Canábis

GNR

GNR apreende mais de 1.400 plantas de canábis

Além de “1.472 plantas de canábis, em várias fases de maturação”, também foram apreendidos 25 quilos de sementes de canábis, três telemóveis, dois computadores portáteis e um tablet, disse a GNR.
Saúde

Canábis. Observatório quer formar médicos

O Observatório Português de Canábis Medicinal está a reunir verbas para dar formação aos médicos sobre a prescrição de medicamentos, preparações e substâncias à base desta planta.
Medicamentos

Fármaco à base de cannabis vai ser comparticipado

910
Sativex destina-se a doentes com esclerose múltipla. Fármaco deverá chegar ao mercado português em setembro deste ano, diz a empresa responsável pela venda na Europa.
Canábis

Estudo: canabidiol pode ser poderoso antibiótico

722
O canabidiol, uma das substâncias da canábis, pode ser um poderoso antibiótico, idêntico a outros que existem no mercado e que combatem infeções como a pneumonia, conclui uma investigação.
Canábis

Canábis Medicinal. Fábrica de Cantanhede premiada

Chama-se Tilray Cantanhede e é uma empresa pioneira que transforma canábis em medicamentos. Apenas em funcionamento desde abril, a empresa já venceu o prémio de Boas Práticas de Produção.
Canábis

Canábis. PSD vai propor legalização total

1.082
Na próxima legislatura o PSD vai avançar com a legalização da canábis para fins recreativos. Os sociais-democratas continuam contra a auto-produção que foi proposta pelo BE e pelo PAN.
Saúde

Dentro da primeira fábrica de canábis em Portugal

941
Seguranças, arame farpado, laboratórios e milhares de plantas em estufas. Primeira fábrica de canábis medicinal do país fica em Cantanhede, mas ainda espera pela licença para produzir medicamentos.
Canábis

Cultivo de canábis cria 750 empregos em Portugal

7.494
Estão já a ser investidos 160 milhões de euros no cultivo de canábis para utilização medicinal. Empregos a criar vão desde a mão-de-obra agrícola até áreas especializadas na química e farmácia.
Drogas

Portugal é 4.º na Europa em apreensão de haxixe

Portugal foi o quarto país europeu com maior quantidade de haxixe apreendida em 2017, que alerta para os perigos de uma fraca regulação da canábis para fins medicinais.
Assembleia Da República

Cannabis: é urgente reformar este parlamento!

212
A Iniciativa Liberal defende uma verdadeira liberalização do consumo de cannabis, passando pela venda em estabelecimentos licenciados não-exclusivos, retirando o monopólio ao Estado.
Canábis

Lei da canábis medicinal entra em vigor

A regulamentação estabelece que o cultivo, fabrico e comércio da canábis para fins medicinais só pode ser feito depois de autorização do Infarmed, que deve ser atualizada todos os anos.
Canábis

Parlamento discute a legalização da canábis

171
O BE defende que a venda deve ser feita em estabelecimentos licenciados. Já o PAN quer que a venda ocorra exclusivamente nas farmácias.
Bloco de Esquerda

O Bloco entra num bar… e discute a canábis

1.334
O BE esteve a debater a legalização da canábis num bar do Bairro Alto. A proposta do Bloco para regularizar o consumo vai à AR e a líder diz que, em nome da coerência, PS e PSD devem aprovar o diploma
Saúde

Meio milhão de portugueses consome canábis

330
A canábis é a droga que os jovens começam a consumir mais cedo, mas, ao contrário dos adultos entre os 25 a 44 anos, os mais jovens têm demonstrado uma diminuição do consumo.
Drogas

O Ben Está de Volta...

