O incenso e a mirra estão desde sempre associados aos reis magos e têm ainda propriedades que podem ser úteis nos dias de hoje: podem ser usados como repelente e acalmar dores no corpo.
Várias são as histórias que se contam acerca dos reis magos. Mas ainda há muito para desvendar. Sabia que antes do séc. XV os três reis eram apresentados como se tivessem a mesma etnia?
O dia de Reis, em Espanha, é um acontecimento de muita importância, com muita tradição na cultura espanhola. Por isso as autoridades reforçaram a segurança para prevenir eventuais ataques terroristas.
A PSP deteve 938 pessoas e apreendeu mais de 40 mil doses de droga e 76 armas, durante os 19 dias da "Operação Polícia Sempre Presente -- Festas Seguras 2016".
Os contratos dos jogadores de futebol estão cheios de surpresas. Os jogadores da equipa francesa Montpellier não podem ganhar mais uns quilos no Natal, sob pena de pagarem 1.000 euros de multa.
Um espetáculo que nasce torto dificilmente se endireita. E assim foi, no "show" de Mariah Carey na passagem de ano em Nova Iorque. Problemas técnicos com "playback" levaram a cantora a sair de palco.
Praia de Carcavelos recebeu muitos aventureiros que cumpriram a tradição e deram o primeiro mergulho do ano no mar. Entre risos, coragem e algum frio, todos são unânimes: faz bem à saúde.
Houve fogo de artifício -- e, nesse campeonato, a Madeira voltou a esmagar a concorrência --, mas houve, também, outras formas de receber 2017 (e dizer adeus a 2016) em vários pontos do mundo.
As celebrações de Ano Novo estão a ser preparadas com segurança reforçada um pouco por todo o mundo, depois de 2016 ter sido marcado por vários atentados terroristas.
Foi o ano de Trump e do Brexit, mas também de Portugal campeão europeu, de Marcelo Presidente e da Web Summit. Recorde as frases que marcaram o ano de 2016.
A maioria da Linha Azul do Metro de Lisboa vai estar aberta toda a noite de dia 31 de dezembro, de forma a facilitar as deslocações dos utentes na noite de passagem de ano.
2016 vai ficar para a História como o ano em que Trump venceu as eleições, os britânicos escolheram o Brexit, o terrorismo manteve-se no Médio Oriente e ganhou raízes na Europa. O ano em fotos.
A demissão de João Soares da pasta da Cultura, o Óscar para DiCaprio, o polémico Nobel da Literatura a Dylan, a abertura do MAAT, o fim da Cornucópia. A Cultura de 2016 em revista.
Janeiro em campanha. Fevereiro: orçamento primeiro. Portas chora em março, abril congressos mil. Junho lua de mel em Paris. Verão, viagens com Galp. Geringonça em novembro que outubro foi de Guterres.
Do Europeu até ao Europeu, passando pelo Europeu. É mais ou menos isto. Vá, pelo meio, um ou outro "detalhe" desportivo como o bronze de Telma nos Jogos e o tri do Benfica. O desporto em 2016.
Provámos teorias de Albert Einstein, estivemos mais perto do que nunca dos dinossauros, estamos um passo mais perto de Marte. Os grandes eventos científicos de 2016 recordados em 15 imagens.
O panda gigante já não está em perigo de extinção, as raposas vermelhas são citadinas e os polvos púrpura são amorosos. A vida selvagem nas fotografias mais marcantes de 2016.
Recorda-se de algum evento que ocorreu em 2016 ou acha que o ano foi desinteressante? Teste os seus conhecimentos e perceba se passou os últimos 12 meses a dormir.
Podem ser lidos em qualquer altura do ano, mas em nenhuma outra encontrará igual cenário. Miguel Freitas da Costa dá seis sugestões de leituras para as festas.
Recebeu (ou deu a si próprio) um dispositivo móvel como prenda de Natal? Um iPad? Um iPhone? Um smartphone ou tablet Android? Não perca a nova edição das 21 aplicações recomendadas pelo Observador.
Três, dois, um... milhares de histórias deram a volta ao mundo em episódios que vão marcar a história de 2016. O Observador recorda 16 histórias virais que tornaram o ano especial.
Cinco lisboetas que já viveram o suficiente para saber como o Natal foi mudando na capital contaram ao Observador algumas memórias que têm desta quadra.
Fomos espreitar as grelhas dos canais abertos, do cabo e olhámos também para o Netflix. Eis o melhor que pode ver na televisão no fim de semana do Natal. Não faltam, claro, os 'clássicos'.
Do Pai Natal austero ao homem carinhoso vestido de vermelho. Já não há espírito natalício sem a magia Coca-Cola a pairar no ar. Conheça como a marca influenciou o Natal nos últimos 96 anos.
A quadra natalícia é, por norma, uma época onde os excessos alimentares são uma realidade. E por vezes o coração é o que sofre mais. Saiba como ser saudável na noite de Natal.
As bactérias não perdem uma boa ceia de Natal e, numa época em que se cozinha tanto e para tanta gente, esquecemos-nos delas. O Observador revela-lhe os truques para expulsá-las da mesa.
Demorou 17 anos a preparar o livro e diz que só o fará uma vez na vida. "As Receitas de Natal do Jamie Oliver" reúne os pratos favoritos do chef e dicas para sobreviver à quadra na cozinha.
Prestigiado historiador britânico Andrew Roberts escreveu na BBC que o ano da história mais semelhante a 2016 é o de 1848 por causa das revoltas populares que ocorreram nesse ano.
Não desespere. Juntámos 240 sugestões para toda a família, da mãe ao pai, passando pelas crianças, os adolescentes, os avós, a namorada, o namorado e até o cão e o gato. É só carregar nos botões.
Como a quadra não fica completa sem o membro peludo da família (e não estamos a falar do tio conhecido como Tony Ramos), terminamos o guia de compras natalício com 30 ideias para cães e gatos.
Se só usa os copos para brindar e deixa as bolas de Natal e os presentes na árvore, está a desperdiçar boas ideias para surpreender os seus convidados na hora de se sentarem todos à mesa.
Do marcador de livros que serve ao mesmo tempo como lupa ao jogo da memória com azulejos portugueses, reunimos duas dezenas de presentes para agradar aos anciãos da família.
Um projeto promovido pela Gapminder Foundation revela alguns dos brinquedos favoritos de crianças em vários pontos do mundo. Há pneus velhos, embalagens de plástico e bonecas desfeitas.
Dissemos há um ano e repetimos convictamente: há vida para além dos telemóveis, videojogos e envelopes com dinheiro quando se trata de escolher uma prenda para um adolescente. Ora veja.
Estudo da Trivago revela que Lisboa é o 14º destino mais procurado na Europa por turistas de todo o mundo para a passagem de ano 2016/2017. Londres, Amesterdão e Paris estão no pódio.
Nem 10, nem 20, nem 30. Já que o Natal é das crianças, reunimos 40 ideias de presentes para pôr debaixo da árvore e fazer as alegrias da pequenada. Com um bónus: metade custa menos de 20 euros.
Quatro em cada dez portugueses vão gozar férias no Natal e fim de ano, mais do que em 2015, mantendo a maioria a intenção de ficar em Portugal em detrimento de viajar para fora.
Nem toda a gente se limita a brindar com champanhe, comer passas, pedir desejos e olhar para o fogo de artifício. Isso, tendo em conta o que se passa em certos locais do mundo, é coisa para meninos.
Montar uma árvore repleta de luzes, comer bolo rei e engolir umas passas na Passagem de Ano. Estas são tradições que conservamos nesta quadra. Mas de onde vêm elas?
Os Cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador. Ao utilizar os nossos serviços, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.