Duas derrotas consecutivas. A primeira derrota na Luz no Campeonato. Três pontos de distância para a liderança do Sporting e dois para o segundo lugar do FC Porto, que tem menos um jogo disputado. O Benfica saiu do encontro com o Sp. Braga só com registos negativos e com poucas notas positivas — numa partida onde voltou a acordar apenas depois do intervalo, mostrando-se apática e passiva durante toda a primeira parte.
São 90 minutos, não são 45. E Lage continua sem aprender (a crónica do Benfica-Sp. Braga)
Os encarnados só tinham perdido em casa com o Feyenoord, na Liga dos Campeões, e esta foi já a quinta vitória do Sp. Braga na Luz, sendo que três foram conquistadas nas últimas seis temporadas. Desde 2022/23 que o Benfica não somava duas derrotas seguidas no Campeonato, quando caiu contra Desp. Chaves e FC Porto de forma consecutiva e ainda com Roger Schmidt — e é nesse contexto que volta a defrontar o Sp. Braga já na próxima semana, na meia-final da Taça da Liga, em Leiria.
Bruno Lage recuperou a titularidade de Pavlidis e deixou Amdouni no banco, trocando ainda Florentino por Leandro Barreiro no onze inicial, e ao intervalo tirou Fredrik Aursnes para colocar Arthur Cabral, lançando também Renato Sanches, Jan-Niklas Beste, Amdouni e Schjelderup durante a segunda parte. Na zona de entrevistas rápidas, o treinador encarnado confirmou que a equipa não entrou bem no jogo.
Segunda derrota na ????️Luz nesta temporada, a primeira na Liga: ????Feyenoord (1-3) e ????SC Braga (1-2).
Nessas duas partidas, o Benfica esteve com um máximo de diferença de 2 golos. pic.twitter.com/erW7Anm1FT
— Playmaker (@playmaker_PT) January 4, 2025
“Não foi a primeira parte que gostávamos de que a equipa tivesse realizado, apesar de a primeira oportunidade ser nossa, pelo Pavlidis. Depois, o Sp. Braga faz dois golos. Não conseguimos fazer os golos. Temos de analisar a forma como sofremos estes golos. Procurámos procurar mais as entrelinhas ao intervalo, a entrada do Arthur é nesse sentido. O Sp. Braga, a vencer por 2-0, já estava encostado à área e as alterações foram para procurar mais espaços e ter mais homens dentro da área. Temos uma boa reação na segunda parte, que foi praticamente nossa, com várias oportunidades de golo, mas não conseguimos”, disse Bruno Lage.
Mais à frente, o técnico reconheceu que quer que a equipa reaja já na próxima semana, na Taça da Liga. “A conversa com os jogadores foi nesse sentido. Neste momento não adianta pensar muito no que aconteceu. Enquanto equipa técnica e também os jogadores, e principalmente eu enquanto líder, queremos dar já uma resposta. Queremos vencer o Sp. Braga no próximo jogo e estar na final da Taça da Liga”, acrescentou.
Já Di María, que representou a equipa na flash interview, sublinhou a entrada em falso. “Creio que voltámos a não começar bem o jogo, não fomos racionais. No segundo tempo tentámos criar oportunidades, mas não conseguimos converter. Mas está difícil, qualquer equipa pode ganhar e há que continuar a trabalhar, ainda há a segunda volta e por isso há muito pela frente”, começou por dizer o jogador argentino, que garantiu que o encontro da próxima semana será “outra coisa”.
Há quase dois anos que o ????Benfica não registava duas derrotas consecutivas para o campeonato:
2022/23 FC Porto [C] e Chaves [F]
2024/25 Sporting [F] e SC Braga [C]Em 2022/23, as águias sagraram-se campeãs. pic.twitter.com/0PBW6tUULi
— Playmaker (@playmaker_PT) January 4, 2025