A Câmara de Odemira, no distrito de Beja, vai investir cerca de 4,7 milhões de euros em ação social escolar, transportes, apoios às famílias e projetos educativos durante o ano letivo de 2026/2027, revelou o município.

Uma das maiores fatias do investimento diz respeito às refeições escolares, num valor global de 1.220.000 euros, “para garantir perto de 15 mil almoços” do pré-escolar ao ensino secundário, destacou a autarquia, em comunicado.

Contactado esta terça-feira pela agência Lusa, o presidente da câmara, Hélder Guerreiro (PS), explicou que as refeições são garantidas através de protocolos estabelecidos com instituições sociais do concelho (IPSS), numa “aposta na qualidade e no consumo de produtos locais”.

“Neste momento, basicamente, todas as escolas são alimentadas por Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) locais, que confecionam as refeições para as nossas crianças e, portanto, já não há aquela aquisição de produtos embalados vindos à distância”, disse.

Esta opção, continuou, também acaba por ser “uma ajuda muito importante para aquilo que é a tesouraria” das associações: “É um investimento que sentimos que é ótimo e que tem corrido bastante bem”.

A par das refeições locais, no ano letivo de 2026/2027 a câmara municipal vai gastar cerca de 1,3 milhões de euros no projeto OdeTE +Sucesso, “que contempla ações de promoção do sucesso educativo, inclusão e bem-estar das crianças e jovens”, lê-se no comunicado.

Este investimento, acrescentou, inclui “a contratação de 10 profissionais para reforço de respostas especializadas, nas áreas da psicologia, terapia da fala e mediação intercultural”.

Já para os cinco agrupamentos de escolas do concelho está prevista a transferência de um montante total de 764.000 euros, com o objetivo de “dotar as direções de autonomia na gestão diária e na resposta às necessidades das escolas”.

A autarquia estima ainda um investimento de 525.000 euros em transportes escolares, garantindo o funcionamento de “185 circuitos especiais, que percorrem diariamente cerca de 4.876 quilómetros, abrangendo 552 alunos”.

Para as atividades de enriquecimento curricular (AEC), o investimento será de 265.000 euros, através de protocolos com 10 entidades locais, “para desenvolvimento de atividades nas escolas”.

Está igualmente definido o reforço nas atividades de animação e apoio à família (AAAF), no pré-escolar, e na componente de apoio à família (CAF), no 1.º ciclo do ensino básico, “através de protocolos com entidades do concelho, no valor de 350.000 euros”.

No comunicado, a autarquia do litoral alentejano referiu que, em apoio direto às famílias para aquisição de material escolar nas papelarias locais, foram atribuídos 3.124 vouchers de 25 euros para cada aluno do 1.º ao 12.º ano, num total de 78.100 euros, estando ainda prevista uma verba de 90 mil euros para bolsas de estudo e de mérito.

O município vai também assumir o apoio financeiro, no valor de 100.000 euros, para o ensino articulado de música de 150 alunos do concelho, assim como mais 100.000 euros para ações de literacia digital e educação emocional e para as Jornadas Escolares, entre outras iniciativas.

Neste arranque do novo ano letivo, foram também inauguradas as novas bibliotecas escolares das escolas básicas do 1.º ciclo de Odemira, num investimento municipal de 150.000 euros, e de Sabóia, que teve o apoio logístico da autarquia.

No comunicado, a câmara municipal indicou que aguarda a aprovação da candidatura, no âmbito do Banco Europeu de Investimento, para a requalificação das escolas Secundária e Damião de Odemira, em Odemira, e Eng. Rafael Amaro da Costa, em São Teotónio, num valor que ascende a 30 milhões de euros.