Violência

Violência Doméstica

3108 casos de violência doméstica registados

As cinco comarcas judiciais de Lisboa receberam 3.108 processos por violência doméstica entre julho e final de setembro, tendo sido deduzidas 270 acusações.
Violência Doméstica

Novo observatório apresentado na terça-feira

A maior parte dos tribunais portugueses decide em matéria de responsabilidades parentais sem ter em conta se existe um processo crime, como o de violência doméstica.
Futebol

Ex-jogador do Canelas confessou agressão a árbitro

Marco Gonçalves, o ex-jogador do Canelas 2010 que em 2017 agrediu um árbitro com uma joelhada no nariz, confessou a agressão. O árbitro exige uma indemnização de 32 mil euros.
PAN

PAN propõe medidas para vitimas de violência domés

412
"Todos os esforços devem ser tomados pelo legislador para responder às urgentes necessidades das vítimas de violência doméstica, sobretudo no contexto laboral", sublinha Francisco Guerreiro.
Crimes Sexuais

Este país não é para mulheres /premium

1.613
Em 2018 parece que já nada é possível. Nesta semana aprendi que consentir sexualmente é entrar num quarto com um homem (mesmo numa suite com ampla zona social) ou dançar com ele numa discoteca.
Justiça

Falta de magistrados compromete combate ao crime

Presidente do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público queixou-se da falta de magistrados especializados, considerando que poderá afetar o combate ao crime económico e de violência doméstica.
Código Penal

Violação. Governo quer alterar Código Penal

Governo quer alterar o Código Penal no que diz respeito ao crime de violação, indo ao encontro de recomendações do GREVIO.
APAV

APAV assiste 5600 idosos vitimas de crimes

Mais de 5600 pessoas idosas foram vítimas de crime e de violência nos últimos quatro anos, segundo a APAV, sobretudo mulheres agredidas pelos filhos, que viveram nesta situação entre dois a seis anos.
Moçambique

Moçambique. Violência contra mulheres aumenta

O número de casos registados de violência doméstica contra as mulheres está a aumentar em Moçambique, enquanto as ocorrências contra os homens têm diminuído, de acordo com um novo boletim do INE.
Violação

Violação de menina de 7 anos gera protestos

O alegado atacante, acusado de violação e de ter drogas na sua posse, foi detido no restaurante em que cometeu o crime de violação, em Pretoria.
Manuel Maria Carrilho

Relação confirma crimes de Carrilho contra Bárbara

859
Ex-ministro foi absolvido de 2 crimes contra o ex-namorado de Bárbara Guimarães, reduzindo a pena para 4 anos de prisão, suspensa. Terá de frequentar o programa de prevenção da violência doméstica.
Tribunais

Podem violar, desde que tenham emprego /premium

2.252
Cabe ao poder político agir para que os tribunais não atuem de forma a promover a insegurança das mulheres e a retirar-nos o direito e a liberdade de movimentação no espaço público.
Moçambique

Moçambique. Polícia procura grupos armados

A Polícia da República de Moçambique disse que estão em curso operações para a captura dos grupos armados que mataram dez pessoas numa aldeia remota da província de Cabo Delgado.
Estados Unidos da América

EUA. Mais de 1.800 mulheres foram assassinadas

Mais de 1.800 mulheres foram assassinadas nos Estados Unidos em 2016 e 93% dos crimes foram cometidos por homens que conheciam a vítima, de acordo com uma organização americana sem fins lucrativos.
Crime

Em liberdade após agredir criança de ano e meio

1.912
O homem de 32 anos que foi detido por ter agredido o filho de ano e meio da namorada ficou em liberdade depois de ser presente a juiz. "Ele vai ser morto", garante a mãe da criança.
Governo

Violência doméstica. Governo promete empenho

O Governo está empenhado na luta contra a violência contra as mulheres e afirma que bastava que houvesse apenas uma mulher assassinada para justificar indignação e mobilização coletiva.
Armas De Fogo

