455kWh poupados com o Logótipo da MEO Energia Logótipo da MEO Energia
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Logótipo da MEO Energia

Adere à Fibra do MEO com a máxima velocidade desde 29.99/mês aqui.

Sentimentos

Pessoas

O luto é um soco no rosto a cada lembrança

É impossível pedir para alguém que está de luto deixar isso para lá. Não há rota alternativa – porque todas elas estarão povoadas de memórias e, consequentemente, de socos.
Sentimentos

Carta ao pai que perdi

Como eu leio agora? Sua morte me deixou um pouco analfabeta. Comecei a ler os livros que você leu, tentando ler com seus olhos. O que será que ele pensou desse trecho?
Sentimentos

O luto não é uma linha reta

O fundamental é saber que não pode haver pressa. Nunca se deve presumir que o passar dos meses é sinônimo de cicatrização, sobretudo quando estamos falando do luto dos outros.
Sentimentos

O preço do amor

O amor, pura e simplesmente, sempre me pareceu uma falha de sistema, algo que esqueceram de nos cobrar. Até que um dia eu entendi. O preço do amor é a ausência.
Global Shapers

A alegria das pequenas coisas

No meio de todas as estratégias que tenho tentado adotar, parece-me que a que melhor tem funcionado tem sido tentar reparar nas pequenas coisas boas da vida, e na alegria que isso me pode trazer.
Conversas de Fim de Tarde

O guia para as crianças lidarem com as emoções

O livro "O Meu Diário das Emoções", de Catarina Raminhos e Ana Mota Veiga, procura desmistificar as emoções e incentivar as crianças a exteriorizá-las. "Não há emoções boas ou más, todas são úteis." 
Sentimentos

Ser feliz sem se sentir. Ser capaz mas não pensar

Os sentimentos são uma forma sábia e esclarecida de lermos as pessoas e de lhes correspondermos em função daquilo que nos dão. Mesmo quando são maus, sempre que os lemos todos os sentimentos são bons
Sentimentos

Nós, em busca de um sentido

Quando alguém precisa de chorar a nossa obrigação é deixar chorar, porque nada é mais consolador e pacificador que isso. Só depois poderemos fazer um esforço para tentar acrescentar outras perspetivas
Crónica

A eliminação do bebé

A relação entre religião e sentimento não augura nada de bom; não porque os sentimentos não sejam genuínos, mas porque o que se diz sobre religião é quase sempre um efeito desses sentimentos.
Crónica

Ocasiões de choradeira

O maior serviço que a televisão presta é pelo contrário o de proporcionar a quem nela aparece a falar ocasiões de choradeira: dar azo ao apreço que quem fala sente por si próprio.
País

Portugal, o país que adora estar triste

Portugal é um país feliz, mas na tristeza. É que o povo português gosta de estar triste e de aproveitar a sua tristeza, ou não tivéssemos nós a palavra "saudade" e o fado.
Crónica

Os sapatos dos outros

Não é claro que poder sentir as mesmas coisas que os outros, sobretudo se esses sentimentos forem de aflição, dependa de um esforço que possamos fazer. E também não é claro que o devamos fazer sempre
Amor

Como funciona o amor?

É uma pergunta que ainda nenhum homem das letras nem cientista empenhado conseguiu responder: afinal como funciona o amor? A Internet pode ter uma resposta. Chama-se "The Gift".
Relações

Como traduzir algumas palavras de amor únicas

O nervoso miudinho do primeiro encontro, aquele amuo típico no final de uma discussão. São coisas do amor que Emma Block traduziu. Porque o amor tem vários idiomas. Expressões únicas em cada país.
Sentimentos

4 erros capitais numa relação. E 3 soluções

São erros comuns, mas não desejáveis que indicam que uma relação pode estar a correr mal. Mas há três formas (simples) de os ultrapassar.
Música

Diz-me o que pensas e eu digo-te o que ouves

Um grupo de investigadores da Universidade de Cambridge concluiu que a maneira de pensar de uma pessoa influencia o respetivo gosto musical.
Cultura

Coisas que se guardam

Muitos sentimentais acabam por se esquecer das razões por que guardaram as coisas; a enorme importância que essas coisas tiveram para si pode tornar-se tão remota como as memórias de uma outra pessoa
Humor

Quando a música triste é antidepressiva

Não é um contrassenso. Estudo alemão concluiu que ouvir canções tristes ajuda a desencadear emoções positivas, por empatia ou porque o sofrimento não é real. E quando a dor vem do amor, conforta.
Ciência

A traição vê-se à distância. O amor é que é cego

A infidelidade não escapa ao radar humano, diz um estudo norte-americano. Seis estranhos viram imagens de 51 casais a desenhar e a intuição sobre quem é que traía funcionou. Há ciência na traição?
Amor

Quem diz 'Amo-te' todos os dias?

Um estudo inglês concluiu que à medida que o tempo passa as relações tornam-se cada vez mais "práticas" e as pessoas dizem cada vez menos "amo-te". Parece que a paixão tem os dias contados.
A página está a demorar muito tempo.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Este artigo só pode ser lido por um utilizador registado com o mesmo endereço de email que recebeu esta oferta.
Para conseguir ler o artigo inicie sessão com o endereço de email correto.