Suni e Butch iam por oito dias, estão lá há seis meses e já não voltam em fevereiro. Os dois astronautas chegaram à Estação Espacial Internacional (EEI) em junho a bordo da Starliner, uma viagem vista como uma prova de fogo para a Boeing. O derradeiro teste — um dos últimos passos antes da certificação da NASA — ficou aquém das expectativas depois de serem detetados vários problemas, que estão a prolongar para nove meses a viagem que, em principio, devia durar apenas oito dias.

A situação causada por problemas de propulsão e derrame de hélio, que afetaram a cápsula Starliner, levou a NASA a anunciar em agosto que esta tripulação da nave da Boeing só regressaria à Terra em fevereiro do próximo ano, porque entendeu que não estavam garantidas condições para uma viagem segura dos seus astronautas.

Missão devia durar oito dias, mas dupla de astronautas só volta à Terra em 2025. Viagem mais longa durou 437 dias

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Esta terça-feira, no entanto, a NASA comunicou na rede social X que decidiu adiar a data de lançamento da missão Crew-10 para depois do final de março de 2025, o que acaba por alargar o tempo que os astronautas Suni Williams e Butch Wilmore deverão permanecer na Estação Espacial.

“A SpaceX Crew-10 da NASA agora tem como meta não antes do final de março de 2025 lançar quatro membros da tripulação para a Estação Espacial. A mudança dá à NASA e à SpaceX tempo para concluir o processamento de uma nova nave espacial Dragon para a missão, prevista para chegar no início de janeiro”.

No início de junho, a cápsula foi lançada da estação de Cabo Canaveral, na Florida, com Suni e Butch preparados para passar uma semana em órbita. Instantes antes do lançamento, Suni Williams atirava uma mensagem que agora poderia ser considerada premonitória: “Vai, ‘Calypso!’”, nome com que a nave f0i batizada, “leva-nos ao espaço e traz-nos de volta”.

Apesar de passadas 26 horas terem chegado em segurança à EEI, durante o voo foram detetados quatro derrames de hélio e cinco propulsores ficaram offline, trazendo à memória os problemas detetados num importante teste em maio de 2022.

E Suni acabou por festejar os seus 59 anos em setembro, longe da Terra.

Starliner inicia viagem de regresso esta sexta-feira e deixa para trás astronautas Butch Wilmore e Suni Williams