Desde há dois anos que o Instagram não acrescentava novos filtros à aplicação. São cinco e somam-se aos 20 já existentes. Chamam-se Slumber, Crema, Ludwig, Aden e Perpetua.

Segundo a empresa, estas novas propostas oferecem alternativas criativas e acompanham o desenvolvimento tecnológico das câmaras dos smartphones, que a cada nova versão acrescentam pixels e sistemas de estabilização e melhoramento de imagem.

Na prática, os novos filtros são variações dos mais populares: Amaro, Valencia, Mayfare e X-Pro II.

instagram_new_filters

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A nova aplicação do Instagram permite também ocultar os filtros menos utilizados e reorganizar a sequência em que são apresentados, bem com adicionar vídeos gravados em câmara lenta e ainda publicar comentários em tempo real (passa a dispensar a “atualização” da foto que se está a comentar).

Os smartphones são as máquinas fotográficas mais usadas no mundo. Há muito que substituíram as câmaras compactas e contribuem com a esmagadora maioria das fotografias partilhadas nas redes sociais.

A popularidade do Instagram (adquirido em 2012 pelo Facebook, um negócio de mil milhões de dólares) não pára de crescer, são já 300 milhões de utilizadores, número que ultrapassou recentemente o da rede social Twitter (285 milhões). No Instagram são publicadas 70 milhões de fotografias por dia.

A nova versão do Instagram está disponível através da atualização automática do smartphone ou nos links para iOS (6.4) e Android (6.12)