Na hora de pôr a mesa de Natal, põe-se também a imaginação a funcionar. Para lá do bacalhau, do peru, do polvo, do cabrito e dos doces tradicionais, há pormenores que fazem a diferença. Talheres envoltos em guardanapos de formas originais, toalhas simples mas aprumadas, castiçais que dão um toque especial à mesa — o Observador reuniu algumas ideias para o ajudar na tarefa de criar o ambiente aconchegante e requintado que a época exige. Depois da mesa posta, espreite a galeria de imagens inicial com sugestões de produtos decorativos.

Leve algumas das bolas da árvore para a mesa

Bolas de Natal não faltam aí por casa, nesta altura. Por essa razão, podem servir para decorar a mesa da consoada ou do dia de Natal de diferentes formas: em arranjos florais, dentro de jarras, no topo e centro da mesa. Pode optar por colocar bolas iguais às que tem na árvore ou escolher outra cor, para contrastar. Resultam sempre e se tiver a mais, das que não encontraram espaço nos ramos e já estão de novo no saco à espera do Natal seguinte, ainda melhor, é só ir recuperá-las.

Imagem retirada do Pinterest

Imagem retirada do Pinterest

Personalize o lugar de cada convidado

Esta é uma forma de dizer aos seus convidados como são especiais, ao mesmo tempo que se evitam perguntas como “onde é que fico?” ou “onde costumam sentar-se para não ocupar o vosso lugar?”. O processo torna-se prático e o facto de o lugar estar personalizado demonstra uma atenção especial. Há inúmeras formas de identificar os lugares. Para a que lhe mostramos em baixo só precisa de papel, tesoura, fio branco e raminhos de alecrim.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Imagem retirada do Pinterest

Imagem retirada do Pinterest

Vá buscar os copos, e não é para brindar

Talvez nunca tenha olhado para eles desta forma: de pernas para o ar, com uma dupla função sem ser a de beber ou brindar. Os copos podem ser aproveitados para servir de suporte para velas, ao mesmo tempo que concentram no seu interior (na zona de balão) enfeites florais ou outros como imagens natalícias, palavras e mensagens. Experimente: o efeito surpresa vai impressionar os convidados.

17eb70e5ef18ec68b056c7ce80381763

Imagem retirada do Pinterest

Espalhe doces

O melhor vem no fim. Mas no Natal, há exceções. As gomas e os doces podem servir de enfeite para colorir o ambiente, enquanto conseguem captar a atenção dos mais novos e se transformam em promessas de “se comeres bem, podes tirar umas quantas”.

gomas

Imagem retirada do Pinterest

Deixe mensagens positivas ao lado dos talheres

A época pede isso mesmo: energia positiva, reconforto através de palavras calorosas, atenção ao próximo. Assim sendo, porque não fazê-lo no sítio onde se dão as maiores conversas? Pode fazer jus à música dos The Police, “Message in a Bottle”, e deixar poemas, excertos de letras de músicas ou outras citações em garrafas originais. Há empresas que já o fazem por si, como a Sabores, sentimentos e ideias soltas.

No Sabores, sentimentos e ideias soltas há poemas dentro de garrafas. http://www.saboresentimentoseideiasoltas.pt/

No Sabores, sentimentos e ideias soltas há poemas dentro de garrafas, http://www.saboresentimentoseideiasoltas.pt/

Transforme garrafas antigas

Se gosta de trabalhos manuais ou se não tem assim tanto jeito mas quer arriscar, esta é uma ideia simples. Vai precisar de garrafas de vidro antigas de diferentes formas, latas de spray douradas e prateadas, um local devidamente protegido para não sujar com a tinta. Depois, basta pintá-las e deixar secar. No fim, pode colocar flores secas ou outros adornos que combinem. A própria disposição das garrafas, em linha, pode bastar para o efeito decorativo.

Imagem retirada do Pinterest

Imagem retirada do Pinterest

Tire os presentes do sapatinho e traga-os para o lado dos convidados

Durante o jantar vão estar sempre no pensamento de todos. E que tal trazer miniaturas de presentes para a mesa, para aguçar ainda mais a curiosidade?

Wrapped, Retro Styled, No People, Holiday, Large Group of Objects, Copy Space, Single Object, Homemade, Celebration, Ornate, Blank, Tied Bow, Fir Tree, Craft, Craft Product, Label, Plan, Surprise, Concepts, Brown, Wood - Material, Old-fashioned, Cultures, Empty, Crowded, Still Life, Close-up, Directly Above, Winter, Season, Gift, Package, Flooring, Rope, Christmas, Box - Container, Table, December, Bow, Set, New Year, Note, Brunch,

Imagem: Getty Images/iStockphoto

Tenha atenção aos pormenores

Sobretudo se forem bolsas natalícias para guardar os talheres. Vão surpreender pequenos e graúdos, ao mesmo tempo que enfeitam e organizam a mesa.

19b74d9b2bbe8209f6168f40c3cd1da2

Imagem retirada do Pinterest

Transforme as sobremesas em enfeites natalícios

Doces não devem faltar na mesa, mas estes parece que ainda abrem mais o apetite. Uma ideia simples é pôr um barrete natalício no bolo de chocolate — basta morango e chantilly por cima.

comida natal

Imagem retirada do Pinterest

Não dobre os guardanapos de forma aborrecida

Há inúmeras formas a dar aos guardanapos. Árvores de natal, flocos de neve, estrelas… Não se assuste quando olhar para alguma das imagens que encontram pela internet. Se seguir os passos, conseguirá o mesmo resultado. Aqui fica a explicação para o guardanapo árvore de Natal.

guardanapo

Imagem retirada do Pinterest