Os jogadores do Sporting Matheus Reis, Maxi Araújo e Geovany Quenda, bem como a SAD dos “leões”, foram alvo de processos disciplinares, anunciou esta quinta-feira o Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Segundo explica o CD da FPF, o processo instaurado a Matheus Reis e Maxi Araújo está relacionado com “factos ocorridos” durante a final da Taça de Portugal frente ao Benfica, que o Sporting venceu, por 3-1, após prolongamento.
Este processo aos dois futebolistas, segundo detalha o comunicado, surge no “seguimento de participação remetida através do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e participações apresentadas por César Boaventura e pela Benfica SAD”.
Um outro processo diz respeito ao mesmo Matheus Reis, bem como Quenda e à Sporting SAD, por “publicações nas redes sociais após o jogo” de domingo, no seguimento de “participação remetida através da Unidade de Integridade e Compliance e participações apresentadas por César Boaventura e pela Sport Lisboa e Benfica SAD“.
O CD da FPF refere que os processos foram enviados esta quinta-feira à Comissão de Instrução Disciplinar da FPF, “ficando excluída a publicidade até ao fim da instrução”.
No dia seguinte ao jogo, o Benfica revelou a intenção de participar disciplinarmente dos futebolistas Matheus Reis e Maxi Araújo, após um lance com Belotti, avançado do Benfica, ocorrido nos instantes finais do tempo regulamentar da final da Taça.
Na participação entretanto efetuada, o Benfica descreveu a jogada em causa e referiu que Maxi Araújo devia merecer no mínimo segundo amarelo ou vermelho direto e salientou que Matheus Reis pontapeou e pisou Belotti, acrescentando que é grave o lance não constar do relatório do árbitro.
[A polícia é chamada a uma casa após uma queixa por ruído. Quando chegam, os agentes encontram uma festa de aniversário de arromba. Mas o aniversariante, José Valbom, desapareceu. “O Zé faz 25” é o primeiro podcast de ficção do Observador, co-produzido pela Coyote Vadio e com as vozes de Tiago Teotónio Pereira, Sara Matos, Madalena Almeida, Cristovão Campos, Vicente Wallenstein, Beatriz Godinho, José Raposo e Carla Maciel. Pode ouvir o 2.º episódio no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E o primeiro episódio aqui.]
Na participação, o Benfica apontou ainda um vídeo que surgiu nas redes sociais do Sporting durante os festejos, entretanto apagado, em que se via jogadores a segurar um cartaz de Matheus Reis e se ouvia alguém exclamar “aqui nós pisa na cabeça”.
O defesa do Sporting Matheus Reis já negou que tenha tido a intenção de agredir o avançado do Benfica.
Logo após o final da partida frente ao Sporting, o presidente do Benfica, Rui Costa, e o treinador dos “encarnados”, Bruno Lage, criticaram a atuação da equipa de arbitragem liderada por Luís Godinho e o videoárbitro Tiago Martins.
O bicampeão nacional em título Sporting conquistou no domingo a Taça de Portugal pela 18.ª vez, ao vencer o Benfica por 3-1, após prolongamento, na final da 85.ª edição da prova, no Estádio Nacional, em Oeiras.
O dinamarquês Conrad Harder, aos 99 minutos, e Francisco Trincão, aos 120+1, deram o triunfo aos “leões”, depois de o sueco Viktor Gyökeres, de penálti, forçar o tempo extra, já aos 90+11, igualando o tento inicial do turco Orkun Kökçü, aos 47.