Seis distritos de Portugal continental estão sob aviso laranja devido à forte chuva esperada para o final do dia deste domingo e para a madrugada de segunda-feira, motivada pela chegada a Portugal da depressão Bert.
Aveiro, Braga, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu estão sob aviso laranja a partir do final do dia — e o resto do território nacional, à exceção de Faro, sob aviso amarelo — devido à depressão que foi batizada pelo Serviço Meteorológico da Irlanda e cuja chegada a Portugal este fim de semana já era esperada.
“O período mais crítico será essencialmente entre o final do dia e o meio da próxima noite”, disse à Rádio Observador a meteorologista Patrícia Gomes, do IPMA, que explicou também que esta “será uma passagem de uma superfície frontal fria relativamente rápida”.
“Ainda assim, com alguma precipitação, daí terem sido emitidos avisos amarelos e laranjas de precipitação”, acrescentou a meteorologista.
Esta manhã, o mau tempo em Portugal já tinha provocado quase 200 ocorrências em vários pontos do território nacional, com especial foco na zona centro e norte do país.
A meio da tarde deste domingo já se verificava alguma chuva na região norte do país e a previsão do IPMA apontava para um agravamento progressivo ao longo das horas, com expectativa de fortes chuvas durante a noite.
Na quinta-feira, o IPMA já tinha emitido um comunicado dando conta de que a depressão Bert poderia provocar rajadas de vento entre os 70 e os 80 quilómetros no litoral norte e centro e os 90 e 100 quilómetros nas terras altas.
O IPMA diz ainda que a chuva poderá ser acompanhada de trovoada em todas as regiões do país. As condições do tempo devem melhorar a partir da manhã de segunda-feira.
Depressão Bert: chuva e vento forte entre domingo e segunda-feira no norte e centro