As contas a quantas bolsas vão ser distribuídas e qual o montante que será gasto já estão feitas. O pagamento das bolsas de mérito relativas ao ano letivo 2011/12, esse, será feito até ao final de 2014, garante o Governo ao Observador.

O secretário de Estado do Ensino Superior, José Ferreira Gomes, enganou-se, na quinta-feira à noite no Parlamento, quando disse que já tinha contactado as instituições do ensino superior para saber quantos alunos mereciam bolsas de mérito. Não contactou, tal como o Observador deu conta esta tarde.

Em resposta ao Observador, fonte oficial do Ministério da educação e ciência, esclarece que na verdade “a DGES [Direção-geral do Ensino Superior] já calculou o número de bolsas a atribuir por instituição de ensino superior de acordo com as regras fixadas pelo Regulamento, bem como o montante total a despender relativamente aos anos de 2011/2012 e 2012/2013“. E reiterou a garantia dada ontem, no final da discussão do orçamento da Educação na especialidade, por José Ferreira Gomes, de forma mais assertiva: “o Ministério da Educação e Ciência procederá, ainda em 2014, ao pagamento das bolsas de 2011/2012”.

A mesma fonte garantiu também que não está nos planos do MEC acabar com estas bolsas. Pelo contrário, “o Governo continuará a assegurar, num contexto de fortes restrições financeiras, este incentivo aos melhores alunos e à promoção do mérito escolar”.

O Observador procurou saber quantas bolsas serão atribuídas e qual o montante que será gasto, mas não obteve resposta. De acordo com o site da DGES, relativamente ao ano letivo 2010/2011 foram atribuídas mais de 600 bolsas e gastos cerca de dois milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR