No Dia de Finados, o Observador mostra-lhe as imagens de alguns dos cemitérios mais impressionantes do mundo. Seja pelo número considerável detúmulos que podem ser visitados ou pelas esculturas que os ornamentam, estes cemitérios são mais do que a última morada dos mortos: são autênticas obras de arte. E algumas delas arrepiantes.

Em Portugal, destaca-se o Cemitério dos Prazeres, em Lisboa. Foi aqui que foram sepultados os Duques de Palmela, naquele que é o maior mausoléu privado da Europa. O jazigo tem dois andares, espaço para um jardim e corredores. Neste mesmo cemitério está também a sepultura de Carvalho Monteiro, o homem que mandou construir a Quinta da Regaleira, em Sintra.

As estátuas de pedra são as protagonistas nestes locais, com anjos da morte e de mulheres a chorar. Mas na Roménia há uma exceção: um dos cemitérios do país tem cores em vez de pedra branca, porque as sepulturas são feitas de mosaicos coloridos com inscrições alegres e desenhos que ilustram a vida de quem está ali enterrado. Outro cemitério fora do normal está… debaixo de água, mais especificamente no Oceano Atlântico e presta homenagem àqueles cujas cinzas foram atiradas ao mar. E o que dizer da cidade dos Mortos no Cairo, Egito, onde vive um milhão de pessoas, o que a torna a maior necrópole do mundo.

Conheça 26 cemitérios do mundo na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR