830kWh poupados
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Al-Qaeda

Fact Check

Bush e Bin Laden juntos a 12 de setembro de 2001?

Imagem está a ser difundida como se o Presidente dos Estados Unidos se tivesse reunido com o líder da Al Qaeda no dia seguinte aos ataques terroristas às Torres Gémeas. Não é verdade.
Resposta Pronta

20 anos Atocha "Mudou como lidamos com terrorismo"

O politólogo alerta para a mudança de paradigma na sequência dos atentados em Madrid em 2004. 20 anos depois do "atentado mais letal", Diogo Noivo explica: "o terrorismo não desaparece".
Al-Qaeda

Al-Qaeda liberta sul-africano seis anos depois

O grupo terrorista Al-Qaeda libertou um paramédico sul-africano que manteve em cativeiro durante seis anos após ter sido sequestrado na Líbia, noticiou hoje a imprensa sul-africana.
Níger

Sete soldados mortos em ataque no Níger 

Sete soldados morreram e outras sete ficaram feridos na sequência de um ataque — ainda sem confirmação — de fundamentalistas islâmicos. As motos e as armas do "inimigo" foram "destruídas".
Suécia

Alcorão. A "grave crise" da Suécia e da Dinamarca 

Um político e um refugiado queimaram o Alcorão em protesto na Escandinávia. As reações foram motins, ameaças terroristas, a invasão de uma embaixada — e até possível envolvimento da Rússia.
Burkina Faso

Rajadas de tiros ouvidas na capital

Os disparos, cujas razões são ainda desconhecidas, começaram a ser ouvidos por volta das 00h45 (mesma hora em Lisboa) no coração da capital do Burkina Faso e só cessaram cerca de 40 minutos depois.
Terrorismo

ONU alerta para ameaça terrorista no Afeganistão

Um documento da ONU avisa que a Al-Qaida tem campos de treino no país e que uma das suas filiais se está a tornar "mais sofisticada e letal nas suas ações".
Terrorismo

Al Qaeda reivindica atentados bombistas no Mali

Ataques mataram pelo menos dois bombeiros e três civis no sudoeste do país, região onde são relativamente raros. Grupos rebeldes no Mali têm vindo a intensificar os ataques contra a população.
Noticiário

23h. Ucrânia vai sair vitoriosa, diz Zelensky

Presidente da Ucrânia agradece ao exército do país pelo esforço na luta contra os russos. E ainda, Al-Qaeda publicou um livro sobre os planos por detrás do atentado de 11 de setembro.
A História do Dia

R9X, a arma terrível que eliminou al-Zawahri

O míssil que eliminou al-Zawahiri é guiado à distância e mata de forma cirúrgica. Daniel Pinéu é especialista em terrorismo e explica como funciona o Hellfire RX9, uma arma que parece saída da ficção.
Estados Unidos da América

EUA avisam talibã sobre refúgio à Al-Qaeda

Coordenador de comunicação do Conselho de Segurança Nacional revela que EUA comunicaram diretamente com os líderes talibã para "deixar claro" que o país sabe "o que eles fizeram e quem abrigaram".
Estados Unidos da América

Al-Qaeda. Ataque dos EUA não recolhe unanimidade

O presidente norte-americano está a ser elogiado pelo ataque de drone que matou o líder da Al-Qaida, mas também criticado pelo facto de o terrorista ter sido encontrado no Afeganistão.
Talibãs

Talibãs condenam morte do líder da Al-Qaeda

Os talibãs condenaram o ataque que matou o líder da Al-Qaeda e disseram que houve uma "violação do acordo de Doha", que definiu a retirada completa das forças norte-americanas do Afeganistão.
Al-Qaeda

Al-Zawahiri: médico e "cérebro" do 11 de Setembro

O médico que escudou durante anos Bin Laden e arquitetou os ataques do 11 de Setembro foi, agora, morto naquilo a que os Estados Unidos chamam uma "operação de contraterrorismo bem-sucedida".
Noticiário

1h. "Foi justiça". EUA matam líder da Al-Qaeda

Ayman al-Zawahiri não resistiu a um ataque de um míssil norte-americano, em Cabul, no Afeganistão. O presidente norte-americano avisa ainda a Al-Qaeda: "Vamos atrás de vocês, onde quer que seja"
Noticiário

23h. Estados Unidos mataram líder da Al-Qaeda

Ayman al-Zawahiri foi morto numa operação antiterrorista “bem-sucedida”, no Afeganistão. E ainda, Ministro do Ambiente garante que preço da eletricidade não vai subir este mês.
Al-Qaeda

Líder da Al-Qaeda morre em ataque dos EUA

Biden confirmou a morte do líder da Al-Qaeda, Ayman al-Zawahiri, garantindo que "justiça foi feita". "Se és uma ameaça ao nosso povo, os EUA vão apanhar-te, mesmo que demore anos", avisa.
Noticiário

4h. Novos constrangimentos nas urgências 

São perturbações em Beja, Lisboa e Aveiro, que se devem à falta de médicos da especialidade nos hospitais portugueses. Ainda, no desporto, arranque com o pé direito para o Futebol Clube do Porto.
Terrorismo

Há 11 anos morria bin Laden, o líder da Al-Qaeda

A ofensiva durou cerca de 40 minutos, e cinco pessoas, incluindo Osama bin Laden e um dos seus filhos, foram mortas durante o ataque.
Indonésia

Bali. Líder islamita condenado a 15 anos de prisão

O indonésio de 58 anos foi acusado de planear os bombardeamentos de Bali, bem como outros ataques terroristas levados a cabo por um grupo sob o seu comando.
Terrorismo

