A Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM) diz que é um facto lastimável que exige uma ação urgente o acumulado de quedas sucessivas nas pontuações de matemática ao longo dos últimos oito anos, nos testes TIMSS 2019 e TIMSS 2023.

No seu parecer aos resultados do TIMSS 2023, uma avaliação internacional ao desempenho dos alunos do 4.º e 8.º anos de escolaridade em Matemática e em Ciências, a associação atribui o sucesso de Portugal nas avaliações PISA 2015 e TIMSS 2015 aos esforços continuados de muitos anos e vários governos, que diz ter demorado quase 15 anos a construir e foi desfeito em oito, depreciando a aprendizagem.

A SPM diz ainda observar com apreensão este grande retrocesso, sobretudo no 8.º ano que registou um decréscimo de 25 pontos, um caso sem paralelo entre os restantes países europeus, e que estes retrocessos, agora mais uma vez à vista, podiam ter sido evitados “caso a ação governativa se tivesse orientado pelo que se tem por favorável à aprendizagem”.

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Os alunos avaliados no TIMSS 2023 seguiram um programa de estudos que desvalorizou as metas, os programas e políticas de avaliação que em 2015 levaram o país aos melhores resultados de sempre.

Já os jovens avaliados no TIMSS 2023, pelo contrário, seguiram as Aprendizagens Essenciais vagas e as políticas que desvalorizaram a avaliação e substituíram a exigência e a ambição educativa por uma orientação laxista e pouco estruturada do ensino, refere no documento.

“É, pois, urgente refletir sobre esta realidade”, conclui, acrescentando que um sistema educativo sem objetivos claros e avaliáveis e sem mecanismos para observar a evolução dos resultados, fica à mercê do acaso que, por regra, tem como consequência a diminuição dos conhecimentos adquiridos.

Mais de cinco mil alunos portugueses participaram no ano passado na maior avaliação internacional do desempenho dos estudantes do 4.º e 8.º anos de escolaridade a Matemática e Ciências: o TIMMS — Trends in International Mathematics and Science Study.

Nos resultados obtidos no ano passado pelos alunos dos 44 países e três economias que realizaram as provas de 8.º ano do TIMMS 2023, Portugal surge em 26.º lugar a Matemática e 17.º a Ciências, numa tabela que voltou a ser liderada por Singapura, com 605 pontos a Matemática e 606 pontos a Ciências.

Em Portugal, apenas 4% dos alunos do 8.º ano conseguiram um desempenho de excelência a Matemática, por oposição a 19% dos estudantes que não conseguiram atingir os objetivos mínimos nos testes.

Também entre os alunos do 4.º ano esta avaliação internacional registou um agravamento dos resultados quando comparados com as notas obtidas nas provas realizadas em 2019.