O Salvamento Marítimo intercetou, na madrugada deste sábado, uma embarcação com 53 migrantes a bordo em águas próximas à ilha espanhola de Lanzarote, informou o Centro Coordenador de Emergências e Segurança 112 das Canárias.
Após a intercetação, a embarcação foi levada para o cais de Los Mármoles, em Arrecife, onde a equipa de saúde local, composta por profissionais do Serviço de Urgências das Canárias (SUC), da Atenção Primária e da Cruz Vermelha, prestou assistência aos migrantes. Depois de serem assistidas, nenhuma das pessoas teve de ser transferida para um hospital.
Esta madrugada @salvamentogob interceptó una embarcación con 53 migrantes a bordo en aguas próximas a #Lanzarote
➡️Un dispositivo del #SUC, Atención Primaria @SanidadGobCan y @CruzRojaLP asistió a estas personas en el muelle de Los Mármoles. No se precisó traslado al hospital
— 112 Canarias (@112canarias) October 10, 2026
Em setembro, mais de 70 pessoas, incluindo um bebé, morreram num pequeno barco que partiu da Gâmbia em direção às ilhas Canárias com 128 pessoas a bordo, segundo as autoridades espanholas e uma organização não governamental (ONG). A embarcação foi resgatada depois de 26 dias à deriva no mar, com apenas 44 sobreviventes e cinco corpos a bordo, avançou a agência de notícias EFE, citando dados do Serviço de Resgate Marítimo espanhol.
As entradas irregulares na União Europeia caíram 35% entre janeiro e agosto deste ano, em comparação com o mesmo período em 2025, apesar de se ter verificado um aumento dos fluxos pelo sul de Espanha. Em setembro, a Agência Europeia da Guarda de Fronteiras e Costeira (Frontex) indicou que, nos primeiros oito meses do ano, se registaram cerca de 75 mil deteções de entradas irregulares na União Europeia (UE).
Verificou-se uma diminuição em “praticamente todas as principais rotas migratórias”, com exceção de uma: a do Mediterrâneo Ocidental, que engloba o sul de Espanha. Apesar de estes números divulgados pela Frontex não incluírem a entrada de milhares de migrantes em Ceuta em 30 e 31 de julho — pelo menos 72 mil, segundo o Governo espanhol — a agência indicou que, no Mediterrâneo Ocidental, se registou um aumento de 34%, com 15.909 deteções de entradas.