cessará a "luta contra o terrorismo".
Violência

Jerusalém. Confrontos com 105 feridos e 44 detidos

Tratam-se dos confrontos mais violentos em Jerusalém nos últimos anos e eclodiram na sequência de uma marcha do movimento judeu de extrema-direita Lahava, um grupo hostil aos palestinianos.
Moçambique

Cerca de 20 mil deslocados terão agua potável 

Serão abertos 66 furos de água em 21 aldeias de realojamento nos distritos de Chiure, Ancuabe, Montepuez, Metuge, Mecufi e Balama, que ajudará cerca de 20 mil deslocados.
Moçambique

Bispos alertam PR para fragilidade dos jovens

A vulnerabilidade da juventude face ao recrutamento por grupos insurgentes, em Moçambique, está a preocupar os bispos católicos, que alertaram o Presidente do país.
Moçambique

Partidos exigem saber quanto custa a guerra 

Em Moçambique, "o setor da defesa e segurança deve ser escrutinado, porque em tempos de guerra, as elites usam este setor para o seu enriquecimento ilícito", salienta o deputado moçambicano.
Moçambique

Contratos com a Total mantêm-se, diz Governo 

Devido ao recente ataque em Palma, a petrolífera mantém "os contratos principais" do projeto de gás natural em Cabo Delgado. Apenas os contratos com "empresas subcontratadas" estão a ser cancelados.
Moçambique

Governo anuncia missão a Pemba 

Contactos com as autoridades moçambicanas locais, bem como um encontro com a comunidade portuguesa presente na província de Palma, fazem parte da agenda do diplomata para esta missão.
Explicador

Estado obriga crianças a conviver com ofensores

Há falhas de intervenção nestes processos, diz o advogado Fernando Silva. O psicólogo Eduardo Sá defende que é errado devolver crianças pouco tempo depois e dá exemplos difíceis de ouvir.
Estados Unidos da América

Revelado vídeo de jovem negra baleada por polícia

496
Ma'Khia Bryant ameaçou duas pessoas com uma faca, acabando por ser baleada quatro vezes pelo agente Nicholas Reardon. Autoridades abriram investigação ao caso. "É uma tragédia", diz chefe da polícia.
Noticiário

10h. Crianças sinalizadas. Tribunais também falham

Para além do medo da denúncia, há outro tipo de falta de intervenção. Processos não têm o tratamento devido nos tribunais. Neste jornal, ainda Cavaco Silva que não vai à sessão do 25 de Abril na AR.
Noticiário

16h. Pai de Valentina condenado a pena máxima

Sandro Bernardo foi condenado a 22 anos por homicídio qualificado, 18 meses por profanação de cadáver, 9 meses por abuso e simulação de perigo e três anos por violência doméstica
Moçambique

Moçambique contabiliza mais de 723 mil deslocados

Até ao domingo passado, o governo de Moçambique contabilizou mais de 723 mil pessoas deslocadas devido aos ataques na província de Palma. Desse número, 331.391 são crianças.
Joe Biden

Biden: provas no julgamento são "esmagadoras"

134
Para o presidente dos Estados Unidos da América, as provas no julgamento da morte de George Floyd são "esmagadoras". Joe Biden deixa claro: "Rezo para que o veredito seja justo".
Moçambique

Ministra quer tribunais para crimes de guerra 

Para os crimes de guerra, a ministra da Justiça de Moçambique defende que sejam criados tribunais próprios: "Há necessidade de se ajustar as medidas para este tipo particular de crimes".
Moçambique

Autoridades estão a tentar esclarecer raptos 

Na noite de quinta-feira, um empresário do ramo do entretenimento foi raptado na cidade de Quelimane. Desde o início de 2020 as autoridades moçambicanas registaram mais de 10 raptos.
Crime

Não a uma Europa de violências

Representarão estes dados, talvez, um passo decisivo para a efetivação de políticas e eventual aprovação de instrumentos legislativos que permitam uma adequada proteção dos Europeus.
Moçambique

Tumultos em Moçambique fazem três mortes

Um tumulto originado por informações falsas que davam conta da existência de um cativeiro com crianças raptadas levou à intervenção da polícia moçambicana. Três pessoas morreram e 11 ficaram feridas.
Moçambique

Portugal apoia Cabo Delgado com 250 mil euros 

“Face ao agravar da situação na província de Cabo Delgado”, Portugal vai ajudar com 250 mil euros projetos de organizações não-governamentais para o desenvolvimento na província moçambicana.
Moçambique

Moçambique. Número de deslocados sobe para 20.558

O total de deslocados depois do ataque de Palma sobe para 20.558, mas estima-se que o número seja maior, por haver população que não chega a ser registada ou que ainda esteja escondida.
Moçambique

Palma. 18.661 pessoas já fugiram, diz organização

Fugiram de Palma 18.661 pessoas na sequência do ataque no dia 24 de março, onde 43% são crianças e 31% mulheres. "Centenas de deslocados continuam a chegar diariamente a pé."
Atualidade

"As ruas são nossas". Confrontos há 4 dias nos EUA

189
Continuam os confrontos entre manifestantes e autoridades, no Minnesota. Há dezenas de detidos. O motivo é a morte do afro-americano Daunte Wright às mãos da polícia. Agente terá disparado por engano.
Myanmar

Exército termina protesto com tiros em Myanmar

Myanmar celebra o Ano Novo Budista desde terça-feira, mas as celebrações tradicionais foram suspensas em muitos lugares e os protestos em diferentes partes do país estão a encher as ruas.
Amnistia Internacional

Tigray. Amnistia acusa soldados eritreus de mortes

Pelo menos três pessoas morreram e 19 ficaram feridas em Tigray, quando alegados soldados eritreus dispararam sobre os cidadãos, segundo os testemunhos recolhidos pela Amnistia Internacional.
Cabul

Cabul garante conseguir defender população sem EUA

Os líderes afegãos dizem que têm sido capazes de defender o seu povo. Já foram realizadas "mais de 98% das operações de forma independente", afirmam, sublinhando que não precisando da ajuda dos EUA.
Estados Unidos da América

Terceira noite de protestos contra morte de negro

Demissão de agente da polícia que matou afro-americano não foi suficiente para conter protestos, que levaram à detenção de 60 pessoas. Procuradores anunciam esta quarta-feira se vão acusar Kim Porter.
Ucrânia

Ucranianos em Portugal preocupados com a Rússia

284
A comunidade ucraniana está preocupada com a presença militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia e pede "uma posição política de Portugal" e dos outros estados-membros para lutar contra a agressão.
Sudão

Darfur. 1.860 refugiados fogem para o Chade

“Os refugiados, na sua maioria mulheres, crianças e idosos, fugiram das suas casas em aldeias perto da fronteira após uma série de confrontos mortais”, no iníco deste mês, diz o porta-voz da ONU.
Moçambique

Deslocados. ONG diz que governo falhou no apoio

Até fevereiro, segundo ONG, Cabo Delgado tinha um total de 21 centros de acolhimento definitivo para deslocados, com cerca de 10 mil famílias, enquanto em Nampula tem um, com 2.500 pessoas.
Moçambique

Moçambique. CPLP pronta para ajudar

"A organização coloca-se à disposição do governo moçambicano para aquilo que for necessário", disse o ministro Rui Alberto de Figueiredo Soares.
Moçambique

Igreja está atenta aos ataques em Moçambique

Os ataques que estão a acontecer em Moçambique estão a ser acompanhados "muito de perto" pela Igreja Católica, que apoia todos os esforços que têm vindo do Governo e das organizações internacionais.
Violência Policial

Agente que matou afro-americano apresenta demissão

270
Kim Potter, que diz ter disparado sobre Daunte Wright por engano, entregou a sua carta de demissão. Tim Gannon, o seu superior, fez o mesmo. Ainda assim, as mesmas ainda não foram aceites.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Idosos são vítimas dos filhos

250
Maioria dos idosos que chegam ao Espaço Júlia, em Lisboa, são vítimas de violência doméstica praticada pelos filhos. Número de denúncias caiu no ano passado.
crianças

Criança fica sem dedo após ser mordida por macaco

422
Uma criança de cinco anos estava a brincar junto à jaula de um macaco no Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, quando este o atacou e lhe arrancou o dedo.
Moçambique

UCCLA apela à ajuda da comunidade internacional

Uma das decisões tomadas pelos representantes associados da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa foi escrever a altos representantes da comunidade internacional a pedir soluções.
Moçambique

Parlamento condena violência em Moçambique

A Assembleia da República "condena veementemente os atos de violência extrema e horror" que estão a acontecer em Moçambique e que já provocaram a deslocação de mais 700 mil pessoas.
Moçambique

Palma. Deslocados ascendem a 12,8 mil

Na sequência dos ataques na vila de Palma o número de deslocados sobe para 12.800, dos quais 43% são crianças. "Espera-se que muitas mais pessoas ainda estejam em movimento".
Violência Doméstica

Homem detido em Santo Tirso por agredir familiares

Foram aplicadas as medidas de coação de "afastamento imediato da residência das vítimas, proibição de as contactar por qualquer meio e de se aproximar dos locais habitualmente frequentados por elas".
Moçambique

Moçambique. Guterres "profundamente preocupado"

O secretário-geral da ONU está "profundamente preocupado" com a possibilidade de grupos extremistas estarem a aturar no país e defende "uma ação concertada e coordenada da comunidade internacional".
Moçambique

Moçambique. Crise marcará programa de cooperação

O próximo programa de cooperação com Moçambique, que vai ser assinado até ao final do ano, deverá ser marcado pela crise em Cabo Delgado. A intenção é de ir "o mais longe possível" com o programa.
Violência Doméstica

Violência doméstica: linhas recebem 1.696 pedidos

153
Os pedidos de ajuda neste período "refletem a dificuldade do momento" e revelam "episódios de maior severidade na agressão, até pela continuidade da presença constante e pelo maior controlo".
Igualdade de Género

Mulheres. Covid evidenciou "violência cibernética"

A pandemia veio destacar a "violência cibernética contra as mulheres". Com o uso mais frequente da internet no quotidiano das pessoas, "os abusos cibernéticos ocorrem mais frequentemente".
Óbito

Agressão com arma de fogo provoca um morto

Um homem morreu na sequência de uma agressão com arma de fogo. A vítima e o agressor (homem com cerca de 70 anos) vinham tendo "discussões por causa de passagens de terrenos".
Nigéria

Reclusos escapam de uma prisão na Nigéria 

"A prisão de Owerri (...) foi atacada por pistoleiros não identificados que libertaram à força 1.844 reclusos", disse o porta-voz do Serviço Prisional Nigeriano. Situação já está controlada.
Terrorismo

Moçambique. Pemba recebeu 3.591 deslocados

Das 3.591 pessoas que chegaram a Pemba (capital de Cabo Delgado), vindas de Palma, 669 são crianças e 529 são mulheres.Três destas mulheres deram à luz durante as viagens.
Direitos das Mulheres

Convenção de Istambul. "Falta o essencial"

"Não se trata apenas de a erradicar 'tout court', trata-se de a prevenir, para a poder erradicar de uma forma mais consequente", explicita a juíza-conselheira Teresa Féria.
Violência Doméstica

Violência doméstica. Suspeito em prisão preventiva

Apesar de já se encontrar separado da vítima há um mês, intensificou os maus-tratos, perseguindo-a e impedindo-a de fazer a sua vida normal. Chegou a atropelar a mulher, causando-lhe ferimentos.
Estados Unidos da América

Floyd. Namorada diz que lutavam contra o vício

Sentimentos de culpa e de impotência foram destacados pelas testemunhas no julgamento do polícia acusado de matar George Floyd. A namorada contou como tentavam combater o vício em opioides.
Violência Doméstica

Estatuto de vítima para testemunhas de violência 

Duas propostas, do PS e do PSD, deram entrada no Parlamento para conceder estatuto de vítima às crianças testemunhas de atos de violência doméstica. Só a primeira tem limite de idade — os 18 anos.
Timor-Leste

EUA veem "problema sério" em Timor-Leste

Discriminação de mulheres na herança, abusos de menores que não são julgados, forte pressão para o casamento de menores, impunidade das forças de segurança e trabalho infantil são algumas das queixas.
Moçambique

Moçambique. Portugal deve apoiar e não pressionar

A missão do ministro dos Negócios Estrangeiros não é pressionar o governo moçambicano a aceitar a ajuda internacional, mas sim apoiar o país no momento em que dezenas de pessoas foram mortas.
Moçambique

Moçambique. Organizações pedem apoio internacional

18 organizações exigiram ao Presidente da República que acione um pedido de apoio internacional para ajudar combater os grupos armados no norte de Moçambique.
Violência

Distância piora resposta a vítimas de violência

Estudo da Universidade do Porto mostrou uma diminuição de denúncias durante o primeiro confinamento, não por ter havido menos casos de violência de género, mas pelo menor contacto com as autoridades.
Estados Unidos da América

Julgamento: Chauvin assassinou Floyd, diz acusação /premium

Acusação mostrou aos jurados o vídeo com mais de nove minutos em que o afro-americano diz 27 vezes que não consegue respirar, até morrer. Defesa de Chauvin diz que força usada foi "necessária".
Moçambique

Moçambique. Bebé alvejado entre os feridos 

Um dos familiares, que prefere falar no anonimato, conta que a fuga de Palma foi feita de súbito, pelo mato em direção à península de Afungi, para junto do recinto do projeto de gás do norte.
Moçambique

Ataque em Palma visa dividir meios militares 

O ataque a Palma constitui a ação de maior visibilidade dos insurgentes no norte de Moçambique e visa desviar os militares de Maputo da reconquista de Mocímboa da Praia, diz o investigador do ISCTE.
Violência Doméstica

Mais idosos vítimas de violência em 2020

Em 2020 o número de pessoas idosas vítimas de violência doméstica aumentou mais de 20%, face a 2019. O aumento chega a 21,8% nas pessoas com mais de 65 anos.
Myanmar

ONU reúne-se de urgência sobre Myanmar 

Os 15 membros do Conselho de Segurança da ONU vão reunir-se na quarta-feira, à porta fechada, sobre a atual situação de Myanmar. A reunião foi convocada pelo Reino Unido.
Justiça

Trio que matou jovem vê pena reduzida

1329
O Supremo Tribunal de Justiça reduziu e suspendeu a pena aplicada aos três homens que, em 2016, agrediram um jovem de 18 anos que viria a morrer horas depois, durante as festas de Montemor-o-Velho.
Sociedade

APAV apoiou mais de 13 mil vítimas no ano passado

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima apoiou, em 2020, mais de 13 mil vítimas diretas, num universo superior a 19 mil crimes. Foram ainda registados 66.408 atendimentos nos vários canais da APAV.
Violência Doméstica

Partir telemóvel não constitui violência doméstica

137
Um homem condenado por violência doméstica contra a mulher e filhos viu a sua pena ser reduzida em dois anos após o Supremo ter considerado que partir um telemóvel não constitui um crime violento.
Violência

Pode o amor contribuir para a violência? /premium

A violência é, sem dúvida, uma promoção do sofrimento sem culpabilidade, sem reparação e sem remorso. A violência é uma fuga em frente em função duma vergonha que persegue e que sufoca.
Moçambique

Moçambique. Al-Shabab alvejou civis dentro de casa

763
A ONG Human Rights Watch apelou ao governo moçambicano que tome medidas urgentes para proteger a população de Palma. Há relatos de pessoas a ser alvejadas dentro de casa por terroristas da Al-Shabab.
África

Etiópia. Campos de refugiados foram destruídos 

ACNUR encontrou "ambos os campos totalmente destruídos e todas as instalações humanitárias saqueadas e vandalizadas" e perdeu o rasto a cerca de 20.000 refugiados eritreus.
Myanmar

Violência militar em Myanmar já fez 300 mortos

Balanço de vítimas em Myanmar ultrapassou os 300 mortos. A vitima mais nova é uma menina de 7 anos e o mais velho um idoso de 78 anos. Muitas das vítimas foram executadas com tiros na cabeça.
Violência Doméstica

Mulher com pensa suspensa por violência doméstica

A mulher "afogou com o braço" a idosa, disse que a matava, arranhou-a e, já depois de sair da mesma casa, a assustava à noite, com uma lanterna apontada à habitação. Foi condenada a pensa suspensa.
Moçambique

Palma. Portugal condena violência "veementemente"

A cidade de Palma, em Moçambique, foi vítima de um ataque terrorista na passada quarta-feira. Ministério dos Negócios Estrangeiros condena "veementemente" a violência na cidade.
Moçambique

UE segue "de perto" ataque em Palma, Moçambique

A União Europeia está a acompanhar o ataque armado em curso na região de Palma, no norte de Moçambique, e a avaliar necessidades de auxílio a cidadãos europeus afetados por este episódio de violência.
Violência Doméstica

Homem detido por violência doméstica contra a mãe

Militares avançaram que o suspeito agredia física e psicologicamente a mãe de 46 anos e tinha em sua posse caçadeiras, bastões, um punhal, engenhos artesanais, uma arma de ar comprimido e munições.
Violência Doméstica

Suspeito de agredir a mãe sujeito a afastamento

Um homem de 26 anos foi detido por suspeita de violência doméstica sobre a mãe, com quem partilhava residência, de quem está agora proibido de se aproximar. A GNR apreendeu várias armas.
Racismo

Racismo. Portugal aceita recomendações da Europa 

223
A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade acolheu as recomendações da comissária do Conselho da Europa para os Direitos Humanos, para lutar contra o racismo e violência doméstica.
Desigualdade

As mulheres no ângulo morto da pandemia /premium

Quem pede confinamentos longos, quem garante que #vaificartudobem, quem insiste no mantra #fiqueemcasa está a contribuir, mesmo que involuntariamente, para a degradação da situação das mulheres.
Moçambique

Tiroteio em Palma. População teve de fugir

A vila de Palma estava esta quarta-feira sob tiroteio e a população está em fuga. Na vila ouviam-se disparos de metralhadora e há estabelecimentos a ser assaltados.
Benfica

Supremo condena Benfica por agressões dos No Name

Juízes concluíram que o Benfica "não preveniu ou impediu, de forma suficiente e eficaz" as agressões que ocorreram no Estádio da Luz e nas imediações do recinto no clássico contra o Porto, em 2018.
Espanha

Violência doméstica. Apresentador foi afastado

Ex-mulher de Antonio David, de 45 anos, quebrou silêncio num documentário que estreou no domingo. Rocío Carrasco desfez-se em lágrimas ao contar episódios de alegados abusos por parte do apresentador.
Moçambique

Moçambique. São cerca de 700 mil os deslocados

146
São cerca de 700 mil refugiados deslocados devido aos ataques armados no norte de Moçambique: "Esta é uma verdadeira tragédia humanitária, que traz também necessidades de proteção".
Parlamento

AR quer informação sobre agressões na Guiné-Bissau

As organizações da sociedade civil têm denunciado diversas violações dos direitos humanos, e o parlamento português pediu à Assembleia Parlamentar da CPLP que "procure recolher informação rigorosa".
Violência Doméstica

GNR detém homem por violência doméstica em Peniche

Homem de 52 anos terá, algumas vezes na presença do filho menor, infligido maus-tratos verbais, psicológicos e físicos e feito ameaças de morte à mulher, com quem estava casado há 18 anos.
Estados Unidos da América

Ataque ao Capitólio terá investigação "complexa"

FBI quer contar com a colaboração da população para identificar os suspeitos da invasão ao Capitólio e por isso divulgou as imagens da invasão. Alertou também para a duplicação dos grupos extremistas.
Violência Doméstica

Homem detido por agredir a mulher em Matosinhos

Um homem foi detido pela GNR por alegadamente agredir fisicamente, injuriar e ameaçar de morte a mulher, com quem mantinha uma relação há quatro anos. Tribunal decretou afastamento da vítima.
Direitos LGBTI

Abaixo-assinado pede que Gisberta seja nome de rua

959
A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho do Porto lançou esta quarta-feira um abaixo-assinado para que a Comissão de Toponímia atribua o nome de Gisberta Salce Júnior a uma rua da cidade.
Guiné-Bissau

