O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, o Amadora BD, está quase, quase a começar e a organização já anunciou os finalistas aos Prémios Nacionais de Banda Desenhada, competição que vai na segunda edição. São mais de 60 nomes distribuídos por dez categorias.
Entre os finalistas da categoria de “Melhor Álbum Português” encontram-se Miguel Moreira e Catarina Verdier, autores de As Aventuras de Fernando Pessoa, que fala sobre os heterónimos pessoanos, e Filipe Melo e Juan Cavia, criadores de Os Vampiros. Osvaldo Medina, criador de Kong The King, e Nuno Saraiva, autor de Tudo Isto É Fado!, uma homenagem aos intérpretes e lugares do fado, também fazem parte da lista.
Para a categoria de “Melhor Desenho Para Álbum Português”, estão nomeados Luis Louro, com a BD Jim Del Monaco — O Cemitério dos Elefantes, e Sónia Oliveira, co-autora de O Poema Morre, também finalista na categoria de “Melhor Álbum Português”, entre outros. Já “Melhor Álbum de Tiras Humorísticas”, os finalistas são Rick Kirkman, e Jerry Scott, autores de Não Gritem Baby 33, Miguel Montenegro, com Psicopatos Vol.II, e Henrique Magalhães, criador de Seu Nome Próprio Maria, Seu Apelido, Lisboa.
O Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora foi criado em 1990 e é o principal evento do género em Portugal. A edição deste ano começa esta sexta-feira e decorre até 6 de novembro no Fórum Luís de Camões, na Brandoa.
O concurso, patrocinado pela Câmara Municipal da Amadora, tem por objetivo distinguir os melhores trabalhos realizados ao longo do ano. O júri deste ano é composto pelo diretor do festival, Nelson Dona, e pelos jornalistas Luis Salvado e Sandy Gageiro. Os vencedores serão anunciados no dia 29 de outubro. A lista completa dos candidatos pode ser consultada aqui.