A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) decidiu nesta quinta-feira suspender a negociação de ações do Banco Santander S.A. na Euronext Lisbon depois do regulador espanhol, seu homólogo, ter decidido o mesmo. A CMVM refere também, em comunicado divulgado hoje, que o levantamento da suspensão das ações, cotadas no mercado contínuo, será efetuado quando a Comissión Nacional del Mercado de Valores (CNMV), o regulador espanhol, assim o decidir.

O Banco Santander, que detém em Portugal o Santander Totta, comunicou ao final da manhã que convocou para hoje um Conselho de Administração extraordinário com o objetivo de aprovar o aumento de capital até 7,5 mil milhões de euros, operação essa que exclui direitos preferenciais de subscrição.

Este aumento de capital representa cerca de 9,9% do capital do banco e a operação será realizada através de uma colocação acelerada. O Conselho de Administração extraordinário vai também decidir uma reorientação da política de dividendos do banco espanhol, com efeitos a partir do primeiro dividendo de 2015, diminuindo assim a distribuição de lucros aos acionistas. O Santander vai passar, assim, a distribuir três dividendos ao longo do exercício pelo valor de cinco cêntimos por cada distribuição.

O banco presidido por Ana Botín superou com êxito os testes de ‘stress’ realizados pela EBA (Autoridade Bancária Europeia) aos bancos europeus. No entanto, os mercados financeiros têm assinalado que o maior banco espanhol está com alguma debilidade no ‘core capital Basileia III fully loaded’. Ou seja, duvidam se poderá enfrentar todas as medidas previstas por Basileia III que serão paulatinamente aplicadas até 2019. O banco é o único em Espanha que não revela este rácio, embora assegure que está cómodo com a sua posição. Quando a CNMV suspendeu a cotação do Santander, os títulos estavam a subir 3,33% na bolsa de Madrid.

O banco espanhol formalizou a 23 de dezembro a manifestação de interesse na aquisição do Novo Banco. No comunicado, o Banco Santander Totta, entidade liderada por António Vieira Monteiro, referia que “tendo em conta os termos de referência relativos à alienação do Novo Banco, S.A., o Santander deliberou apresentar-se à primeira fase do respetivo procedimento, o que corresponde à entrega da manifestação de interesse”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR