454kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Violência

Noticiário

22h. Aborto. EUA alertam para crise de saúde

Vice-presidente dos Estados Unidos lamenta decisão do Supremo e lembra que mulheres norte-americanas vão acordar num país diferente. E, UMAR olha sem surpresa para recomendações do Conselho da Europa.
Noticiário

21h. Violência contra mulheres. Portugal aquém

Conselho da Europa sugere reforço de linhas telefónicas de ajuda e ordens de restrição contra todas as formas de violência. E, suspeitos da morte da menina de 3 anos, em Setúbal, ouvidos em Tribunal.
Semáforo Político

Crime Setúbal. "Estado pode ser responsabilizado"

Isto se for provado que as instituições tinham conhecimento de que a criança era mal tratada e não agiram. Advogado de família e menores Nuno Cardoso Ribeiro analisa os desenvolvimentos do caso.
Conselho Europeu

CE pede medidas de combate à violência doméstica

Apesar de reconhecer os progressos em Portugal, o Conselho da Europa aconselha o Governo a tomar novas medidas para aumentar o nível de apoio e proteção às mulheres vítimas de violência.
E o vencedor é...

Marcelo continua a má anedota de Graça Freitas

O PR estragou os planos a quem queria muito adoecer e comer bacalhau à Brás em agosto. E a miséria moral de um caso que levou à morte de mais uma criança. Até quando nos vamos agarrar às desculpas?
Fact Check

Depp compara julgamento a vitória de Bolsonaro?

Publicação alega que Johnny Depp deu uma entrevista ao NYT a comparar a vitória no julgamento face a Amber Heard com eleição de Bolsonaro: "Uma vitória sobre a mentira, como a de Bolsonaro no Brasil".
Noticiário

22h. Menina morta em Setúbal sinalizada em 2019

Revelação é feita pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens. Menina de 3 anos estava “exposta a ambiente familiar que podia colocar em causa o seu bem-estar".
Violência

Setúbal. Comissão nega ter processo aberto

Criança morta em Setúbal terá sido sinalizada não por maus-tratos ou negligência, mas porque a mãe tinha tido outras cinco crianças referenciadas. O processo passou para o MP e foi arquivado.
Viana do Castelo

Homem internado por maus tratos à mãe

O homem foi detido, na quarta-feira, na sequência de uma queixa apresentada pela mãe, há mais de um mês. Detido recusava tomar medicação de foro psiquiátrico que lhe tinha sido prescrita.
Noticiário

17h. Caso criança Setúbal. Marcelo quer ilações

Marcelo Rebelo de Sousa pede uma reflexão quanto aos valores da sociedade e ao acompanhamento de crianças que é feito pelas instituições. Classifica o caso de chocante, tal como o Governo.
Violência Doméstica

Detido suspeito de maus-tratos à companheira

Procuradoria da República de Leiria apurou que o homem insultou e ameaçou a vítima, chegando a encostar-lhe uma faca e a apertar-lhe o pescoço.
Noticiário

1h. Morte de criança. Ama, marido e filha detidos

Três detidos são suspeitos de rapto, sequestro e homicídio. Morte da criança pode estar relacionada com dívida de 400 euros. E ainda, reunião entre ministra da Saúde e sindicatos terminou sem acordo.
Violência Doméstica

Agressor entregou-se à GNR em Marco de Canaveses

O homem, de 44 anos, entregou-se no posto da GNR de Penafiel, após ter atingido a mulher, que foi transportada em estado grave para o Hospital de São João, no Porto.
Crianças

Mais crianças e jovens em situações de perigo

Relatório anual de avaliação da atividade das CPCJ indicam que violência doméstica (13.782), logo seguida da negligência (12.946), constituíram as categorias de perigo mais registadas.
Noticiário

22h. Detida ama de menina que morreu em Setúbal

Ama da criança foi ouvida na Polícia Judiciária de Setúbal, onde chegou algemada. PJ também ouviu a mãe e o padrasto da menina. Número de crianças em situação de perigo aumentou quase 9% desde 2020.
Crime

Dívida de 400 euros na origem da morte da menina

Jessica, morreu por alegados maus-tratos e na origem terá estado dívida de 400 euros. Alegada ama, marido e filha ficam detidos. Governo diz-se chocado e Marcelo pede reflexão sobre miséria moral.
Apoio Social

Linha SOS Pessoa Idosa com o dobro dos pedidos

A Linha SOS Pessoa Idosa reportou o dobro dos pedidos de ajuda em comparação com o ano passado. "Consideramos que a pandemia e o seu rescaldo possam ter tido alguma influência".
Violência Doméstica

Mulher agredida com martelo em Águeda

Uma mulher de 71 anos foi agredida com um martelo na cabeça pelo marido, de 76. O agressor suicidou-se em seguida, em Águeda. O caso foi entregue à Polícia Judiciária.
Violência Doméstica

Mulher gravemente ferida em Marco de Canaveses

Uma mulher com 40 anos sofreu ferimentos graves em Soalhães, Marco de Canaveses, ao ser atingida na cabeça em aparente contexto de violência doméstica. A vítima foi assistida no local.
Moçambique

Organização contra impunidade de violência sexual

Em causa estão "raptos" de mulheres e raparigas por insurgentes, mas também incidentes "nos centros de acolhimento e quando envolvidas em prostituição com as forças militares".
Violência Doméstica

Violência Doméstica. Censos em 5 concelhos de Beja

Objetivos dos censos, realizados de forma anónima, é permitir "perceber um bocadinho o que existe para além" dos casos de violência doméstica "que são registados" oficialmente.
Violência

Grávida agride médica no Amadora-Sintra

"A utente foi identificada pelo agente da PSP de serviço no HFF e foi acionado o mecanismo interno de apoio a profissionais de saúde vítimas de violência", diz o hospital Fernando Fonseca.
Violência Doméstica

Registados 41 casos de violência doméstica por dia

Entre 1 de janeiro e 31 de maio, a PSP registou 6.200 crimes de violência doméstica. O número de casos é superior aos de 2020 e 2021, anos marcados por períodos de confinamento, mas inferior a 2019.
Ministério Público

Violência doméstica: Onze detidos no Seixal

O Ministério Público do Seixal comunicou "11 detenções, uma das quais em flagrante delito" por violência doméstica. Suspeito deste último caso ficou em prisão preventiva.
Violência Doméstica

Pulseira eletrónica por ameaçar ex-mulher com arma

Um homem de 36 anos fica com pulseira eletrónica por ameaçar ex-mulher e o namorado desta com uma arma, tendo ficado proibido de contactar com a vítima e comprar qualquer tipo de armas.
PSP

PSP dispara contra suspeito de violência doméstica

Suspeito foi detetado em Loures com duas facas que recusava largar, chegando a ameaçar os polícias. PSP foi obrigada a disparar e atingiu suspeito de raspão numa perna.
Violência Doméstica

O ruído na violência doméstica

O julgamento mais mediático do ano pôs na actualidade a violência física, psicológica e sexual mas tornou-se um reality show em que a audiência de milhões se polarizou, numa espécie de luta de claques
Iniciativa Liberal

IL: projeto sobre violência doméstica aprovado

Diploma aprovado versa sobre "dispensa da tentativa de conciliação nos processos de divórcio sem consentimento do outro cônjuge nos casos de condenação por crime de violência doméstica".
Violência Doméstica

PS quer iniciativas contra a violência doméstica

O PS quer iniciar ciclo de iniciativas legislativas contra a violência doméstica e Brilhante Dias afirmou que o objetivo é abordar aquilo que se pode "melhorar" no combate a este crime.
Polícia Judiciária

Homem detido por crimes de violência doméstica

Um homem foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) pela presumível prática, reiterada, de crimes de violência doméstica, maus-tratos e abuso sexual de crianças, ocorridos na zona de Almada.
Resposta Pronta

13 femicídios. "Número é preocupante e assustador"

Desde o início do ano, há registo de 13 mulheres mortas em contexto de violência doméstica. Presidente da APAV, João Lázaro, teme recuperação de "tendência pré-pandemia". 
Violência Doméstica

Violência doméstica: 13 mulheres mortas este ano

O ano ainda vai a meio e já morreram 13 mulheres vítimas de violência doméstica este ano em Portugal, calcula o JN. A 13.ª vítima morreu esta 2ª feira. No ano passado, tinham morrido 16 em 12 meses.
Violência Doméstica

GNR detém mulher suspeita de violência doméstica

Segundo o Comando Territorial do Porto, agressora esteve casada, durante 30 anos, com a vítima, seu ex-marido, de 52. Quando este iniciou relação, começaram as agressões.
Instituto Nacional Estatística

Violência de género e doméstica. Inquérito avança

À semelhança do que foi feito no inquérito piloto, este inquérito final será feito com vários modos de recolha de informação, podendo ser feita pela internet, por telefone ou presencial.
Violência Doméstica

Mulher baleada por ex-companheiro morre 

A vítima, de 51 anos, foi encontrada esta madrugada com um tiro na cabeça no interior de uma viatura em Escariz e estava em estado grave no hospital de Gaia (Porto).
Crime

Arouca: mulher baleada em estado grave no hospital

Mulher foi encontrada no interior de uma viatura com uma "lesão no crânio". O alegado agressor, e ex-companheiro, confessou o crime e tentou pôr termo à vida à frente dos filhos com uma arma de fogo.
Noticiário

12h. Fernando Santos conta com todos

Selecionador nacional teve os 26 convocados no relvado da Cidade do Futebol. Primeira-ministra da Estónia acaba com coligação.
Noticiário

9h. Nova Lei coloca em risco vítimas de violência 

Diploma das Comunicações Eletrónicas não proíbe a divulgação de chamadas feitas para linhas de apoio. ONG's querem impedir compra do Twitter por Elon Musk.
Noticiário

7h. EUA apelam ao fim da guerra na Ucrânia

Os Estados Unidos "querem ver uma Ucrânia democrática, independente", diz o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken. Cavaco Silva fala do artigo que escreveu no Observador.
Orçamento do Estado

Subsídio para vítimas de violência avança com OE

A ministra do Trabalho anunciou que a extensão do subsídio de desemprego às vítimas de violência doméstica será regulamentada após a entrada em vigor do Orçamento do Estado para 2022.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.