O partido de esquerda radical grego Syriza, que ganhou as eleições europeias no domingo, venceu também um duelo local renhido na região de Ática, que engloba Atenas e um terço do eleitorado grego.

A candidata do Syriza, Rena Dourou, de 39 anos, assume assim os comandos desta região estratégica, ao reunir 50,8% dos votos, contra os 49,1 do seu adversário, o presidente socialista cessante, após uma luta renhida cujo resultado esteve em suspenso durante toda a noite.

Os gregos votaram no domingo para eleger os seus autarcas e presidentes regionais, numa segunda volta que coincidiu com as eleições europeias.

Segundo os resultados, com 99% dos boletins contados, o Syriza, partido de Alexis Tsipras, candidato da esquerda europeia à Comissão Europeia, conquistou também uma segunda região, das ilhas jónicas, que tem Corfu como capital.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O partido da esquerda grego conquista assim um primeiro avanço ao nível regional, dominado pelos conservadores da Nova Democracia (ND), partido do primeiro-ministro Antonis Samaras.

A ND venceu em sete das treze regiões.

Os socialistas do Pasok são os grandes derrotados das regionais, não conservando qualquer circunscrição, quando até agora dominavam oito regiões.

Quatro presidentes de região eleitos no domingo declaram-se independentes, dois dos quais provêm das fileiras socialistas.

Quanto às europeias, apurados 96% dos votos, o Syriza vence com 26,5% (seis assentos) contra 22,7% (cinco assentos) da ND do primeiro-ministro.

O partido neonazi Aurora Dourada ficou em terceiro lugar com 9,3% (três assentos) à frente dos socialistas do Pasok, rebatizados de Elia (8%, dois assentos), do novo partido de centro-esquerda Potami (6,6%, dois assentos), dos comunistas do KKE (6%, dois assentos), e do partido populista e nationalista Gregos Independentes (3,4%, um assento).

FPA // VM

Lusa/Fim