Al-Shabab. Explosão faz 5 mortos na Somália

O Al-Shabab reivindicou uma explosão que matou pelo menos cinco pessoas e feriu 15 perto de uma escola em Mogadishu, capital da Somália.
Burkina Faso

Dez civis foram mortos no Burkina Faso em ataque

Um ataque atribuído a jihadistas do Estado Islãmico e da Al-Qaeda provocou a morte de dez civis no Burkina Faso, e outros quatro estão desaparecidos.
Terrorismo

Terroristas do Afeganistão podem vir a atacar EUA

Os serviço secretos norte-americanos alertam que o Estado Islâmico e a Al-Qaeda podem criar condições para fazer ataques externos dentro de cerca de um ano e não sabem se talibãs conseguem travá-los.
Terrorismo

França anuncia morte de líder jihadista no Mali

Trata-se de Nasser al Tergui, que se especializou na colocação de minas e engenhos explosivos e tinha "uma aura importante dentro da RVIM". Grupo tem filiações à Al-Qaeda.
Terrorismo

UE renova sanções a Al-Qaeda por mais um ano

As medidas restritivas aplicam-se atualmente a seis pessoas, que perpetuam atos terroristas, consistindo, entre outros, numa proibição de viajar para a UE e congelamento de bens.
Suécia

Autor das caricaturas de Maomé morre em acidente

O artista sueco que foi o autor das caricaturas de Maomé morreu no último domingo, depois de um acidente entre o carro da polícia onde seguia e um camião.
Terrorismo

A importância de identificar o inimigo 

Podemos pensar que ao sairmos do Afeganistão a guerra acabou, no entanto, o radicalismo islamista persiste como inimigo violento, perigoso e próximo.
Somália

Nove mortos em atentado na Somália

Seis membros das forças de segurança e três civis foram mortos e outros 11 ficaram feridos no ataque, que foi reivindicado por rebeldes do Al-Shabaab.
Al-Qaeda

Líder da Al-Qaeda, dado como morto, surge em vídeo

Ayman al-Zawahiri, dado como morto no final de 2020, apareceu este sábado num vídeo divulgado para assinalar o 20.º aniversário do 11 de Setembro. Faz referência a ataques recentes e pede nova guerra
11 de Setembro

9/11: 20 anos de um caminho ainda a ser trilhado

Somos hoje uma sociedade mais preocupada com a responsabilidade de quem nos governa. Somos, simultaneamente, mais ignorantes pela recusa em aprender as humildes lições do dia que mudou o mundo.
Afeganistão

O que é o ISIS-K, fação afegã do Estado Islâmico?

Responsáveis pelos atentados em Cabul são dissidentes de grupos terroristas. Acusam talibãs de serem fantoches e por isso querem-nos derrubar e impor um califado. O Afeganistão entregue ao jihadismo.
11 de Setembro

A saída da NATO do Afeganistão

No meio de tudo isto, falta perguntar onde anda esse pigmeu político e prosélito das massas sobre os Direitos Humanos chamado União Europeia.
França

França anuncia morte de chefe militar da Al Qaeda

A ministra da Defesa felicitou todos os militares franceses envolvidos na operação que levou à morte de Bah ah Moussa, um dos líderes históricos do jihadismo no Sahel na terça-feira.
Al-Qaeda

Al-Qaeda. Seguidores devem matar quem ofende Maomé

O grupo Al-Qaeda prometeu vingança a Macron, depois da defesa do Presidente francês às caricaturas de Maomé. E afirma: "Matar aquele que insulta o profeta é o direito de todo o muçulmano".
11 de Setembro

Plano original dos ataques incluía dez aviões

Khalid Shaikh Mohammed, terrorista responsável pelo plano do atentado ao World Trade Center e Pentágono, queria sequestrar dez aviões de passageiros e não quatro. Ataques aconteceram há 19 anos.
Osama bin Laden

Casa Branca confirma morte de filho de Bin Laden

A Casa Branca confirmou a morte de Hamza bin Laden, filho de Osama bin Laden e considerado um dos atuais líderes do grupo terrorista Al-Qaida.
Al-Qaeda

Pentágono confirma morte do filho de Bin Laden

O novo secretário da Defesa, Mark Esper, confirmou que o filho favorito do líder da Al-Qaeda, Hamza bin Laden, está mesmo morto, mas sem dar pormenores. Notícias da morte de Hamza surgiram em julho.
Al-Qaeda

Filho de Bin Laden morreu, dizem fontes dos EUA

Três fontes do governo dos EUA afirmam que Hamza bin Laden está morto. Informação ainda não foi confirmada pela Casa Branca. Estados Unidos davam 1 milhão de dólares por informações sobre Hamza.
Somália

Explosões na Somália fazem 8 mortos e 16 feridos

A explosão que mais vítimas e danos causou teve origem num automóvel armadilhado, estacionado perto da sede do parlamento. Ataques tinham como objetivo controlo do aeroporto e palácio presidencial.
Osama bin Laden

EUA: um milhão de dólares pelo filho de Bin Laden

Hamza Bin Laden foi escolhido para liderar o grupo jihadista Al-Qaida e ameaça atacar EUA em vingança pela morte do seu pai.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

Ofereça artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.

Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Desde 0,18€/dia
Apoie o jornalismo. Leia sem limites.
Apoie o jornalismo. Leia sem limites. Desde 0,18€/dia
Em tempos de incerteza e mudanças rápidas, é essencial estar bem informado. Não deixe que as notícias passem ao seu lado – assine agora e tenha acesso ilimitado às histórias que moldam o nosso País.
Ver ofertas