Quem vive perto do mar, sabe do que falo. Mas quem vive mais distante, às vezes, passa pelo mesmo. Na realidade, os motivos podem ser vários, mas a verdade é que existem muitas pessoas a queixar-se dos malefícios da humidade, em particular, no inverno. Além de manchar paredes, estragar o chão e os móveis, o pior é que também pode ser prejudicial à saúde. Não sou médica, mas é quase senso comum perceber que, quando estamos em espaços com mais humidade, por vezes, surgem sintomas alérgicos.
Vivo numa casa com terraço e a parte exterior é obviamente a mais exposta à chuva e, por isso, a mais afetada. As paredes do terraço ficam manchadas e, com o passar do tempo, surge, o chamado verdete – ou mesmo musgo. O mesmo acontece, às vezes, nas janelas exteriores e nos parapeitos, mesmo limpando com frequência.
Quando chove de forma mais intensa, também é comum a água entrar dentro de casa e já me aconteceu, várias vezes, ter o soalho a levantar por causa das infiltrações. Além disso, a orientação de toda a casa é voltada para o terraço, o que faz com que algumas das paredes – da sala ou do closet, por exemplo – tenham alguma condensação, provocada pela humidade. Outro inconveniente: alguns móveis, que estão mais próximos das janelas, já ficaram danificados.
Revê-se em algum ponto desta descrição? Saiba que não está sozinho. Segundo o relatório “Habitação na Europa – 2022” realizado pelo Eurostat, as condições de habitabilidade, em Portugal, pioraram entre 2012 e 2020 e um dos principais problemas está relacionado com a humidade. De acordo com o relatório, em 2010, 22% da população portuguesa vivia com infiltrações em casa – cenário que piorou, ao aumentar em 3,2 pontos percentuais para 25,2%. Mas nem tudo está perdido!
Existem produtos que podem ajudar a proteger a nossa casa da humidade e até a preservar e conservar os materiais, como as paredes, portas e janelas. É o caso da gama UHU Aqua Zero, que tem uma série de produtos fáceis de aplicar – até para quem não percebe muito de bricolage, como eu.
Comecei pelas paredes do terraço, onde utilizei o UHU Aqua Zero Protetor Invisível. Tem uma fórmula à base de água e uma tecnologia hidrofóbica, que faz com que penetre melhor nas superfícies porosas – como fachadas, alvenaria, pavimentos, terraços e coberturas de piscinas. Pode ser aplicado em spray ou com um rolo. O facto de utilizar este protetor vai impedir a entrada da chuva e da poluição para dentro de casa e, ao isolar melhor, vai também contribuir para uma maior poupança de energia.
Os caixilhos das janelas já estavam a perder um pouco a cor por causa dos efeitos da chuva, e ao utilizar o Aqua Zero Protetor e Renovador, notei que os materiais recuperaram a cor original e ficaram mais brilhantes. Além de renovar, este produto cria uma camada transparente, à prova de água e sujidade, que vai impedir, por exemplo, o aparecimento de musgo. É adequado para metal e plástico descolorido com revestimento anticorrosivo e pedra natural não tratada. Pode ser aplicado com um pincel ou com um pano.
Na parte exterior, junto às janelas, existiam umas ligeiras fendas que estavam a deixar passar a chuva e – claro – a acumular sujidade. Aqui utilizei o UHU Aqua Zero Revestimento Impermeável, um produto 100% à prova de água e que pode ser aplicado em superfícies húmidas. É adequado para impermeabilizar fissuras em locais como o telhado ou janelas, assim como para reparar chaminés com fugas, abrigos de telhados, toldos, caleiras e janelas de telhado de caravanas ou autocaravanas. Também pode ser utilizado em estruturas de madeira – tais como varandas, postes de jardim ou vedações – e, como camada impermeável, por baixo das telhas ou em ambientes húmidos. Por isso, aproveitei também para aplicar, dentro de casa, na casa-de-banho para melhorar o isolamento do lavatório. O produto é o mesmo, embora noutro formato.
Enquanto, no terraço, apliquei com um pincel diretamente da lata. No interior de casa utilizei uma pistola de cartucho. Por razões de segurança, devemos sempre utilizar luvas e, se quiserem, máscara.
A gama UHU Aqua Zero assegura uma proteção duradoura contra a água, humidade e poluição e ajuda a preservar os materiais. Desta forma, duram mais tempo e evitamos ter de substituir janelas, portas ou mesmo móveis. Todos os produtos são fáceis de aplicar, a maioria funciona tanto no interior como no exterior e existem soluções para todas as superfícies. Vai experimentar ou continuar a sofrer com a humidade?