Na ressaca de mais uma jornada europeia, o Sporting voltou a sentir dificuldades no Campeonato Nacional mas, ao contrário do que aconteceu no jogo com o Sp. Braga (casa, 1-1), saiu dos Açores com os três pontos no bolso, que lhe permitem igualar, à condição, o FC Porto na liderança e manter a distância para o Benfica. Num jogo dominado pelos leões, o Santa Clara até entrou melhor, aproveitando da melhor forma um erro de Ousmane Diomande para inaugurar o marcador aos cinco minutos. A partir daí, o Sporting esteve totalmente por cima e colecionou várias oportunidades depois de Pote ter empatado na primeira parte e se ter lesionado no arranque da segunda. Já depois de Maxi Araújo ter sido expulso, a equipa de Rui Borges marcou num canto que promete fazer correr muita tinta, com Morten Hjulmand a sentenciar o triunfo sportinguista (1-2).
Curiosamente, o Sporting voltou a sofrer golos no arranque na visita às ilhas, depois de Léo Santos ter adiantado o Nacional aos três minutos. Já Pedro Gonçalves fez este sábado o golo 70 de leão ao peito, ao passo que Maxi foi expulso pela segunda vez e Hjulmand anotou o seu primeiro golo da vitória. Em termos coletivos, esta foi a quinta vitória dos leões com reviravolta, a quarta fora de Alvalade. No Campeonato, o Sporting venceu todos os jogos fora de casa, sendo que metade foram com reviravoltas no marcador, com a visita ao Santa Clara a juntar-se a Famalicão e Nacional.
“Encontrámos as dificuldades que esperávamos. É um campo difícil, um adversário difícil… foi justo. Falhámos muitos golos. O Santa Clara teve o golo e dois lances aos 90 minutos. A equipa manteve-se calma e equilibrada, apesar de o relvado não ajudar. Fomos conseguindo criar, controlámos e acaba por ser uma vitória justa. Lance polémico? Ainda nem sequer vi o lance mas, se formos por ai, há imensas situações durante o jogo que podíamos discutir. Mérito do Santa Clara, fez um bom jogo. E nós fomos sendo capazes de criar e a vitória é justa. Também podia estar aqui a falar da expulsão do Maxi… não vou entrar por ai. Digo que a vitória é justa. Pote? Não falei com ele. Acredito que seja muscular, infelizmente. É o que é. Há coisas que não controlamos. Estava num momento de forma muito bom, mas faz parte. Recuperação longa? Não sei dizer”, começou por dizer Borges à sport tv.
???? Liga Portugal Betclic – Jornada 11
⚽️ CD Santa Clara 1-2 #SportingCP
Ascendente leonino confirmado no último suspiro! pic.twitter.com/qtDGodgQQP
— xLP (@xLP_oficial) November 8, 2025
“Era importante darmos seguimento ao que temos conseguido fazer. A qualidade de jogo e o processo defensivo foi muito bom. O golo foi falta de concentração, mas depois depois fomos rigorosos. Tínhamos que dar seguimento ao nosso caminho, mais do que estarmos preocupados com os outros. Conseguimos uma vitória justa e difícil perante um grande adversário. Já no ano passado viemos depois de um empate com o Sp. Braga e sabíamos que era difícil. Na temporada passada, mesmo em Alvalade foi uma equipa que dificultou imenso. Sabíamos que ia ser difícil. A pressão é boa e o grupo tem dado uma resposta fantástica”, rematou.
Pouco depois do apito final de João Gonçalves, o Benfica recorreu à rede social X para partilhar as imagens do canto polémico de Quenda, num “pontapé de baliza transformado em canto”, que considerou ser um “erro colossal e anedótico do árbitro e assistente”. “Mais dois pontos que o Sporting conquista graças a erros de arbitragem. Dois pontos a mais na classificação, que não deveria ter. É preciso consequências ou o futebol português perderá, de vez, toda a sua credibilidade”, acrescentaram as águias. Por outro lado, o FC Porto foi mais sintético na sua tomada de posição. “Todos pelo Porto. #ContraTudoeContraTodos”, escreveram os dragões na mesma rede social, com um vídeo do lance.
Um pontapé de baliza transformado em canto, num erro colossal, anedótico, do árbitro e assistente. Mais 2 pontos que o Sporting conquista graças a erros de arbitragem. 2 pontos a mais na classificação, que não deveria ter. É preciso consequências ou o futebol português perderá,… pic.twitter.com/H0OpU1mvIQ
— SL Benfica (@SLBenfica) November 8, 2025
Todos pelo Porto.#contratudoecontratodos pic.twitter.com/OPo00CnqgL
— FC Porto (@FCPorto) November 8, 2025
Atualizado às 23h27 com as declarações de Benfica e FC Porto