Já se encontra online, de forma parcial e em versão beta, a Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações. Nascido de uma colaboração entre investigadores do projeto Estranhar Pessoa, a Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e o Cologne Center for e Humanities, especialista neste tipo de edições, o arquivo pretende dar a conhecer as obras que o poeta publicou em vida e a totalidade das suas listas editoriais.

“Se é certo que Fernando Pessoa é um autor cuja obra se encontra principalmente contida num espólio, tendo apenas uma pequena parte da mesma sido publicada em vida, não é menos certo que para o poeta a projeção de uma edição e publicação da obra era decisiva”, refere a informação sobre o projeto disponível na página da Biblioteca Nacional de Portugal (BNP), onde decorrerá a apresentação. “As suas inúmeras listas de projetos editoriais não só projetavam a obra para uma futura publicação como lhe conferiam uma organização própria, permitindo ler tanto os fragmentos do espólio quanto as publicações em vida enquanto partes de um mesmo todo.”

Nesta primeira fase, foi disponibilizado o “corpus da poesia” publicada em vida por Fernando Pessoa, em jornais e revistas, entre os anos 1914 e 1935, transcrita e acompanhada por fac-similes. “Esta edição pretende contribuir para um mapeamento do espólio do poeta e uma clarificação da cronologia da obra, pensada a partir da relação entre o caráter potencial dos projetos e a realidade das publicações. O portal facilita um percurso histórico e cronológico pelos documentos, oferendo diversos modos de acesso à obra, nomeadamente através de referências a títulos de obras e nomes de autor”, explica o site da BNP.

Além da poesia, encontra-se também acessível “uma edição das listas de projetos editoriais de Fernando Pessoa”. A ideia é depois ir “ampliando progressivamente este corpus”, mas mantendo a edição digital sempre centrada nos projetos de publicação e efetivas publicações do poeta, fazendo um contraste entre o que ficou no papel e o que Pessoa conseguiu realizar em vida, explicou Pedro Sepúlveda, um dos responsáveis pelo arquivo digital, no Congresso Internacional Fernando Pessoa, em fevereiro do ano passado.

Edição Digital de Fernando Pessoa: Projetos e Publicações vai ser apresentada esta terça-feira, pelas 18h, na BNP, em Lisboa. A apresentação estará a cargo de Pedro Sepúlveda e de Ulrike Henny-Krahmer, responsáveis pela coordenação editorial e técnica da edição. A entrada é livre.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR