No Jardim Municipal de Oeiras ultimam-se os preparativos para acolher, a partir de sexta-feira, a segunda edição do festival Iminente, que junta música e arte urbana. O Iminente foi criado “para mostrar a nova música moderna e a nova arte moderna” que se fazem em Portugal e países lusófonos, e irá reunir no mesmo espaço mais de 40 artistas individuais e coletivos, entre músicos, DJ, produtores, designers, ilustradores e artistas visuais.

Na quarta-feira, quando a Lusa visitou o espaço, ultimavam-se algumas obras de arte e colocavam-se outras nos locais devidos, montava-se a pista de carrinhos de choque e espalhava-se a sinalética.

Por ali estavam ainda duas das peças da primeira edição, que decorreu em setembro de 2016: uma peça em cimento de Vhils e a pintura do espanhol Okuda numa pequena casa de madeira.

No ribeiro que atravessa o jardim deveriam estar também os dois flamingos gigantes criados por Bordalo II há um ano, “mas choveu, o rio subiu e os flamingos foram embora”. “Um deles foi resgatado por um barco de pescadores no Bugio e entregue à Câmara Municipal de Oeiras”, contou à Lusa Adilson Lima, um dos cofundadores do Iminente.

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O “jardim mágico, que faz com que as peças ganhem vida própria” é “o berço” do festival, com incursões noutros locais. Em julho houve uma edição em Londres, que irá “repetir-se nos próximos anos”, e incursões noutros locais, “mas ainda é muito cedo para falar”.

Sobre a edição deste ano, Adilson Lima não revela muito, porque “o objetivo é as pessoas visitarem e perceberem” e, quem não conseguir ir — os três mil bilhetes diários esgotaram em dois dias — “ficar com bichinho e ir para o ano”.

No entanto, o organizador levanta o véu em relação ao momento “único, uma estreia a nível mundial” que irá encerrar o festival no domingo: uma performance artística de Vhils e DJ Ride.

Além de Vhils, no cartaz de atos artísticos estão também o argentino Felipe Pantone e os portugueses ±maismenos±, Berru, Bordalo II, Draw e Contra, Estúdio Pedrita, Fábio Colaço, FAHR 021.3, Glam, Jorge Charrua, Kruella d’Enfer, Maria Imaginário, Mosaik, Obey SKTR, Teresa Esgaio, The Caver, Youthone e Pedro Coquenão. Este último, músico e produtor, “vai ter uma emissão de rádio a passar no festival”, durante a qual se poderá “perceber as influências artísticas que o levam a fazer música”.

Do cartaz musical, Adilson Lima destaca as atuações dos Orelha Negra, na sexta-feira, dia em que editam o terceiro álbum de originais, e de Allen Halloween, no mesmo dia, que irá apresentar ao vivo Unplugueto. Na sexta-feira irão atuar também TRKZ, Young, You Can’t Win, Charlie Brown, Kroniko, Slow J, Scúru Fitchádu, Throes + The Shine, Mike El Nite, Capitão Fausto, DJ Yen Sung e DJ Marfox + DJ Nervoso.

Para sábado estão marcadas as atuações de Cachupa Psicadélica, NBC, Vado Más Ki As, Chullage e convidados, Karlon, Hollyhood e convidados, DJ Big, Regula, Shaka Lion, Branko, Enchufada Na Zona (Raustronaut e convidados), e Xinobi e Moullinex.

No domingo atuam Pro Seeds, Noiserv, Bruno Pernadas, Rock Marsiano e Meu Kamba Sound, Capicua, DJ Maskarilha, Carminho e, a encerrar, DJ Ride e Vhils.

Os concertos dividem-se entre o palco e a pista de carrinhos de choque.

O festival irá também aproveitar, tal como no ano passado, a estufa do jardim para aí expor algumas obras, uma delas uma peça de luz interativa. Em 2016, havia uma carruagem de metro pintada por “veteranos do graffiti“, este ano não há carruagem, mas há portões que serão preenchidos com trabalhos de ‘writers’ “com provas dadas e créditos firmados”.

Tal como no ano passado, uma parcela das receitas do Iminente irá reverter a favor de uma associação sem fins lucrativos. Em 2016 a beneficiária foi a Batoto Yetu. “Este ano ainda vamos escolher”, referiu Adilson.

Haverá também uma loja da Underdogs, responsável pela curadoria da parte artística do festival, com uma seleção de livros, edições artísticas e outros produtos. No âmbito do Iminente serão disponibilizadas edições novas, pré-lançamentos e as edições criadas para o festival em Londres.

As portas do festival abrem às 14h00 nos três dias e os concertos começam às 16h20, na sexta-feira, 15h40, no sábado, e 15h00, no domingo. Os bilhetes são de entrada única, “quem quiser sair do recinto não poderá voltar a entrar”.