O râguebi teve o primeiro Campeonato do Mundo em África logo em 1995. Antes, o críquete já tinha tido o primeiro Campeonato do Mundo em África ainda em 1993. O futebol só teve o primeiro Campeonato do Mundo em África em 2010. Em 2025, o ciclismo juntou-se ao râguebi, ao críquete e ao futebol e tornou-se uma das poucas modalidades a organizar um Mundial no continente africano.
Pela primeira vez, o Campeonato Mundial de Ciclismo de Estrada acontecia em África — mais especificamente no Ruanda e na cidade de Kigali, a capital do país que fica numa zona montanhosa e tem pouco mais de um milhão de habitantes. A competição arrancou já este domingo e com um contrarrelógio de 40,6 quilómetros que incluía três subidas e um total de 680 metros de desnível positivo acumulado.
From cultural pride to cycling glory, @Kigali2025 sets the stage like no other during the Opening Ceremony ????????#Kigali2025 pic.twitter.com/RN2HKPkq2Q
— UCI (@UCI_cycling) September 21, 2025
???????????? ???????????????????? ???????????? ????
???? 40.6km
???? 680mWho will be the fastest? ????#Kigali2025 | @Kigali2025 pic.twitter.com/zDsRRrOdBE
— UCI (@UCI_cycling) September 21, 2025
De forma natural, surgiam dois claros candidatos à vitória: Tadej Pogacar e Remco Evenepoel. O primeiro, vindo de conquistar o Tour e depois de ter sido campeão mundial de estrada no ano passado, procurava o primeiro título no contrarrelógio; o segundo, que foi também medalha de ouro tanto no contrarrelógio como na prova de estrada dos últimos Jogos Olímpicos de Paris, procurava sagrar-se tricampeão mundial da etapa cronometrada depois de ter celebrado em Glasgow 2023 e Zurique 2024.
Na antevisão, Remco Evenepoel garantia que se sentia preparado para ganhar, mas não escondia que seria difícil bater o esloveno. “Não quero exagerar, mas acho que nunca me senti tão bem esta temporada. Consegui preparar-me bem, com um estágio de um mês, e tenho cinco meses de competição este ano, como geralmente acontece com quem prepara a participação no Tour. Esta é a primeira vez este ano em que consigo fazer tudo bem nos treinos. Mas se ele está aqui é porque acredita que pode vencer. Tenho de me concentrar no meu desempenho, mas vai ser um grande desafio batê-lo”, explicou o belga, que tinha como principal dificuldade o facto de o traçado ser acidentado e não apenas a rolar.
O belga Ilan Van Wilder foi líder durante um largo período de tempo e chegou a ter uma larga vantagem para o segundo classificado, o norueguês Andreas Leknessund, já que os 52 minutos, 22 segundos e 10 centésimos que registou retiravam 21.20 segundos ao segundo melhor tempo. De forma expectável, o primeiro lugar mudou de mãos mais do que uma vez na ponta final: Jay Vine tirou mais de um minuto a Ilan Van Wilder e passou pela liderança, mas o grande favorito acabou por corresponder.
While one ???????? rider starts his race, another crosses the line having giving it all ????
Ilan van Wilder still in the hot seat, as Lucas Plapp finishes +27.27 behind. #Kigali2025 pic.twitter.com/B3EJK4j2hd
— UCI (@UCI_cycling) September 21, 2025
Jay Vine ???????? crosses the finish line at #Kigali2025
He moves into the hot seat in the Men Elite ITT ????
He accelerates into the finish: 51:00.83. How did he put +1:21.27 into van Wilder? pic.twitter.com/cYqp72l73g
— UCI (@UCI_cycling) September 21, 2025
Remco Evenepoel não deu qualquer hipótese à concorrência e registou o melhor tempo do contrarrelógio, sagrando-se tricampeão mundial, igualando os feitos do australiano Michael Rogers (2003 a 2005) e do alemão Tony Martin (2011 a 2013) e carimbando ainda uma das maiores distâncias de sempre para o segundo classificado com 1.14 minutos de vantagem. A grande surpresa acabou mesmo por ser Tadej Pogacar, que não foi além do quarto lugar no dia em que completou 27 anos — chegando mesmo a ser dobrado por Evenepoel, num momento totalmente inesperado e que marca claramente a temporada. Jay Vine ficou então com a segunda posição e Ilan Van Wilder encerrou o pódio.
De recordar que, neste Campeonato do Mundo do Ruanda e na categoria de elite, Portugal está representado por Afonso Eulálio (Bahrain Victorious), António Morgado (UAE Emirates), Ivo Oliveira (UAE Emirates) e Tiago Antunes (Efapel), que só irão competir na prova de fundo. João Almeida e Nélson Oliveira são as ausências mais notadas, mas estarão presentes no Campeonato da Europa que vai decorrer em Drôme-Ardèche, França, na primeira semana de outubro.
What did we just witness! ????????
Remco Evenepoel catches Tadej Pogačar on the road in the Men Elite ITT.
He rides away from him and takes the ????????#Kigali2025 pic.twitter.com/rGOYKEpx3o
— UCI (@UCI_cycling) September 21, 2025