A Câmara Municipal da Guarda confirmou que foi alvo, esta quinta-feira, de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ), realizadas nos Paços do Concelho e na Biblioteca Municipal, e que entregou “todos os elementos solicitados pelos inspetores”. “O Município da Guarda informa que a Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, esteve esta manhã na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e na Câmara da Guarda para recolher documentação”, refere a autarquia numa nota enviada à agência Lusa.

A Câmara, presidida por Sérgio Costa (PG/Nós, Cidadãos!/PPM), que está a cumprir o segundo mandato, acrescenta que “foram entregues todos os elementos solicitados pelos inspetores à autarquia”. Manifesta ainda “total disponibilidade para colaborar com as autoridades no âmbito desta investigação e reforça o seu compromisso com a transparência e o cumprimento da legalidade”, acrescenta.

A Polícia Judiciária efetuou esta quinta-feira buscas a três empresas do norte do país, à Biblioteca Municipal da Guarda e à Câmara Municipal da Guarda. De acordo com a PJ, que efetuou estas buscas através do Departamento de Investigação Criminal da Guarda, o objetivo foi de recolher elementos de provas “no âmbito de um inquérito instaurado por participação económica em negócio e prevaricação de titular de cargo político”.

“É visado pela investigação o órgão executivo eleito no mandato anterior, por existirem suspeitas de exclusão dos formalismos legais na contratação pública de eventos, de modo a favorecer sempre as mesmas empresas”. A PJ indicou ainda que “foram recolhidos elementos probatórios que serão agora analisados e posteriormente juntos à investigação”.

*Notícia atualizada às 21h55

[Gregorian Bivolaru dá todos os passos do manual de manipulação. Mas quem vive no interior da seita vai demorar a perceber. Ouça o terceiro episódio de “Os segredos da seita do yoga”, o novo Podcast Plus do Observador. Uma série em seis episódios, narrada pela atriz Daniela Ruah, com banda sonora original de Benjamim. Pode ouvir aqui, no site do Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music. E pode ouvir aqui o primeiro episódio e o aqui o segundo.]