Os doentes urgentes (pulseira amarela) estão a esperar uma média de 10 horas e 19 minutos para serem atendidos no Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), o tempo de espera mais demorado entre os principais hospitais do país, segundo dados oficiais.
Dados disponibilizados no Portal do SNS indicam que, pouco depois das 18:30 aguardavam pelo atendimento na urgência central do Hospital Fernando Fonseca 49 doentes urgentes, com um tempo médio de espera de 10 horas e 19 minutos.
Nesta unidade de saúde, os doentes muito urgentes (pulseira laranja) esperavam uma média de uma hora e 02 minutos, enquanto os menos urgentes (pulseira verde) aguardavam 11 horas e 27 minutos pelo atendimento.
Estes dados referem-se ao tempo médio de espera para atendimento nas últimas duas horas e o número de doentes apresentado inclui os que aguardam primeiro atendimento, após triagem, e resultados de exames.
No Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, 31 doentes com pulseira amarela (urgente) esperavam um tempo médio de três horas e 12 minutos na urgência central, enquanto a espera para os doentes muito urgentes (pulseira laranja) era de 23 minutos.
Os 15 doentes menos urgentes (pulseira verde) tinham de esperar, em média, sete horas e dez minutos.
No Hospital São Francisco Xavier (Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental), 21 doentes urgentes esperavam uma média de duas horas e 26 minutos, mais demorado do que no Hospital Santa Maria (Centro Hospitalar Lisboa Norte), onde os 16 doentes urgentes esperavam uma média de uma hora e 39 minutos.
No Porto, aguardavam pelo atendimento na urgência central do Hospital de São João 26 doentes urgentes, com um tempo médio de espera de 02 horas e 02 minutos.
A Direção Executiva do SNS apela à população para ligar sempre para a Linha SNS 24 [808 24 24 24] antes de se deslocar a um serviço de urgência.