Agora é a liberalização da cultura da cannabis, com a desculpa que tem efeitos medicinais. Mas então porque não se faz o mesmo com os opiáceos, usados para retirar a dor em doentes terminais?
Medicina

Produtos à base de canábis só com receita médica

O diploma entra em vigor no dia 1 de fevereiro. A regulamentação esclarece que o cultivo e fabrico dos produtos à base de canábis não são autorizadas para uso próprio.
Canábis

Canábis. Médicos católicos pedem "bom senso"

264
A Associação dos Médicos Católicos pediu "bom senso" aos deputados na hora da votação da legalização da canábis, que vai ao Parlamento no próximo dia 17. E apelam ao chumbo do diploma do BE.
Canábis

A droga não se vence com a droga

187
As proibições obviamente não chegam para construir uma sociedade livre de drogas. Mas contribuem para isso, permitindo que o mal se contenha dentro de alguns limites (o que a legalização não permite).
Canábis

PAN quer legalizar venda de canábis em farmácias

8.297
O partido de André Silva quer que canábis possa ser vendida em farmácias por profissionais "informados e habilitados" cientes dos "potenciais riscos para a saúde". Consumo seria vedado a turistas.
Assembleia Da República

As drogas “levezinhas” do Bloco de Esquerda

4.614
Como psiquiatra, e pela experiência clínica de ter observado muitos casos de doenças psiquiátricas ligadas ao consumo de canábis, sou contra a legalização. Espero que haja bom senso e responsabilidade
Canábis

Tailândia legaliza marijuana com fins medicinais

O parlamento da Tailândia aprovou a legalização do uso de marijuana com fins medicinais e de investigação.
Saúde

Farmacêutica quer produzir canábis em Vila de Rei

563
A farmacêutica internacional Cann10 vai investir 10 milhões de euros numa fábrica de produtos medicinais à base de canábis, a instalar em Vila de Rei, e assegurar a criação de 100 postos de trabalho.
Canábis

Bloco quer venda de canábis para fins recreativos

2.712
O projeto apresentado pelos bloquistas quer que a venda seja feita em lojas licenciadas e que seja proibida a venda de produto sintético ou com aditivos. Proposta é apresentada na terça-feira.
Medicamentos

Governo aprova medicamentos à base de canábis

De acordo com o comunicado do Conselho de Ministros, o Governo aprovou um decreto-lei que "estabelece o quadro legal para a utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta".
Organizações de Saúde

Lei da canábis medicinal concluída até fim do ano

A regulamentação da lei do uso da canábis para fins medicinais, desde o cultivo até à dispensa dos medicamentos em farmácia, deverá estar concluída até ao final do ano, disse a presidente do Infarmed.
Canadá

Canadá. Horas em filas para poder comprar canábis

627
A festa fez-se dentro da loja. Pela primeira vez, puderam comprar canábis legalmente. O Canadá passa a ser o maior mercado do mundo desta droga, que agora pode ser vendida em lojas. Mas há limites.
Canadá

Canadá oficializa legalização da canábis

Trata-se de reforma histórica esperada em todo o país por consumidores que enfrentaram já o frio e horas nas filas para comprarem legalmente a droga.
Canadá

Canadá aprova uso de canábis para fins recreativos

510
O Canadá será o segundo país a permitir o consumo de canábis para fins recreativos, a partir de quarta-feira, com legislação que terá maior impacto económico do que social.
Canábis

Canábis terapêutica autorizada no Reino Unido

O ministro do Interior britânico pediu a 19 de junho a dois grupos de especialistas independentes que estudassem a questão. O Reino Unido junta-se assim à Alemanha, a Áustria, a Finlândia e a Itália.
Canábis

Coca-cola pondera entrar no mercado da canábis

114
A empresa fundada em 1886 está a ponderar entrar no mercado das bebidas com infusões de canábis. No sector existe um interesse emergente por produtos com marijuana.
Canábis

EUA. Illinois promove canábis para fins medicinais

O Illinois promulgou na terça-feira uma lei que facilita o acesso ao canábis para fins medicinais, como alternativa aos analgésicos opioides responsáveis por milhares de mortes nos Estados Unidos.
Canábis

Militares podem produzir canábis medicinal

218
A instituição afirmou ter "flexibilidade" para produzir e fornecer Serviço Nacional de Saúde com preparados de canábis para fins medicinais.
Canábis

Marcelo promulga canábis para fins medicinais

405
Presidente da República promulgou a utilização de canábis com fins medicinais, prevenindo que se implicar despesa extra Orçamento do Estado, há "riscos de inconstitucionalidade".
Canábis

Canábis para fins recreativos merece "ponderação"

Adalberto Campos considera que a utilização da canábis para outros fins que não os terapêuticos "é uma matéria que carece de ponderação e de avaliação de experiências em curso".
Canábis

Canábis será legal no Canadá a 17 de outubro

O consumo e o cultivo de canábis passam a ser legais no Canadá a 17 de outubro, anunciou o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, na Câmara dos Comuns, em Otava.
Canábis

Canadá legaliza canábis para fins recreativos

109
A lei que aprovou o uso recreativo de passou no parlamento canadiano, com 52 votos favoráveis e 29 votos contra. Em Portugal, o canábis só está aprovado para fins medicinais.
Saúde

Parlamento aprova uso terapêutico de canábis

2.246
A legalização do uso de produtos feitos à base de canábis para fins medicinais foi aprovada por todas as bancadas parlamentares, com a abstenção do CDS.
Canábis

Senado canadiano aprova consumo de canábis

356
O Senado canadiano aprovou a legalização do consumo de canábis para fins recreativos. A medida segue agora para a Câmara dos Comuns, controlada pelos parlamentares do partido de Justin Trudeau.
Canábis

Comissão de Saúde aprova canábis para fins médicos

127
O texto final aprovado esta quarta-feira diz que cabe apenas ao médico prescrever medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis.
Canábis

Lidl vende canábis na Suíça 

2.301
Na Suíça, a cadeia de supermercados Lidl está a vender canábis cultivada localmente como alternativa ao tabaco de enrolar. Há pacotes a 15 euros e outros a cerca de 16,70.
Canábis

Canábis. PCP propõe exclusão do autocultivo

O PCP propôs a exclusão do autocultivo de canábis para fins terapêuticos porque não obedece "a qualquer rigor", nem "às regras básicas da saúde pública".
Medicamentos

Medicamento à base de canábis aguarda aprovação

O medicamento baseado numa fórmula purificada de canabidiol mostrou ser seguro e eficaz no tratamento de duas formas raras de epilepsia que não respondem aos tratamentos existentes.
Canábis

Cidade holandesa proíbe canábis

124
Cidade de Haia é a primeira na Holanda a proibir o consumo de canábis. A substância é vendida livremente em 573 estabelecimentos de 103 municípios holandeses, incluindo Haia.
Canábis

IPO de Lisboa não vai ter plantação de canábis

353
O administrador do Instituto Português de Oncologia de Lisboa defende mais estudos sobre as repercussões do uso da canábis para fins terapêuticos e duvida que o hospital venha a ter uma plantação.
Assembleia Da República

Sobre o uso de canábis para fins terapêuticos

O que se discute é a possibilidade de o canábis poder ser usado pelos doentes para fins terapêuticos, sem contudo ser efetuada uma avaliação dos benefícios-riscos associados ao seu consumo.
Canábis

Prescrição de canábis "exige todos os cuidados"

A Ordem dos Médicos disse esta quinta-feira que a prescrição de canábis como medicamento "exige todos os cuidados". Uma delegação da Ordem foi ouvida esta quinta-feira no Parlamento.
Moçambique

Canábis é a droga mais apreendida em Moçambique

A canábis é a droga mais apreendida pelas autoridades de Moçambique nos últimos cinco anos. Segue-se o haxixe, a efedrina, a cocaína e a heroína.
Canábis

Farmacêuticos contra canábis para fins medicinais

A Ordem dos Farmacêuticos considerou que "não existe evidência científica que comprove a eficácia e segurança" do uso da planta da canábis para fins medicinais.
Canábis

Médicos preocupados com uso de canábis medicinal

Enquanto em Portugal se discute a utilização de canábis com fins medicinais, dando exemplos do que se tem feito noutros países, há médicos em locais onde o uso é possível que pedem mais ponderação.
Canábis

Infarmed. Canábis seria "fantástico" 

A presidente do Infarmed defende que, para alguns doentes, a canábis como medicamento seria "fantástico". Ainda assim, Maria do Céu Machado não está a favor do auto cultivo.
Drogas

Aumenta consumo de álcool por mulheres e idosos

Em relação ao álcool há alguma repressão de comportamentos de risco entre os jovens, mas há um aumento do consumo de canábis na população em geral, bem como de consumo de álcool por mulheres e idosos.
Canábis

Consumo de canábis agravou-se nos últimos 5 anos

O relatório do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências revela que o consumo de canábis se agravou nos últimos 5 anos. Os Açores são a região onde o consumo é maior.
Canábis

Doentes que recorrem a canábis arriscam a vida

365
A utilização da canábis para uso medicinal é uma realidade. Muitos doentes arriscam a vida para conseguir a planta e garantem que se sentem melhor. Dizem que a regulamentação é urgente.
Moçambique

Polícia apreende 400 plantas de canábis numa horta

A polícia moçambicana apreendeu 400 plantas de canábis que estavam dissimuladas numa horta entre cereais e legumes. Uma mulher de 35 anos foi detida.
Canábis

Uma portuguesa nas quintas de marijuana dos EUA

494
É legal cultivá-la e vendê-la, mas sem visto de trabalho no país é ilegal apanhá-la. Não é por isso que as quintas da Califórnia deixam de estar cheias de portugueses, espanhóis e italianos.
Canábis

15 produtos surpreendentes feitos com canábis

179
Há vários produtos cuja composição tem canábis, dos conhecidos chupa-chupas às pastas de dentes e aos tampões. Reunimos 15 produtos com a ajuda do espanhol El Mundo.
Drogas

Canábis, uma oportunidade a não perder

606
Os efeitos positivos são visíveis: aumenta-se a liberdade das pessoas, reconhecendo que são adultos capazes de tomar decisões, e aumentam-se as receitas fiscais em centenas de milhões de dólares.
Fact Check

Fact check. Canábis: o que diz a ciência?

295
Para defenderem as suas propostas BE, PAN e PCP enumeram uma série de benefícios associados à utilização de canábis, mas muitas dessas aplicações ainda não foram demonstradas em humanos. Fact check.
Canábis

Ministro da Saúde a favor da canábis

O ministro da Saúde declarou-se esta sexta-feira a favor da utilização da canábis para fins medicinais. Adalberto Campos Fernandes entende que vai ser possível tornar a canábis uma opção terapêutica.
Canábis

Diretora-Geral da Saúde diz sim à canábis

343
Graça Freitas diz não ter "nenhum preconceito ao uso da canábis" e concorda com a sua utilização para fins terapêuticos. A Diretora-Geral da Saúde comparou a canábis com os opiáceos.
Política

Legalização da canábis baixa à especialidade

277
A hipótese de legalizar a canábis para fins medicinais vai ser discutida pelo comissão parlamentar de saúde. Uma decisão vai ter de ser tomada em 60 dias. Bloco diz compreender reservas do PSD.
Política De Saúde

PCP não apoia uso terapêutico de canábis

A deputada comunista Carla Cruz afirmou esta quinta-feira que este projeto quer "de forma encapotada, abrir caminho à utilização da 'cannabis' para fins recreativos".
Canábis

Legalizar a canábis ou os medicamentos derivados?

367
O BE e o PAN defendem a legalização da canábis e produtos associados para fins medicinais, mas cientistas e médicos dizem que só os medicamentos deveriam ser aprovados e só depois de testados.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)