EUA acusados de não protegerem direitos humanos

O novo relatório da Amnistia Internacional declarou a violência armada nos Estados Unidos como uma "crise dos direitos humanos" e acusou o governo de falhar na proteção dos cidadãos por não mudar lei.
Escolas

Metade dos alunos entre 13 e 15 anos vive bullying

156
Metade dos alunos com idades entre os 13 e os 15 anos, em todo o mundo, passa por situações de violência na escola ou nas imediações do estabelecimento de ensino, revela um estudo da Unicef.
Violência

Agente da PSP e ultra do Boavista detido

Os elementos dos "Panteras Negras" foram aos Açores acompanhar o jogo do Boavista com o Santa Clara e foram detidos pela prática de crimes relacionados com ofensas à integridade física, ameaça e dano.
Filipinas

Filipinas. Segundo ataque em 5 dias causa um morto

Um atentado na cidade filipina de Insulan causou um morto e 15 feridos no domingo, depois de cinco dias antes um outro ataque ter morto três pessoas e provocado ferimentos em outras 36.
México

Quatro pessoas linchadas no México em dois dias

Quatro pessoas foram linchadas no México nos últimos dois dias devido a rumores que sequestravam crianças para tráfico de órgãos, acusações que as autoridades acreditam serem falsas.
Brasil

Brasil. 2 mortos e 8 feridos em operação militar

A ação faz parte da intervenção decretada pelo Presidente brasileiro, Michel Temer, que deixou nas mãos do exército a segurança do Rio de Janeiro, com o objetivo de fazer frente à vaga de violência.
Violência

O sequestro e violação que estão a chocar Marrocos

464
Uma rapariga de 17 anos foi raptada e violada por vários homens durante o Ramadão. Os sequestradores tatuaram suásticas e figuras obscenas na sua pele. Agora ela conta como tudo aconteceu.
Moçambique

Moçambique aprova plano contra violência de género

A porta-voz do Conselho de Ministros de Moçambique disse que o Plano Nacional de Prevenção e Combate à Violência Baseada no Género vai atuar prevenção, educação e consciencialização da sociedade.
APAV

APAV apoiou 4.687 crianças nos últimos cinco anos

Dos pedidos de auxílio que chegaram à APAV, a vítima era filho/filha do agressor em 2.850 casos. Em 234 casos era colega de escola, em 120 era um conhecido e em 105 dos casos era neto do agressor.
Rússia

Rússia. Denúncias de violência doméstica caem

O número de casos de violência doméstica denunciados na Rússia caiu para quase metade em 2017. Ativistas acreditam que a nova lei está a inibir vítimas de recorrer às autoridades.
Celebridades

Nicki Minaj acusada de esfaquear o ex-namorado

A cantora Nicki Minaj está a ser acusada pelo ex-namorado, com quem manteve uma relação durante 15 anos, de o esfaquear na casa onde viviam. A artista diz que é mentira e acusa-o de a roubar.
Reino Unido

Suspeito do ataque é britânico de origem sudanesa

140
Osuspeito do incidente de terça-feira no Parlamento, que está a ser tratado como terrorismo, é um britânico de 29 anos, de origem sudanesa, chamado Salih Khater, divulgaram os media britânicos.
França

Jovem esfaqueou quatro pessoas em Périgueaux

Um jovem esfaqueou quatro pessoas na cidade francesa de Périgueaux, tendo uma delas ficado gravemente ferida. Investigação descarta a hipótese de se tratar de um ato terrorista.
Noite Lisboeta

Vídeo mostra novas agressões na noite de Lisboa

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra as violentas agressões entre grupo de portugueses e franceses junto às discotecas de Alcântara, em Lisboa. Um dos jovens parecer perder os sentidos.
Violência

Ex-ciclista internado por agredir uma prostituta

O vencedor da Volta à França 1997 foi detido pela polícia de Frnakfurt depois de agredir a mulher que o acompanhava. A intoxicação com álcool e drogas obrigaram ao internamente do antigo ciclista.
Brasil

Homem filmado a agredir mulher antes da sua morte

115
As agressões foram captadas pelas câmaras de segurança do prédio onde o casal morava. Minutos depois, foi também filmado o momento em que Tatiane Spitzner caiu do quarto andar.
Violência

Adeptos do FC Porto agredidos na Croácia

284
Dois adeptos do FC do Porto e um outro jovem foram agredidos por um grupo de portugueses na ilha de Hvar, na Croácia. "Tripeiros de m****" e "filhos da p***" terão sido insultos proferidos.
Argentina

Argentina. Senado rejeita legalização do aborto

468
Com 31 votos a favor e 38 contra, o Senado da Argentina rejeitou o projeto-lei que visava legalizar a interrupção voluntária da gravidez nas primeiras 14 semanas de gestação. Decisão causou protestos.
Violência

Carcavelos. Vídeo mostra o início das agressões

964
Um novo vídeo publicado nas redes sociais mostra o momento em que os desacatos na praia de Carcavelos começaram. Ninguém foi detido nem identificado.
Estados Unidos da América

Homem assassinado devido a "rancor com 20 anos"

O antigo cardiologista do ex-presidente norte-americano George W. Bush foi assassinado no passado dia 20 de julho quando se dirigia para o local de trabalho. Autoridades falam em crime de "rancor".
Brasil

Brasil. Gangue seduz recrutas com descontos

O maior gangue do Brasil, o PCC, de São Paulo, quer seduzir novos recrutas através de descontos na "taxa mensal de assinatura", de 215 euros, que cobram aos membros.
França

França. Aprovado projeto contra violência sexista

O texto, aprovado por 92 votos, sem votos contra e com oito abstenções, tem por objetivo reforçar a repressão de violações e outros abusos sexuais cometidos sobre menores.
Tribunal

Ex-seguranças do Urban Beach pedem instrução

Os três ex-seguranças da discoteca 'Urban Beach', em Lisboa, acusados de tentativa de homicídio de dois homens, agredidos com violência, em novembro de 2017, requereram a abertura de instrução.
Violência

"Solidariedade!": as reações à agressão em Paris

Várias mulheres da política francesa reagiram ao caso de Marie Laguerre, a jovem que foi agredida por um homem nas ruas de Paris. A francesa foi condecorada pela ministra da Igualdade.
Moçambique

Moçambique reforça combate contra grupos armados

A Polícia da República de Moçambique (PRM) anunciouque está a reforçar as ações de combate aos grupos armados que protagonizam ataques na província de Cabo de Delgado, norte do país.
Desporto

Patinador olímpico morre vítima de esfaqueamento

O patinador olímpico cazaque Denis Ten morreu esta quinta-feira depois de ter sido esfaqueado por dois homens. Foi o primeiro atleta do Cazaquistão a ganhar uma medalha olímpica, em 2014.
Violência Policial

Tribunal condena polícias por agressões

O Tribunal da Relação de Lisboa decidiu condenar polícias por agressões a dois agentes durante o curso de Técnicas de Intervenção Policial para Equipas de Intervenção Rápida.
Índia

Índia. Tribunal pede lei para evitar linchamentos

O Supremo Tribunal da Índia pediu ao Governo que considere a promulgação de uma lei para lidar com o aumento dos linchamentos e da violência popular alimentados, principalmente, por boatos.
Estados Unidos da América

Homem morto a tiro por polícia gera confrontos

Um homem morreu após ser baleado por um polícia em Chicago, um incidente que gerou confrontos entre as forças de segurança norte-americanas e uma multidão que acorreu ao local, em protesto.
Mundial 2018

Sabe porque não há hooligans no Mundial?

531
Todos os adeptos eram obrigados a registar-se num site para entrar aos estádios. E vender bilhetes falsos podia render multas de 23 mil euros. Saiba como a Rússia combateu os hooligans no Mundial.
Crimes Sexuais

'Galdérias' marcham hoje à noite no Porto

628
A 'SlutWalk - Marcha das Galdérias' sai para as ruas do Porto, para uma manifestação contra "o assédio, violência sexual e culpabilização das vítimas", disse uma das organizadoras do evento.
Nicarágua

Nicarágua. Mais cinco mortos em protestos

Pelo menos cinco pessoas morreram na sequência de novos confrontos na Nicarágua, na quinta-feira, dia em que milhares de manifestantes voltaram a exigir a demissão do Presidente Daniel Ortega.
Sporting

SMS a Bruno pedia claque "para cima de jogadores"

533
Uma mensagem de telemóvel enviada pelo ex-dirigente do Sporting, André Geraldes, a Bruno de Carvalho, falava da hipótese de mandar claque "para cima de jogadores" para mostrar "quem manda".
Violência Doméstica

Homem de 60 anos detido por agredir o pai de 83

GNR já tinha registo de alguns episódios de violência física e acabou por deter o suspeito em Mirandela. Agressor será presente a tribunal.
Moçambique

Moçambique. Polícia reforça controlo de circulação

A Polícia da República de Moçambique em Nampula, norte do país, reforçou o controlo de circulação de pessoas nas fronteira com a província de Cabo Delgado, onde aldeias têm sido atacadas.
Moçambique

Duas pessoas mortas no norte de Moçambique

Um grupo armado matou duas pessoas, feriu dois agentes das autoridades e roubou armamento na noite de terça-feira em Quisingule, aldeia remota do norte de Moçambique.
Nicarágua

Bispos da Nicarágua decidem manter diálogo

Os bispos da Nicarágua vão continuar a mediar o diálogo nacional apesar das agressões que sofreram, para tentarem chegar a uma solução pacífica para a crise sociopolítica que se vive no país.
Nicarágua

Nicarágua. Bispos suspendem diálogo após agressão

A Conferência Episcopal da Nicarágua, mediadora do diálogo nacional, vai suspender as mesas de trabalho criadas para superar a crise no país, depois de um grupo ter agredido vários padres católicos.
França

Noite de violência após jovem morto por polícia

A morte de um jovem, baleado por um agente numa operação policial, gerou uma onda de violência em Nantes. Vários jovens incendiaram carros e edifícios: 200 agentes foram mobilizados para o local.
México

132 políticos mortos no México

349
A campanha eleitoral no México deixou um rasto de sangue e violência. Os mexicanos vão às urnas este domingo decidir uma eleição em que 132 candidatos foram assassinados.
Violência

Agressão no Porto. Segurança afastado de serviço

122
O funcionário da 2045 não exercerá funções na STCP enquanto decorrer o processo interno de averiguações ao que se passou no último domingo, na noite de São João.
Violência

BE quer intervenção do Governo no caso da agressão

Bloco de Esquerda apresentou requerimento no Parlamento a exigir respostas e intervenção ao Ministério da Administração Interna sobre caso da jovem colombiana agredida no Porto.
Violência

Vídeo. Jovem vítima de racismo e agressão

333
Uma jovem foi violentamente agredida e insultada por um elemento da empresa de segurança 2045, na madrugada do passado domingo, no Porto, quando tentava entrar num autocarro.
António Guterres

Guterres apela à calma no Mali

O secretário geral das Nações Unidas, António Guterres, expressou a sua preocupação com o aumento da violência entre comunidades no Mali e pediu calma, depois das mortes deste fim de semana.
Administração Interna

MAI. "Mudança" no tratamento da violência noturna

O ministro da Administração Interna considerou no parlamento que houve uma "mudança estrutural" no tratamento da questão da violência na noite, com a identificação de 80 estabelecimentos de risco.
Venezuela

ONU acusa regime venezuelano de centenas de mortes

139
Relatório do alto-comissário das Nações Unidas para os Direitos Humanos acusa o regime de matar, torturar e deixar à fome os seus cidadãos. Estado de direito é "virtualmente inexistente".
Nicarágua

Nicarágua pede à UE que investigue violência

Morreram quase 200 pessoas em protestos contra o governo de Daniel Ortega na Nicarágua. O país já pediu à UE e a organizações de direitos humanos que investiguem a violência.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)