Ordem dos Jornalistas da Guiné acusa Presidente

Ordem queixa-se de que os "jornalistas têm sido alvo de intimidação, ameaças e discriminação por parte do Presidente da República" da Guiné-Bissau e pede respeito pelos que lutam para informar.
Crime

Suspeito da morte de Sarah em prisão preventiva /premium

O polícia acusado de ter raptado e matado a mulher de 33 anos, em Londres, vai ficar preso até ao julgamento. A Metropolitan Police, onde trabalhava, tem sido alvo de muitas críticas.
Moçambique

Crianças são alvo de ataques em Moçambique

201
De acordo com a ONG Save The Children, cerca de metade das pessoas afetadas pela violência em Cabo Delgado são menores de 18 anos e "quase um milhão de pessoas enfrenta fome severa" na região.
Braga

Tribunal julga septuagenário acusado de violência 

Para além de em 2016 o arguido ter ameaçado matar a sua ex-mulher, terá ainda obrigado a vítima a ter relações sexuais com ele. No ano passado atingiu-a com uma catana na cabeça. O arguido nega tudo.
Direitos das Mulheres

Guterres pede plano sobre violência de género

O secretário-geral das Nações Unidas apelou aos países-membros da organização para que aprovem um plano de intervenção de emergência sobre a violência contra mulheres e raparigas.
Violência

Chefe da polícia de Londres afasta demissão

Primeiro-ministro diz-se "profundamente preocupado" com o caso, mas chefe da polícia ataca "treinadores de bancada". Suspeito pelo homicídio de Sarah Everard é daquela polícia.
Violência Doméstica

Detido por violência tinha mais de 10 armas 

O detido foi presente ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa para primeiro interrogatório judicial, tendo ficado proibido de contacto com a vítima e de se aproximar dela a menos de 500 metros.
Grécia

PM grego promete medidas contra violência policial

Mitsotakis pediu desculpa às vítimas da violência e anunciou novas medidas: todos os agentes terão de transportar uma câmara, será melhorada a avaliação psicotécnica e será criado um gabinete especial
Guiné-Bissau

Guiné. Presidente nega envolvimento em violência

O Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, nega qualquer envolvimento no espancamento do jornalista e bloguista e diz lamentar "o que aconteceu com Aly Silva".
Myanmar

Myanmar. Militares acusam Suu Kyi de corrupção 

Com a tensão a aumentar no país asiático e com a junta militar a utilizar cada vez mais as armas contra manifestantes pacíficos, os militares acusam Suu Kyi e o ex-presidente do Myanmar de corrupção.
Justiça

Juízas. Imparcialidade da Justiça posta em causa

Segundo o estudo, "as juízas tendem a condenar mais do que os juízes" os crimes de violência doméstica, pelo que Associação das Juízas Portuguesas pede a sua divulgação.
Grécia

10 polícias gregos feridos em confrontos em Atenas

Três agentes tiveram de permanecer hospitalizados, um deles gravemente ferido após manifestantes o terem derrubado enquanto conduzia uma mota. Manifestantes protestam contra uma intervenção policial.
Organização Mundial de Saúde

Uma em cada 3 mulheres já foi vítima de violência

127
É o "maior estudo alguma fez feito sobre violência contra mulheres" e revela que 736 milhões de mulheres já sofreram violência pelo menos uma vez na vida.
Filipinas

ONU preocupada com violência nas Filipinas

Nove pessoas foram mortas em operações que alegadamente tinham como alvo rebeldes comunistas. Segundo a ONU, os assassínios, a ativistas, ocorreram durante operações policiais e militares, no domingo.
Sentença

Sentenças de crimes sem discriminação de género 

No que diz respeito às decisões judiciais em crimes de violência doméstica ou de natureza sexual, a maioria das decisões não contêm expressões discriminatórias, em função do género do juiz.
Igualdade de Género

Israel. Violência contra mulheres aumentou 250% 

As queixas mensais de violência contra mulheres em Israel aumentaram 250% em 2020, num contexto de restrições devido à pandemia do novo coronavírus. A desigualdade de género também aumentou.
A página está a demorar muito tempo.