É uma tentativa de “derrubar o regime”, escreveu o ministro da Informação iemenita, Nadia Sakkaf, no Twitter. Esta terça-feira, o palácio presidencial, na capital do Iémen, Sanaa, foi tomado por rebeldes xiitas, depois de um breve confronto com as forças leais a Abd-Rabbu Mansour Hadi, avança a agência Reuters, que cita testemunhas no local e fontes das forças de segurança.

A captura do palácio presidencial acontece depois de, na segunda-feira, ter sido avançado que o golpe de Estado tinha falhado e que tinha sido acordado um cessar-fogo entre as milícias e o Exército do Iémen.

Esta terça-feira, no entanto, depois de dois dias de intensos confrontos em que se registaram nove mortos e 90 feridos, os rebeldes xiitas conseguiram tomar o palácio presidencial, após um breve confronto com as forças que faziam a segurança na entrada do palácio e terão capturado, ainda, vários veículos blindados, escreve a Reuters.

O país está em guerra civil há anos, mas, em setembro, os rebeldes xiitas conseguiram ganhar o controlo da capital, Sanaa. As próximas horas poderão, por isso, ser decisivas.

O secretário-geral da ONU já reagiu aos recentes acontecimentos no Iémen e revelou-se “muito preocupado” com a “deterioração” da situação do país. Ban Ki-moon apelou à paz e pediu que todas as forças cumprissem os acordos estabelecidos, no sentido de acabar com os confrontos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR