Estamos quase a começar a contagem decrescente para o novo ano e começam a chegar os balanços e recordações de 2015. Que o digam o Instagram, que em setembro deste ano já tinha conquistado 400 milhões de utilizadores – mais 100 milhões do que os que contabilizou em dezembro de 2014. Um ano de ouro para a rede social, que partilhou 80 milhões de fotos todos os dias.

Entre tantas imagens, algumas marcam o ano que prestes a acabar. A imagem que mais corações mereceu no Instagram em 2015 pertence a Kendal Jenner, irmã de Kim Kardashian. A imagem da modelo deitada no chão com madeixas do cabelo a desenhar corações pôs 3.2 milhões de dedos a clicar.

Mas a vitória é relativa. Porque no top 10 de imagens mais “gostadas” do Instagram, cinco pertencem a Taylor Swift, a conta mais seguida da rede social, logo abaixo da conta do próprio Instagram. O nome “@taylorswift” é seguido por quase 53 milhões de pessoas, mais 3 milhões do que Kim Kardashian (que não aparece no top 10) e mais 4 milhões que a colega de profissão Beyoncé.

Mas a autora de “Crazy in Love” também tem lugar na lista de fotografias mais “gostadas” do Instagram. Aparece em sexto lugar com a filha Blue ao colo.

O segredo para o sucesso no Instagram parece ser o seguinte: aparecer com coisas fofinhas: seja um bebé (como a mulher de Jay-Z), seja com gatos e um homem bonito ao lado, que é o caso de Taylor Swift.

Existe, ainda assim, mais uma receita para o sucesso: voluptuosidade. A família Kardashian também tem uma presença forte na lista, com três entradas: uma em primeiro lugar e outras duas em quinto e em décimo. Na lista de contas mais seguidas do Instagram, 3 dos 10 utilizadores mais bem sucedidos são do clã do canal E! Entertainment: Kim, Kylie e Kendal Jenner.

Homens nem vê-los, nas fotografias mais “gostadas” do Instagram. Mas há um para amostra nas contas mais seguidas: é Justin Bieber, cuja ex-namorada Selena Gomez conquistou 2,3 milhões de corações numa só imagem nesta rede social.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR