A Associação de Imprensa de Madrid emitiu esta segunda-feira um comunicado a denunciar as “pressões da direção do Podemos, liderada por Pablo Iglesias”. As denúncias chegaram por parte de um “grupo de jornalistas” que apresentaram “testemunhos e provas documentais” das pressões do partido de esquerda. A mesma associação acusa o Podemos de cultivar um clima de “medo” junto dos jornalistas.

Perante as provas apresentadas pelos jornalistas, a associação de jornalistas “exige ao Podemos que deixe de uma vez por todas a campanha sistemática de perseguição levada a cabo contra profissionais de diferentes órgãos de comunicação, que [o Podemos] amedronta e ameaça quando está em desacordo com as suas informações“.

De acordo com a denúncia, a pressão do Podemos “materializa-se de forma reiterada e há mais de um ano em ataques a jornalistas, com injúrias e ataques pessoais em entrevistas, fóruns e atos públicos ou diretamente no Twitter“. O mesmo comunicado denuncia que “estas pressões também se realizam a nível pessoa com mensagens escritas e chamadas intimidantes.”

Esta coação permanente, denunciam os jornalistas, “pretende minar a credibilidade e o prestígio destes profissionais, que são submetidos várias vezes a um bombardeamento constante de mensagens que tentam desqualificar ou ridicularizar o seu trabalho e limitar a liberdade de informação.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A associação de jornalista considera “totalmente incompatível com o sistema democrático que um partido, seja ele qual for, tente controlar o trabalho dos jornalistas e limitar a sua independência”. Acusa ainda o Podemos de estar a ameaçar “de uma maneira muito grave direitos constitucionais como a liberdade de expressão e a liberdade de informação” que considera “imprescindível para preservar a saúde de uma sociedade democrática como a espanhola.

Em palavras duras, os jornalistas escrevem que esta “campanha inaceitável” está a “criar um estado de medo entre os jornalistas, tendo como objetivo persuadi-los a escrever o que é ditado pelo Podemos e conduzi-los à autocensura.” A associação pede ainda aos jornalistas que “resistam às pressões, venham de onde venham”, apelando também aos órgãos de informação que protejam as suas redações.

A porta-voz do Podemos no Parlamento espanhol, Irene Montero, reagiu dizendo que o que realmente preocupante é o facto dos jornalistas se autocensurarem com “medo de serem despedidos” pelos proprietários dos órgãos de comunicação. “Estou surpreendida por isto ser tornado público sem ter uma reunião, porque talvez pudéssemos esclarecer o assunto antes”, acrescentou Irene Montero, citada pelo ABC.